quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Festa de Natal


“SALVEMOS O NATAL”, foi o mote para a nossa festa de Natal.

Numa união de esforços entre catequistas, pais e crianças, quisemos, cada grupo à sua maneira, transmitir a mensagem de que o Natal do consumismo não é nem de perto nem de longe aquele que faz de nós melhores seres humanos, nem aquele em que celebramos o nascimento do Menino que veio transformar o mundo.
Dissemos que o Natal do menino Jesus, vindo na simplicidade, partilha, calor humano disponibilidade, esse sim é que nos transforma e faz de nós homens e mulheres com força e coragem para meter as “mãos na massa” e transformar aquilo que está menos bem ao nosso lado.

“E o Verbo fez-se homem”. Ele vem hoje, humaniza-nos, mostra-nos os verdadeiros valores esquecidos e caídos em desuso, faz-nos nascer e crescer no amor e para o amor

Sejamos capazes de transmitir a alegria deste acontecimento como os anjos e os pastores o fizeram, sejamos capazes de MOSTRAR, e PROVAR, em todo lado, que somos portadores de um amor acabado de nascer.


Um Santo e Feliz Natal em Jesus




quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O NOSSO COMEÇO

Há um ano atrás

Este cantinho surgiu

timidamente avançou

aos pais falou e aos meninos sorriu

Histórias, mensagens e experiências

quisemos dar a conhecer

se mais quiserem saber

continuem por aqui a aparecer.

Muito há para fazer

muito temos a dar

somos todos convidados

a este cantinho vir partilhar

Se a ponte conseguimos construir

só Deus o saberá

a nós catequistas cabe reflectir

se neste caminho queremos prosseguir...

Um santo e feliz Natal

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Catequese 3º Ano




É isto mesmo…
Neste Sábado, na nossa catequese foi Natal.
E Porquê?
Porque estivemos UNIDOS, pais e filhos, de coração aberto para ACOLHER, os nossos amiguinhos da Venda Nova, e de mãos abertas para PARTILHARMOS, o nosso tempo, a nossa boa disposição, a nossa atenção e até os presentes que preparamos ao longo deste Advento para oferecermos a meninos que tem menos do que nós.





Depois de explicarmos (catequistas e meninos) aos pais o presépio cheio de luz que nos propusemos fazer durante este Advento, depois de pedirmos perdão uns aos outros pelas nossas faltas e coisas menos boas que fomos fazendo ao longo destes dias, aí sim, ficamos prontos para receber e acolher o MENINO JESUS, a principal Luz que faltava ao nosso presépio.
Foi isso mesmo que fizemos, recebemo-LO cantando, louvando, escutando a palavra de Deus e agradecendo-LHE a sua vinda até nós.







E porque Natal também é partilha, fomos colocar os nossos presentes num cesto, junto ao presépio, que decidimos oferecer à Obra ABC, como sinal de que queremos nascer hoje, aqui, dentro de nós e no coração de Deus.
Agora SIM, o nosso presépio está completo

Todos nós fomos acender as nossas velas,
àquela grande vela que vinha a acompanhar o Menino Jesus para que a luz de Jesus passe para nós e ilumine o nosso coração e a nossa vida





Levamos para a vida esta luz de Jesus recebida no dia do nosso baptismo, e renascida hoje. Levamos também a alegria de sermos de Cristo e por isso felizes.




Para disso não se esquecerem, todos os meninos receberam uma pagela com um espaço em branco onde terão que escrever a data do seu baptismo e trazer para a próxima catequese

O que Jesus nos diz é: “também tu podes nascer”.Nascemos, crescemos dentro de nós e no coração de Deus

Beijinhos e…
Bom Natal








.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009




Desta vez a oração de Acção de graças deste 4º Domingo do Advento foi feita pelos meninos do 3º ano da Ponte e da Venda Nova, ora rezemos:









Vem senhor Jesus, vem depressa.

Estamos prontos a acolher-Te,

prontos a fazer do nosso coração o Teu berço de paz

prontos a fazer da nossa vida a Tua tenda de abrigo.

Como Maria, serva do Senhor
Nós também queremos acolher todas as mensagens e sinais de presença que nos dizes e todos os tons e cores da luz maravilhosa que és Tu.

Como Maria, também a nossa alma fala e Te glorifica por teres feito grandes coisas por nós.
Neste domingo que antecede o Natal,
a história de Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer no mundo: através de um “SIM” incondicional aos projectos de Deus. É preciso que através de nossos “Sins”, da nossa disponibilidade e entrega, Jesus possa vir ao mundo e oferecer às pessoas – de maneira especial aos pobres, humildes, infelizes, desesperançados – a salvação e a vida de Deus.

Precisamos de nos dar conta dos instrumentos que Deus usa para realizar seus planos.

Maria era uma jovem mulher de uma pequenina aldeia cheia de pessoas pagãs de onde “não podia vir nada de bom”. O texto nada fala que Maria teve uma preparação especial, que ela tinha conhecimentos teológicos, ou amigos poderosos nos círculos do poder. Apesar disso foi escolhida por Deus para desempenhar um papel importantíssimo na história de salvação de Deus com o seu povo.

Hoje, Deus diz-nos nesta jovem que o Advento do Seu Reino também se joga na simplicidade e na pequenez dos nossos próprios dias, sobretudo quando estamos dispostos a verdadeiros gestos de Generosidade, Proximidade e Denúncia Profética diante das inúmeras causas da pobreza de muitos dos nossos irmãos.
Meditando para o 4º Domingo do Advento

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Festa de Natal 2009


Jesus convida-te para uma grande festa de Natal a realizar no próximo dia 20 de Dezembro pelas 16.00 h, na Capela da Nossa Senhora da Ponte.
Vem, traz os teus pais, Jesus conta contigo.
Os meninos do 9º ano prepararam a seguinte oração de Acção de Graças para o 3º Domingo do Advento



Senhor Jesus:

Nas trevas se acendeu uma luz, no deserto clamou uma voz a anunciar a
boa notícia: O SENHOR VAI CHEGAR! PREPARAI OS SEUS CAMINHOS.

Ornamentai a vossa alma como uma noiva se ornamenta no dia do
casamento.

Nós te damos graças pela Boa Nova anunciada por João Baptista e
pelo caminho de conversão que ele abre aos Teus fiéis.

João Baptista não é a luz, mas anuncia-nos a luz.

Queremos ser a tocha que ilumine e Vos faça brilhar, chama para que
possas aquecer.

Vem, Senhor, vem salvar-nos, envolvei-nos na vossa luz, aquecei-nos
no vosso amor.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Catequese 3º ano

Olá a todos,

Estamos a aproximarmo-nos do Natal.
Temos vindo a construir, um presépio que de semana a semana vai ficando cada vez mais luminoso.


Na primeira acendemos a primeira vela do Advento e juntamente, tivemos a visita de João Baptista, homem que nos ensinou a Preparar os Caminhos do Senhor, dizendo-nos que devemos partilhar, não é só as roupas, os alimentos, mas também o nosso Amor.



Na segunda semana, colocamos uma estrelas com as coisas que queremos partilhar, tornando assim o nosso presépio mais luminoso, acendemos segunda vela do Advento e recebemos a visita de José “Homem Justo”, um homem que depois de ter aceite ser o Pai de Jesus nunca mais abandonou Maria nem Jesus educando-O e amando-O como um verdadeiro pai.




Mas o presépio ainda não está completo e para que fique ainda mais luminoso, esta semana acendemos a terceira vela do Advento e tivemos a visita de Maria.


Maria, mulher humilde, simples, bondosa e com confiança plena em Deus.
Maria que aceitou Deus no seu coração e na sua vida, aceitou toda agradecida, fazer a vontade de Deus dizendo: “Faça-se em mim, segundo a tua palavra”.

Maria é um exemplo para nós, mostra-nos como devemos ter coragem e vontade de fazer o que Deus nos pede.





“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”

Após esta saudação, feita pela sua prima Isabel, Maria rezou a Deus uma bela oração que nós ainda hoje a rezamos: o Magnificat de Maria


A minha alma glorifica o Senhor
e o meu Espírito se alegra em Deus meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante ma chamarão bem- aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos dos seus tronos
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido aos nossos pais
a Abraão e à sua descendência para sempre

Ora em casa, também nós podemos rezar esta oração,( agora que temos uma pagela com a oração) dando graças a Deus por ter escolhido para mãe de Jesus, uma mulher simples, bondosa, humilde e cheia de confiança em Deus.

Embora o nosso presépio esteja cada vez mais iluminado, ainda não esta completo, por esse motivo o compromisso dos meninos, para além de rezarem esta oração, é trazerem os pais na próxima semana, para podermos todos juntos finalizarmos o nosso presépio Ok?
Não se esqueçam do vosso compromisso.

Beijinhos,

Até sábado.




segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ALEGRAI-VOS


O tema desta etapa do Advento gira à volta da pergunta: 'e nós, que devemos fazer?' A resposta repete-se nas várias leituras: 'Alegrai-vos'. Há dois dias atrás celebrou-se a memória de São João da Cruz. Santa Teresa de Ávila, afirmou a seu respeito que não era possível discorrer com ele sobre Deus sem vê-lo em êxtase. As grandes almas deleitam-se ao ouvir tão somente o nome de Deus.E eu fico a pensar em tantos sermões que fiz ou que ouvi, tantas leituras, outras tantas exortações, celebrações etc. Mas quantas vezes me deixei arrebatar pelas coisas de Deus?


Não interessa quem anuncia, não importa o que diz, basta só pronunciar esse nome para incendiar uma alma santa. Quanta gente se lamenta, como eu, que as palavras do padre nada lhe diz, que os discursos da Igreja já não comovem! De quem será a culpa? Ouvir pronunciar o nome do Senhor era suficiente para inebriar o coração de São João da Cruz, porque tinha um grande amor.Por coincidência, li recentemente que os cientistas concluíram que rir é o melhor remédio para o coração, diminuindo os danos causados pelo stress. Que devemos fazer para preparar o caminho do Senhor? Alegremo-nos e o nosso coração estará em condições para O receber.



Meditando para o 3º Domingo do Advento- dehonianos






sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A nossa historia hoje, é-nos contada em filme. Para a ouvir, terás que tirar o som do nosso blog, clicando na barra de som que está no canto superior direito

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Desta vez, coube aos meninos do 2º ano, fazer a oração de Acção de Graças deste 2º Domingo do Advento










Senhor Jesus

Obrigado por nos chamares à conversão pela boca de João Baptista.
Os profetas mantinham acesa a esperança de Israel, nós queremos manter aberto o nosso coração para te escutar e preparar a Tua vinda
Que cada um de nós Senhor, abra a sua vida
para que brotes,
para que floresças,
para que nasças
e mantenhas no nosso coração acesa a Tua esperança.

Vem depressa Jesus,Vem depressa Salvador do Mundo







terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Catequese 3º Ano



Olá a todos

Este Sábado o tema da nossa catequese foi : JOSÉ - "UM HOMEM JUSTO".

À semelhança da passada semana, este Sábado recebemos mais uma visita. Desta vez conhecemos alguém que vem tornar ainda mais luminoso o presépio que nos compromete-mos a construir.


José

Este José que, como diz a nossa catequese "É um homem justo".

José quando soube que a mulher com quem tinha casado estava à espera de um filho que não era dele, não a expôs em público. Assim evitou que lhe fizessem mal, porque naquela altura uma mulher, mesmo noiva, que tivesse um filho que não fosse do deu noivo ou do seu marido, era severamente castigada. Assim, e para evitar que isso acontece-se, resolveu deixá-la em segredo.

Mas Deus falou-lhe num sonho por intermédio de um anjo, e mostrou-lhe qual era a sua vontade; Ficou ele a saber por este anjo, que o filho que Maria esperava era alguém muito importante; Era aquele que tinha sido prometido por Deus muitos séculos antes através dos profetas e filho do própio Deus.

Então José compreendeu, e nunca mais deixou nem Maria, nem Jesus depois de Ele nascer, e fez de tudo para que nada lhe faltasse.

Então, e no seguimento da catequese da semana passada, e para continuar a preparar o caminho do Senhor, resolveram os meninos divulgar uns com os outros, aquilo que cada um quer partilhar neste Natal, e então escreveram-no na folhinha da semana passada, que nesta semana se transformou em estrela, para que cada uma pudesse brilhar e iluminar o nosso Presépio


Que bonito está a ficar..... e ainda não está completo

Meninos, não se esqueçam esta semana, do desafio, que é ajudarem o vosso coração a ser como o de José. Vão oferecer aquilo que têm mais, o vosso tempo: oferecer um pouco de tempo para ajudar a mãe ou o pai, brincar com um colega de quem gostam menos, ler uma histório a um irmão mais novo...tanta coisa. E por cada vez que o façam vão pintando os relógios do catecismo.

Então até Sábado.
Beijinhos




segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

E o 3º ano diz-nos que...

Tirar o som do blog- clicar na barra que está no canto superior do lado direito- para poder ouvir o vídeo

domingo, 6 de dezembro de 2009

PREPARAR-SE



Um grupo de monges precisava de transferir uma Estátua de barro para um novo local. Quando o guindaste começou a suspender essa figura, o seu peso era tanto que começou a rachar. E como se não bastasse, começou a chover também. Resolveram suspender a operação e cobri-la para não se molhar. Mais tarde, um monge foi ver se a imagem continuava seca. Conforme a luz incidiu na ranhura, notou um pequeno brilho e achou estranho. Pareceu-lhe haver algo sob o barro. Com um cinzel retirou parte do barro e o brilho tornou-se mais forte. Continuou a retirar o barro e deparou com uma estátua de ouro maciço.Os historiadores descobriram então que anos antes os monges cobriram a preciosa figura com uma camada de barro para evitar que o tesouro fosse roubado.

Somos todos como esta imagem de barro, recobertos por uma resistência criado pelo medo e egoísmo e, afinal, dentro de cada um há algo de ouro, um Cristo de ouro, ou uma essência pura. Preparai o caminho do Senhor, gritava João Baptista. Deus fez-se homem para chegar até nós, o seu caminho foi o homem. É preciso retirar tudo o que está a mais para descobrir essa condição dentro de nós. Afinal, todos precisamos de limpar a nossa estátua para descobrir aí a imagem e semelhança de Deus.




Meditando para o 2º Domingo do Advento- Dehonianos

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


São os pequenos gestos que fazem os grandes heróis

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Catequese do 3º ano


Esta semana tivemos uma visita especial na nossa catequese. Para o recebermos, todos juntos, preparamos a nossa sala de forma especial: sinos, mesa, toalha bonita, e uma vela diferente acesa para iluminar o ambiente .A nossa sala ficou tão bonita que nos fez lembrar que uma festa especial está aí a chegar. É isso mesmo, o Natal, o nascimento do nosso melhor amigo. Para prepararmos esta festa, temos 4 semanas.

A este tempo de preparação, chamamos ADVENTO.



Como o vamos preparar?
Decidimos começar por fazer um presépio diferente, cheio de luz.

Mas como?






Eis que o nosso convidado chega. Nada mais nada menos que… JOÃO BAPTISTA, esse mesmo, aquele que tinha baptizado Jesus no Rio Jordão. Ele disse-nos que para recebermos Jesus teremos de não tirar nada a ninguém, não magoar ninguém e que devemos partilhar o que temos. Desta forma, estamos a preparar os caminhos do Senhor, ou seja, estamos a preparar o nosso coração para receber Jesus em pleno, de coração aberto e quentinho para o acolhermos.







No tempo de Jesus, a multidão perguntou a João Baptista “Que devemos fazer?”. Agora foi a nossa vez: um a um perguntou-lhe directamente, “que devo eu fazer?

Que iremos partilhar?



Durante a semana, temos a certeza que, no silêncio dos nossos corações, João Baptista irá responder… a cada um.

Para a semana, saberemos as respostas, entretanto não se esqueçam de a escrever na pag. 36 do vosso catecismo e, não se esqueçam também de, lá em casa, ajudar a mãe, a avó, o pai, o irmão a preparar o Natal, arrumando bem as coisas. Cada dia que o consigam, vão pintando presépio do vosso catecismo.

Até Sábado

Beijinhos



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

1º DOMINGO DO ADVENTO



Oração de Acção de Graças feito pelos nossos meninos do 5º ano na Eucaristia de Sábado passado.




Senhor Jesus

Queremos agradecer-Te a Tua luz que nos leva ao Teu encontro.
Nesta 1ª semana do Advento, queremos levantar-nos para te esperarmos preparados para te receber com alegria.
Muitas sombras nos envolvem, muitas carícias nos adormecem.
Queremos estar despertos e vigilantes, porque Tu nos trazes

a Luz mais clara,
A Paz mais profunda,
A Alegria mais verdadeira.
Vem Senhor Jesus
Vem Senhor Jesus!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Erguer-se

Começamos um novo ano litúrgico, com o tempo do Advento. É um convite à preparação para o Natal, dando tempo e atenção a Deus. A palavra de ordem é: Erguei-vos e levantai a cabeça, porque Deus está próximo. Esta é a atitude própria de uma sentinela.




Um bom pároco observou que todos os dias, das duas às três horas da tarde, no silêncio da sua Igreja, vinha um soldado para a frente do altar e lá ficava imóvel, calado e em sentido. Um dia, perguntou-lhe:
- O que fazes todos os dias aqui, assim parado? Não tens nada mais para fazer?
- Uma hora de sentinela para o meu Deus! - respondeu com franqueza o soldado - Todos os grandes deste mundo têm guardas... e o Rei dos Reis não terá nenhum? Eu quero fazer de sentinela e sinto-me orgulhoso a ponto de não me cansar.

Erguei-vos que vem o Senhor!
Quando um convidado aparece ao fundo de uma sala, toda a gente se levanta para o cumprimentar e em sinal de respeito, por ele e por si. A posição vertical é típica do homem, exprime a sua dignidade, marcando a diferença entre todos os outros seres vivos.

Neste tempo, sabendo que Deus está próximo, levantemo-nos para o saudar, façamos uma guarda de honra. É preciso marcar a diferença.


Meditando para o 1º Domingo do Advento- Dehonianos