segunda-feira, 30 de março de 2009

Catequese 2º Ano


Esta semana, a catequese foi diferente. Os pais estiveram presentes e foram os meninos que fizeram a catequese, é claro com a ajuda dos catequistas dos catecismos e do nosso placar.
Explicamos aos pais o sentido de cada frase da nossa oração do Pai-Nosso, ou seja, tudo aquilo que falamos desde a catequese 13 à 20.
Desta forma os meninos mostraram aos pais que rezando o Pai-Nosso bem rezado, querem estar no coração de Deus.
Depois se cantarmos o Pai-Nosso todos juntos e de mãos dadas, os meninos puderam, finalmente, montar o seu puzzle que forma um coração, o coração de cada um. A partir desse momento, passamos a ter no nosso coração, a oração que Jesus nos ensinou.
Estamos no coração de Deus porque temos Deus no nosso coração.
Para vós pais, que esta oração produza frutos em vós, rezai-a com os vossos filhos para que eles descubram mais e mais Deus em vós.

Beijinhos
Até Sábado

sexta-feira, 27 de março de 2009

quinta-feira, 26 de março de 2009

Deus está aqui

Um homem abandonou a sua esposa e os seus filhos, pois sentiu uma sede infinita de se encontrar com Deus. Depois de muito caminhar, viu um peregrino e falou-lhe do seu propósito:
- Procuro a Deus. Leva-me até Ele.
O peregrino respondeu que sebia bem onde encontrá-lo. Era preciso que se deixasse conduzir:
- Mas, para te levar até junto de Deus, preciso de vedar os teus olhos. Só os abrirás quando te disser.
Puseram-se os dois a caminho. O homem de olhos tapados, foi enchendo o seu coração do esplendor da luz divina, cada vez mais forte até que tirou a venda, abriu os olhos e ... viu-se em sua casa, ao lado da mulher e dos filhos. Era ali que Deus estava.
Jesus no Evangelho do próximo Domingo, diz:
-Onde eu estiver, ali estará também o meu servo.
Então podemos concluir que onde estivermos aí estará o Senhor. Não precisamos de sair para longe pois Ele está bem perto. Imprimiu no íntimo da nossa alma e gravou no nosso coração o seu selo.
Também nós queremos conhecer Deus. Se soubéssemos que Deus estava no cimo de uma montanha, não nos furtaríamos a esforços para lá chegar. Mas afinal Ele está bem mais próximo, ao nosso lado, nos nossos irmãos e até dentro de nós. Basta abrir os olhos.
Meditando para o V Domingo da Quaresma - WWW.dehonianos.org

quarta-feira, 25 de março de 2009


Senhor,
que me concedeste mais um ouvir dos passarinhos; que permites que o sol ilumine todos os dias, mesmo os mais sombrios...

Eu te agradeço por todos os momentos de alegria, mas também por todos os momentos menos alegres; por todos os dias em que o sol brilha esplendoroso, mas também por aqueles em que apenas se sabe que está lá mas não se vê...

Peço-te que ignores as minhas fraquezas, ou que me ajudes a convertê-las em fortaleza.

Seja sempre o Teu Nome o meu escudo e protecção, o rochedo que me serve de amparo; e que a minha boca se converta em cânticos.

Hoje quero recomeçar.
Hoje é outro dia... outra vez.
Outra oportunidade.
Que eu a saiba aproveitar
.

terça-feira, 24 de março de 2009

Catequese 2º. Ano


E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal

Este Sábado os meninos aprenderam a última frase do Pai Nosso.
Eles viram que Jesus (como nós às vezes) também foi tentado pelo Maligno.
Foi tentado a ter mais pão e poder, mas Jesus venceu essas tentações.
Tentações essas que tantas vezes têm afastado os Homens do projecto de Deus.
Foi para não cedermos a elas, que Jesus nos deixou a última prece do Pai Nosso.
Quando pedimos a Deus que nos preserve e fortaleça na tentação, devemos estar juntos uns dos outros, apoiarmo-nos e assistirmo-nos mutuamente.
Devemos cuidar para que ninguém tente o outro, e não o faça cair.
Quando alguém está só e débil, facilmente pode cair.
Quando muitos estão juntos na fé, são capazes - com a ajuda de Deus - de resistir, com firmeza, aos poderes do mal.
Queridos Pais, não deixeis de pedir a Deus força para não cairdes em tentação com o vosso filho, nem de o esquecer, de não ter tempo para eles, nem de usar para com ele de um autoritarismo em que seja tratado como um objecto. Se o fizerdes, ele, mais cedo ou mais tarde, voltar-se-á contra vós e ficareis sós e infelizes.
No próximo Sábado, não se esqueçam de o acompanhar na catequese, e tragam a primeira prece do Pai Nosso que receberam pelo correio.
Até lá. Beijinhos


Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como o bronze que ressoa, ou como o címbalo que retine. (…) se não tiver amor, nada sou.
(1 Cor, 13)

domingo, 22 de março de 2009

Viver na simplicidade...

Não esperes tanto do mais
e tão pouco do menos.
Espera muito do menos
e não ficarás desiludido.
Viver na e com a simplicidade...


sábado, 21 de março de 2009

sexta-feira, 20 de março de 2009

O grande amor de Deus por nós…

Estranha palavra de Jesus que se refere a uma também estranha história de serpente de bronze erguida por Moisés no deserto! As serpentes mordiam os Hebreus na sua travessia do deserto. Então, Deus diz a Moisés para fazer uma serpente de bronze. Olhando-a, os Hebreus eram salvos da morte. Mas diz-nos Jesus que «a minha morte vai tornar-se o remédio que vos salvará da vossa morte». Como?
Porque o Pai depositou em Jesus a plenitude do seu amor: «Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o seu único Filho». Então, quando Jesus entra na morte que os homens esvaziaram de qualquer traço de amor - a morte de cruz -, Ele entranha em si esta plenitude de amor. Ele preenche o vazio da morte com este amor infinito. Não há mais vazio, a morte explode na Ressurreição.
Deus, porque é Amor, faz da morte mais atroz o lugar onde se manifesta o poder do seu amor. Isso continua verdadeiro hoje. Ele é capaz de pôr no mais profundo de todas as mortes, a presença do seu amor. Não o vemos ainda, tal como os discípulos só viram ao princípio um cadáver na cruz. Mas, graças a este imenso amor de Deus por nós, todas as nossas mortes rebentarão na vida eterna. Qual o caminho? “Acreditar” em Jesus: escuta-l’O, acolher a sua mensagem e os seus valores, segui-l’O nesse caminho do amor e da entrega ao Pai e aos irmãos.
Nesta caminhada para a Páscoa, somos convidados a converter-nos a Jesus.

Meditando para a IV Semana da Quaresma

quinta-feira, 19 de março de 2009

terça-feira, 17 de março de 2009

domingo, 15 de março de 2009

2º Ano catequese





Neste sábado, não fizemos catequese, pois achamos necessário e importante reunirmos com os pais dos nossos meninos.
Depois de lhes perguntarmos se tinham conhecimento dos conteúdos das últimas catequeses, chegamos à conclusão que, por esquecimento ou pela pouca abertura ao diálogo, quer pela parte das crianças ou dos pais, os meninos, quando chegam a casa, pouco ou nada dizem sobre o que falaram e fizeram na catequese. Apresentamos então o nosso blog fornecendo-lhes um convite com o respectivo endereço, ao qual os pais responderam positivamente pois acharam uma boa ferramenta que os irá ajudar a estar ao corrente dos conteúdos semanais.
Reflectimos sobre a importância da assiduidade na catequese e na Eucaristia pois estes são dois aspectos fundamentais na caminhada que estes meninos se propõem fazer com o objectivo de melhor se prepararem para a 1ª Comunhão.
De seguida passamos aos avisos necessários:
-Reunião de pais no dia 21 de Março, na Igreja, ás 21.30h cujo tema será a Eucaristia.
-Próxima catequese, dia 21, será ás 15.30h seguida de uma Via Sacra para as crianças.
-Na catequese do dia 28 de Março, será necessária a presença dos pais.
-A festa do Pai-Nosso será no dia 30 de Maio ás 15h na Igreja de Rio Tinto. Todos os meninos irão usar uma camisola alusiva ao dia que terá o custo de 5 euros.
-Já temos o DVD de Natal.
Finalizamos a nossa reunião com a leitura do Evangelho, Jo 3, 1-6, e partilhamos que pela força do Espírito de Deus, no dia do nosso Baptismo, renascemos para uma vida nova: ficamos a ser filhos muito amados de Deus e, por isso, capazes de poder rezar com toda a confiança o PAI-NOSSO.

Nós, catequistas, percebemos que os pais ficaram sensibilizados e motivados a colaborarem connosco, o que nos deixa mais confiantes e animados pois sentimos que não remamos sozinhos esta barca com 13 meninos que pretendemos levar a bom porto.
Por isso, aos pais, aqui fica o nosso MUITO OBRIGADO e,
Até sábado
Beijinhos

quarta-feira, 11 de março de 2009

SEJAMOS APENAS FILHOS NA CASA DO PAI

Um amigo propôs-me que não deixasse recolher o dinheiro do ofertório no dia em que se lê o Evangelho dos vendilhões no Templo. Porém, mais importante que eliminar o tilintar do dinheiro, é extirpar a nossa mentalidade de negociantes até mesmo de géneros espirituais ou afins. Dou um exemplo:Num campo, estavam a trabalhar 3 homens. Um estava lá porque era obrigado. Era escravo, tinha medo do castigo. Outro, era mercenário, trabalhava porque queria ganhar. Fazia troca: toma lá mas dá cá. Entre eles encontrava-se outro homem, mais novo. Este trabalhava, não por imposição, nem por interesse mas pelo simples facto de ser filho do patrão e era natural que ajudasse o seu pai. Nas coisas de Deus podemos ter atitudes semelhantes. Podemos rezar ou ir à igreja como escravos, por imposição ou com medo do castigo eterno. Ou então por interesse, como negociantes, querendo comprar um pedacinho do Céu com a missa dominical ou algumas orações. A operação limpeza do templo quer purificar a nossa relação com Deus e fazer de nós seus filhos. Se me comporto como escravo estou a fazer de Deus um carrasco. Se perante Deus sou um negociante, quero que Ele seja igual a mim.Sejamos apenas filhos na Casa do Pai.
Meditando para a III Semana da Quaresma

segunda-feira, 9 de março de 2009

Catequese 2º. Ano


"Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"


Perdoar. Perdoar não é facil, mas é preciso.

Os meninos tiveram uma "surpresa" muito grande..., os corações deles não estavam junto de Jesus! Será que deixaram de merecer estar junto d'Ele?

Ora, para estarmos de bem com Deus de quem Jesus é o melhor amigo, e merecer-mos ter o nosso coração junto de Jesus, é preciso saber...perdoar.

E foi isso que eles fizeram, pediram perdão a Deus pelas maldades que cometeram ou pelo bem que não fizeram, e também pediram coragem a Deus para amar e perdoar aos que lhes fizeram mal ou ofenderam. Depois de rezarem por eles, e lhes terem perdoado, aí sim, merecem ter o coracão junto de Jesus, e todos o mereceram.

Não podemos dizer sinceramente a oração que Jesus nos ensinou, enquanto cada um de nós não perdoar ao outro, de todo o coração. Quando pensamos que a vingança é a única reacção possível à injustiça recebida, Jesus mostra-nos que é possível romper essa engrenagem: podemos fazer com que o amor seja mais forte que a ofensa e a ira; podemos dialogar com aquele que cometeu uma injustiça connosco, podemos dar-lhe uma oportunidade e também a nós próprios.

Beijinhos e até Sábado

quinta-feira, 5 de março de 2009

Cruz

Há sempre uma razão para o peso da cruz que cada um carrega...

Ás vezes achamos a nossa cruz um pouco pesada, mas talvez exista sempre um motivo.


A todos muitas alegrias... independentemente da cruz que carregarem.

quarta-feira, 4 de março de 2009




A Transfiguração da nossa vida…

Reparai numa pedra: é fria, dura, talvez cortante.
Assim são os nossos corações: endurecidos pelas tempestades que vão fustigando a nossa vida, e facilmente caímos no desânimo, sentindo que Deus nos abandonou.
Centramos a nossa vida nos bens terrenos, duvidando do Amor que Deus nos tem e colocando-O, frequentemente, fora da nossa existência.
Contudo, a razão para a esperança dos cristãos está na certeza que Deus ama a todos os seus filhos com um amor imenso e eterno.
É o que Jesus nos veio dizer, lutando até à morte contra tudo o que oprimia e escravizava o homem, ensinando-nos o caminho da Vida plena e da Felicidade sem fim.
Ele mesmo nos deu provas: subindo ao monte para rezar, Transfigurou-se.

Desta forma, Jesus manifesta-Se em toda a Sua glória para nos animar: a cruz não será a palavra final, pois no fim do caminho de Jesus está a Ressurreição.
Como seria bom olhar Jesus assim! Certamente diríamos como Pedro: “Mestre como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas…”. Como seria bom guardar Jesus glorioso no meio de nós! Seria verdadeiramente o paraíso na terra!
Jesus não veio tirar-nos da nossa condição humana. Mas Ele vem juntar-Se a nós nos nossos caminhos pedregosos, dando-nos o seu Espírito para que nos tornemos capazes de O escutar, no mais íntimo de nós mesmos. Então a sua Palavra pode enraizar-se cada vez mais profundamente em nós, como uma semente da vida. Não a percebemos sempre… mas ela rebentará na plenitude da luz, na Ressurreição com Jesus.
Nesta Quaresma procuremos avidamente o Encontro com Deus, oferendo-Lhe todos os nossos sofrimentos e angústias na certeza que, esta proximidade levará à transfiguração da nossa vida, à semelhança de Jesus.

Meditando para a II Semana da Quaresma

domingo, 1 de março de 2009



Catequese 2º ano


“O Pão nosso de cada dia nos dai hoje”

Jesus pegou em cinco pães e dois peixes, elevou os olhos para Deus, deu-Lhe graças por aqueles pães e entregou aos discípulos para eles distribuírem pela multidão que estava à sua volta e tinha fome.
Nós devemos fazer como Ele: dar graças a Deus pelo alimento que temos e a fazer tudo para que todos tenham alimento.
Sobretudo a nós, que participamos na Eucaristia, Jesus diz-nos”dai-lhes de comer”
A pensar nas pessoas que Deus nos dá para termos pão e alimento, e depois nas pessoas que passam fome, nós rezamos, cantando, a primeira parte do Pai-Nosso.
Distribuímos pelos meninos um pedaço de pão para que levassem para casa e, na hora da refeição, partilhassem e agradecessem a Deus com uma oração que eles escreveram no verso de mais uma folhinha do nosso puzzle.

Beijinhos
Até Sábado