sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Viver na simplicidade...





"A vida é um assunto complicado. Há demasiadas coisas a fazer e pouco tempo para as fazer. As exigências são demais e os recursos limitados. Há «stress» a mais e demasiadas preocupações; pouca paz e sossego.
Qual a solução? Há uma solução: optar por reduzir a vida ao seu essencial e torná-la simples (ou, pelo menos, mais simples). O resultado desta opção (e na realidade são milhares de pequenas opções mais que uma grande opção) é substancial…"




quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"É necessário tomarmos consciência dos nossos defeitos e limites e darmo-nos conta de que não somos muito diferentes daqueles de quem nos julgamos superiores"

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dracma perdida

Antigamente quando um casal ficava noivo, o noivo dava à noiva uma peça com dez moedas, chamadas dracmas. Era um enfeite usado na cabeça, mostrando assim que ela estava comprometida, era como se fosse a aliança nos dias actuais.O seu valor em dinheiro não era muito alto, mas era de grande valor sentimental, por isso ela cuidava com muito carinho. Se seu enfeite estivesse mal tratado, sujo ou faltasse alguma parte, significava que ela era uma esposa relaxada Por isso ela tinha muito zelo por aquele enfeite, tendo cuidado para não perder nenhuma moedinha.


Assim somos nós. Nós somos uma dracma preciosa para Deus, Ele cuida de nós com muito carinho e amor.

Mas um dia aquela mulher notou que faltava uma dracma, imediatamente se pôs a procurar por toda a casa, foi até à rua nos lugares por onde passou, perguntou ás suas vizinhas se alguém tinha visto a sua moeda, mas nada... Ela não a conseguiu encontrar.



Por vezes não percebemos que estamos perdidos espiritualmente.


Mas sabes o que ela fez?
Como a sua casa era meio escura ela pegou numa lamparina e começou a procurar, pois com a lamparina ela poderia ver todos os cantinhos, até os mais escuros e talvez assim achasse a sua moeda.

Sabes qual é a lamparina que precisamos acender? A Palavra de Deus! Ela é a lâmpada que ilumina a nossa vida. Pois quando lemos esta Palavra, ela mostra-nos tudo, até mesmo as nossas falhas, para assim as podermos corrigir.Acendamos essa lamparina na nossa vida.



Acho que, quando aquela mulher a acendeu, ela que viu que na sua casa havia muitos cantos sujos que precisavam ser limpos. Então ela correu e pegou numa vassoura, pois ela precisava encontrar essa dracma antes que seu marido chegasse.Ela começou então uma grande faxina. Varreu toda a casa, tirou os tapetes, sacudiu as almofadas, arrastou os móveis etc.






Quando a Palavra de Deus nos mostra que há alguma coisa mal no nosso coração, devemos tomar uma atitude, fazer uma limpeza e tirar tudo o que não presta da nossas vidas...

Depois de tudo varrido, ela olhou o lixo amontoado e...
percebeu ali um brilho, ela reconheceu, baixou-se e pegou...Era a sua dracma! Ah, ela ficou tão feliz que correu para as suas amigas e vizinhas avisando-as que a havia encontrado, e elas se alegraram com ela.

Assim o Senhor Jesus se alegra quando encontra um coração arrependido que deseja ser salvo.




Estamos ás portas do Advento, acendamos a lamparina, procuremos no nosso coração a dracma perdida e assim teremos a nossa "casa" preparada para receber Jesus.



terça-feira, 24 de novembro de 2009

Comemorou-se há pouco o Dia Mundial da televisão, vale a pena reflectir no seguinte texto...


Senhor, não quero pedir-Te nada de especial nem difícil, como fazem outras crianças.

Hoje quero pedir-Te um grande favor, sem que os meus pais se apercebam.

Faz de mim um televisor, para que os meus pais se interessem por mim como se interessam pelo televisor, para que olhem para mim com o mesmo interesse com que a minha mãe acompanha a sua novela preferida, ou o meu pai o jogo de futebol; quero falar como essas pessoas, porque quando elas falam, toda a minha família se cala para as escutar.

Desejo ver a minha mãe dar tantos suspiros à minha frente como faz quando olha para os desfiles de moda. Quereria que o meu pai se risse tanto comigo como faz quando acompanha um programa cómico na TV.

Se acreditassem em mim quando lhes conto alguma coisa como acreditam na televisão, diriam: «Está certo! Vi isso na televisão!»

Desejaria ser um televisor para ser o rei da casa, para me tornar o centro das atenções, para ocupar o melhor lugar, para que todos os olhares se voltassem para mim.

Desejaria que os meus pais se preocupassem comigo como se preocupam quando o televisor avaria. Chamam imediatamente o técnico.

Desejaria fazer companhia à minha mãe quando ela se sente sozinha, quando se sente triste. Gostaria de estar tanto tempo com ela como o que ela concede à televisão.

Gostaria de ser televisor para ser amigo dos meus pais e a pessoa mais importante para eles.

Ó pai celestial, se me transformasses em televisor, eu poderia ter outra vez pais, e ser outra vez feliz.

Por favor, Pai, faz de mim um televisor.

Ámen.




segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Catequese do 3º Ano

Esta semana a nossa catequese foi um bocadinho diferente.
Como celebramos neste dia a Festa do Cristo Rei, apresentamos este power point com a a
finalidade de mostrar aos meninos o quão diferente e especial é este Rei.
As suas “armas” são : o amor, a doação, a partilha, e escuta, o diálogo, o perdão, a simplicidade de coração, o acolhimento dos simples…
Convida-nos constantemente a viver num reino, onde todo aquele que O escolher como Rei viverá feliz para todo o sempre.




E, quem não quer ser feliz?

Nós decidimos que queremos tentar ser parecidos com este nosso Rei por isso, seguidamente, preparamos esta pequena oração para oferecermos a Jesus no momento de Acção de Graças na Eucaristia deste dia.

Pai do céu


Obrigado por nos teres dado um Rei tão amável.



Obrigado por nos teres guiado com palavras de vida eterna.



Obrigado por nos amares como filhos e filhas.


Ajuda-nos Senhor, a viver cada palavra ensinada pelo nosso Rei Jesus.


Que elas fortaleçam a nossa vida e nos faça ser seguidores dos seus passos para que possamos cada vez mais sermos parecidos com o nosso Rei, Amén




Beijinhos
Até Sábado




domingo, 22 de novembro de 2009

CRISTO É REI

Havia um rei muito triste porque na sua nação só via miséria e injustiças. Gostaria de sair do seu palácio para falar ao povo mas, quando o seu carro aparecia, as pessoas prostravam-se sem se atrever a levantar a vista. Um dia, chamou o seu herdeiro:
- Meu filho, este povo está a destruir-se em lutas e egoísmos. Quero que te faças um deles e os chames à razão.



- Muito bem. Vestir-me-ei como eles, para que não me reconheçam e dir-lhes-ei que é preciso construir outro reino...


Na manhã seguinte, vestido como um homem do povo, saiu a percorrer os caminhos do reino. Passaram-se três anos e muitos o seguiam e escutavam. Sentiu fome, frio, foi perseguido, maltratado, preso e condenado.
As suas últimas palavras foram:
- Obrigado, Pai, por me teres feito um homem como os outros.

Cristo é Rei no trono da cruz. Não se dispensou de sacrifícios e trabalhos, não se furtou à humilhação e escárnio, não recusou fazer-se um de nós e, contudo, é Rei.

Ao contemplar este mistério, somos estimulados a completar esta obra. É por isso que rezamos: Venha a nós o vosso reino. Isto só se consegue com trabalho e dedicação pois o único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.


Meditando para o 34º Domingo do tempo comum- Dehonianos




quinta-feira, 19 de novembro de 2009

temperamento agressivo...

Era uma vez um rapazinho que tinha um temperamento muito explosivo.

Um dia, o pai deu-lhe um saco cheio de pregos e uma tábua de madeira. Disse-lhe que martelasse um prego na tábua cada vez que perdesse a paciência com alguém.

No primeiro dia o rapaz pregou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ia aprendendo a controlar a ira, o número de pregos martelados por dia foram diminuindo gradualmente. Ele foi descobrindo que dava menos trabalho controlar a ira do que ter que ir todos os dias pregar vários pregos na tábua...

Finalmente chegou o dia em que não perdeu a paciência uma vez que fosse. Falou com o pai sobre seu sucesso e sobre como se sentia melhor por não explodir com os outros. O pai sugeriu-lhe que retirasse todos os pregos da tábua e que lha trouxesse. O rapaz trouxe então a tábua, já sem os pregos, e entregou-a ao pai.

Este disse-lhe:
- Estás de parabéns, filho! Mas repara nos buracos que os pregos deixaram na tábua. Nunca mais ela será como antes. Quando falas enquanto estás com raiva, as tuas palavras deixam marcas como essas. Podes enfiar uma faca em alguém e depois retirá-la, mas não importa quantas vezes peças desculpas, a cicatriz ainda continuará lá. Uma agressão verbal é tão violenta como uma agressão física. Amigos são jóias raras, cada vez mais raras. Eles fazem-te sorrir e encorajam-te a alcançar o sucesso. Eles emprestam-te o ombro, compartilham os teus momentos de alegria, e têm sempre o coração aberto para ti.




quarta-feira, 18 de novembro de 2009

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Catequese 3º Ano


Olá a todos.
Mais uma catequese que passou, e que contentes ficámos ao ver que os nossos meninos levaram a sério o desafio da passada semana, e vieram todos com os smiles pintados de várias cores...sinal que fizeram alguém feliz. Mais uma vez Parabéns a todos.
Esta semana o tema foi "Esta é a nossa Fé".
São estas palavras que todos nós já ouvimos do Padre, e foram estas palavras que ouviram também, toda uma multidão da boca de Pedro. Todas aquelas pessoas (cerca de três mil de acordo com as Escrituras), que cheias de Cristo, receberam de Pedro o perdão dos pecados, e, através do Baptismo, o dom do Espírito Santo.
E foi a estas palavras que os vossos filhos e filhas responderam. E não pela vossa boca ou pela boca dos padrinhos quando foram Baptizadas, mas sim pela deles. Impossibilitadas na altura pela idade que tinham, foram agora que eles e elas que responderam Sim a Jesus, e disseram : "Sou de Cristo, e sou Feliz", e é por isso que vós Pais estão de parabéns, pois estámos convictos que vedes com alegria, que hoje é o vosso filho(a) que responde e proclama a sua Fé.
Aceitai também um desafio. Falai com ele(a) sobre o seu Baptismo, recordai-o com a ajuda de fotos ou filmes, e interrogai-o sobra a sua Fé, e porque não?, deixai-o(a) fazer as mesmas perguntas.
Quanto a vocês menino(a)s, não se esqueçam... À noitinha quando forem para a acama, rezai o Pai Nosso com a ajuda dos Pais, e cantai aquela musiquita "Cristo Jesus Tu me chamas-te", e por cada vez que o fizerdes, pintai uma clave de sol no catecismo. Ok?
Então, beijinhos e até Sábado.
Olá!!!

Nós somos o grupo de catequese do 2º ano da ponte.
Somos 26 meninos bem dispostos, participativos e com vontade de conhecer melhor Jesus.
Como gostamos de estar com Jesus, fizemos estes corações para Lhe oferecer e agradecer tudo o que Ele nos quer ensinar durante este ano.

Passaremos por este cantinho mais vezes, para vos mostrar mais trabalhinhos destes que iremos fazer ao longo do ano.

Beijinhos e… até à próxima


sábado, 14 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

...E em tempo de castanhas, S. Martinho vem à baila...


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A parábola da rosa


Um homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente.
Antes que ela desabrochasse, examinou-a e viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou:"Como é que pode uma flor tão bela vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?"




Entristecido por este pensamento, recusou-se a regar a rosa e antes mesmo de estar pronta para desabrochar, ela morreu.


Assim é com muitas pessoas...


1) Dentro de cada alma, há uma rosa: são as qualidades dadas por Deus.


2) Dentro de cada alma, temos também os espinhos: são as nossas faltas.


Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós desesperamo-nos, achamos que nada de bom pode vir de nosso interior. Nós recusamo-nos a regar o bem que temos dentro de nós e, consequentemente, isso vai morrendo...
Raramente percebemos o nosso potencial... Algumas pessoas não vêem a rosa dentro delas mesmas; têm de ser os outros a dizer-lhes...
Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas. Esta é a característica do amor!
Olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras qualidades.
Aceitar aquela pessoa na sua vida, reconhecer a beleza na sua alma e ajudá-la a perceber que pode superar as suas aparentes imperfeições....
Se nós mostrarmos aos outros a sua rosa, estas pessoas, a pouco e pouco, superarão os seus próprios espinhos.
Ao fazermos isto, ajudamos os outros e regamos a nossa própria rosa!...


Autor desconhecido (adaptado)



terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ser luz...

O Papa Bento XVI, na mensagem do Dia Mundial das Missões, lembra: «O objectivo da missão da Igreja é iluminar com a luz do Evangelho todos os povos no seu caminhar na História rumo a Deus, para que encontrem Nele a sua plena realização. Devemos sentir o anseio e a paixão de iluminar todos os povos, com a luz de Cristo, que resplandece no rosto da Igreja, para que todos se reúnam na única família humana, sob a amável paternidade deDeus.»

Somos, portanto, todos chamados a ser a luz do mundo, a luz da escola, a luz da turma, a luz da família a luz do trabalho… a dar o nosso testemunho cristão, a sermos missionários, a iluminarmos com a luz de Cristo as diversas situações que encontramos. Não tenhamos medo de nos empenharmos activamente nessa missão de sermos luz do mundo e veremos que, se a desempenharmos com humildade e convicção, ela será apreciada e desejada e seremos mais felizes.

SER LUZ…
significa mostrar com o nosso testemunho, as nossas palavras e as nossas acções que, realmente, Cristo faz a diferença e de que uma vida de acordo com os seus ensinamentos é uma vida mais feliz.


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Catequese 3º ano


Para ti quem é Jesus?

Esta foi a pergunta que os meninos fizeram a alguém conhecido, durante a semana.
Com as diversas respostas, construímos um belo quadro que mais parecia um céu estrelado em volta de Jesus.

Esta mesma pergunta fez Jesus, um dia aos discípulos que andavam com Ele. Da multidão que
O seguia, uns diziam que Ele era João Baptista, outros diziam que era Elias, outros ainda, diziam que Ele era um dos profetas. Mas Pedro, com toda a fé que tinha no seu coração respondeu: “TU ÉS O CRISTOCRISTO" é uma palavra grega que, em Português quer dizer “UNGIDO”

No tempo de Jesus, Ungidos (com azeite) era o REI e o SACERDOTE , as pessoas mais importantes da época. Ao serem ungidos eles ficavam fortes não só no corpo mas também na amizade com Deus e com os outros. Assim, tornavam-se capazes de desempenhar bem as suas responsabilidades tendo em vista o bem comum.

Em Hebraico, a língua falada na terra de Jesus, “UNGIDO” e “CRISTO” diz-se “MESSIAS”, uma palavra bem conhecida entre nós.

Como Pedro, também nós, acreditamos, que Jesus é o CRISTO, o UNGIDO, o MESSIAS. Nenhum rei, profeta, nem Elias teve tanta coragem e tanto poder para fazer o bem e transformar a vida das pessoas como JESUS.

Quando acreditamos em JESUS CRISTO, com toda a força do nosso coração, passamos a ser dele e podemos cantar, como o fizemos nesta catequese, “SOU DE CRISTO SOU FELIZ”.

Se somos felizes por sermos de Cristo, temos de fazer alguma coisa para ajudar outras pessoas a serem felizes também. Por isso meninos, não se esqueçam: escolham uma pessoa para fazer feliz, definam o que vão fazer, e cada dia que o consigam pintem um “smile feliz” que está no catecismo (pag. 24). Assim na próxima semana, veremos quanta felicidade foram capazes de dar. Bom trabalho

Beijinhos
Até Sábado



domingo, 8 de novembro de 2009



“… Ela na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha…”

Jesus critica os doutores da lei do seu tempo por encarar a religião como uma forma de poder e não como serviço. Ainda hoje, continua a ser escandaloso que os homens e mulheres de fé, em vez de testemunhar o amor de Deus que liberta, façam da religião um meio para a ascensão social. Há cristãos que se debruçam mais sobre o seu umbigo do que no serviço ao próximo, na força da inclusão de todos, no anúncio incansável do Reino de Deus entre nós.

De uma forma socialmente organizada os ricos exibiam o seu estatuto com grandes ofertas, para serem vistos e reconhecidos pelo povo. Um autêntico desfile de palco, que só alimentava o orgulho, a vã glória, o reconhecimento público, e que contrasta com o ensino de Jesus em fazer o bem no segredo, na gratuidade do amor..

Jesus propõe-nos o exemplo da viúva porque é o oposto do exemplo anterior. Ela não ocupa, nem pretende, lugares vistosos e importantes, nem recebe saudações nas praças, nem é estimada seja por quem for. Vive sozinha, faz do silêncio o chão que pisa e a sua pobreza não a torna uma pessoa atraente… Jesus descobriu na quantia que a viúva deposita, um valor humanamente insignificante, um verdadeiro tesouro. Nela Jesus viu a alma do crente, que apesar da sua indigência é capaz de dar a Cristo e aos outros tudo o que tem para poder viver. Se os homens olham às aparências, Deus chega aos corações. Perante Deus, as coisas não valem pelo seu valor material, mas pelo amor com que as fazemos, e esta mulher pôs na sua dádiva todo o seu amor.


Meditando para o XXXII domingo do tempo comum


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A Lenda das três árvores


No alto de uma montanha, três árvores sonhavam com o seu futuro
- Quero ser um baú cheio de tesouros, disse a primeira.

- Quero ser um grande navio e transportar reis e rainhas, disse a segunda.

- Quero ficar aqui e ser tão grande que, quando olharem para mim, as pessoas se lembrem de Deus, disse a terceira.
Um dia, lenhadores cortaram as árvores.
Da primeira, fez-se uma manjedoura para animais.
Da segunda, um pequeno barco.
Da terceira, vigas que ficaram guardadas num armazém.

Todas ficaram desiludidas e tristes com o seu destino.
Numa bela noite cheia de luz e estrelas, uma mulher colocou o seu bebé recém-nascido na manjedoura. E a primeira árvore viu que guardava o maior tesouro do mundo.

Anos depois, o barco transportava um homem adormecido quando principiou uma tempestade. O homem levantou-se e disse paz, acalmando a tormenta. E a segunda compreendeu que levava o rei do Céu e da Terra. Tempos mais tarde, numa sexta-feira, as vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nelas. A terceira árvore sentiu-se terrível e cruel.

Mas, no domingo seguinte, ela soube que o homem havia morrido para salvar a humanidade. As pessoas sempre lembrariam de Deus e do seu Filho quando olhassem para a cruz.

A realização dos sonhos das árvores foi muito maior do que elas imaginavam. Assim, nunca deixe de acreditar nos seus sonhos, mesmo que aparentemente impossíveis de se realizar.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

CATEQUESE 3º ANO


“Sim, estou aqui” “Sim, quero seguir-Te”

Desde o nosso 1º dia de catequese deste ano que todos respondemos ao chamamento de Jesus dizendo “Sim estou aqui”, “Sim quero seguir-Te”.
Esta semana uma vez mais estivemos presentes para continuarmos a seguir Jesus. Também esta semana tivemos a visita de uma mãe, a Matilde, que veio dar o seu testemunho de como faz no seu dia a dia para seguir Jesus, quer no trabalho, quer na família, quer na sociedade.
Na semana anterior descobrimos os primeiros três amigos de Jesus a serem escolhidos para o seguirem, para anunciarem o Reino de Deus. Esta semana conhecemos mais nove amigos; André, Filipe, Tiago. Tadeu, Bartolomeu, Judas, Simão e Mateus, estes amigos juntaram-se a Pedro, Tiago e João, que para além de seguirem Jesus foram de terra em terra Proclamar o Evangelho, como Jesus lhes tinha dito.
Ouvimos este pedido de Jesus através da leitura que se fez do Evangelho de S. Lucas, quando Jesus reuniu os Doze Apóstolos, e os enviou a Proclamar o Reino de Deus e a Curar os Doentes, de terra em terra.
É através desta mesma leitura que percebemos o que é ser “Pescadores de Homens”, afinal basta seguir Jesus, fazer o que Ele fez, falar do Reino de Deus, aos nossos amigos, vizinhos e família, que estes falarão aos seus amigos; enfim fazermos o que fizeram os Apóstolos pois foi assim que Jesus chegou até nós.

No passado, os apóstolos foram os raios que saíram da Luz de Jesus, como os raios que saem do sol, hoje esses raios somos nós, amanhã serão as crianças, homens e mulheres que hoje nós pescarmos.

No final da nossa catequese e felizes porque queremos anunciar o Reino de Deus, reino de luz, paz e Amor, rezamos a oração do Pai Nosso e cantamos com gestos o cântico:
“Jesus Cristo é o Senhor
Que de Seu Pai nos traz
Um Reino só de Amor
Um Reino só de Paz”

Meninos não se esqueçam que para começarmos a ser “pescadores de homens” é necessário fazerem as actividades de casa: Entrevistar alguém perguntando “Quem é Jesus para ti?” e não esquecer de desenhar ou escrever como poderemos seguir Jesus e o que fazemos para sermos pescadores de homens.


Beijinhos e até para a semana