sexta-feira, 30 de abril de 2010

quinta-feira, 29 de abril de 2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estamos em festa!!! Cristo Ressuscitou!


Porém, quantas vezes não O vemos, não O reconhecemos nas nossas vidas? Será que temos a certeza de que Ele ressuscitou verdadeiramente? Nunca poderemos dizer que o Senhor ressuscitou, se nós, nos nossos corações, ainda o mantemos morto e enterrado como no sepulcro.
Era assim que pensavam os apóstolos, acreditavam ou não na ressurreição do Senhor? Como era difícil para aqueles homens, rudes pescadores, acreditar no poder de Deus nas suas vidas por meio de Jesus, o Cristo.
Jesus, que fora apresentado a cada um deles como o Messias, o Salvador de Israel, agora estava morto. “Fomos ludibriados, enganados...?” – deviam perguntar-se. Os Seus corações ainda estavam endurecidos pela razão humana, pelo desespero, acima de tudo, pela falta de fé.

Ora, eu estou a falar dos apóstolos ou de nós mesmos? Parece-me estar a falar com um espelho, pois quantas vezes nos vemos nessa situação? Quantas vezes o “será”? Toma conta de nossa vida, enchendo-nos de dúvidas e interrogações interiores?

Durante toda a nossa vida traçamos e percorremos caminhos, metas e sonhos. Esses caminhos, metas e sonhos são a nossa viagem de Jerusalém a Emaús (Lc. 24, 13-33). Viagem percorrida muitas vezes no meio de murmúrios, fraquezas, desânimos e falta de perspectiva, mas percorrida, pois a vida deve continuar!

Somos formados pela cruz? Somos formados no molde de Jesus?..
Mesmo que conheçamos o caminho como a palma de nossa mão, ainda somos capazes de não acreditar que Ele está connosco?
Persistimos em caminhar sozinhos, os caminhos apresentados, tão voltados para dentro de nós mesmos que não vemos a presença do Senhor ao nosso lado.

Tantas vezes Ele vai connosco, impulsionando-nos, questionando-nos, estimulando-nos, tentando abrir os nossos olhos, por meio dos outros irmãos, mas a nossa cegueira espiritual é tanta que não nos apercebemos da sua presença ao nosso lado. O pior é que, durante nossa caminhada/viagem, questionamos esse mesmo Senhor, achando que Ele não foi, é ou será o que esperávamos d’Ele!

Achamos no meio dos nossos “achismos” humanos que Ele não fez o que pensávamos que Ele faria ou que deveria fazer, por isso, seguimos de cabeça baixa, olhando para o chão e não para o céu. Murmuramos (olhamos para o chão e para nós mesmos), ao invés de rezarmos (olharmos para o céu ou para os olhos de Jesus). Se procedermos olhando para o chão, com a cabeça baixa, sem estima, nunca poderemos reconhecer o Senhor. Ao contrário, se olharmos para o céu, por meio de nossas orações, sim, o Senhor se revelará a cada um de nós!

É triste ver, quantas e quantas vezes deixamos a graça e o próprio Senhor passar pelas nossas vidas… Devemos ter a coragem de dizer, quando desanimados e cansados da nossa viagem, quando o dia já declina em nossa vida e a escuridão se aproxima: “Fica connosco”( Lc. 24,29). Deixemos Jesus entrar em nossa vida (coração), e ali fazer o milagre da Eucaristia acontecer!

Sim, que a Eucaristia seja o alimento que nos faça abrir os nossos olhos e nos faça reconhecer que o Senhor ressuscitou, que Ele está connosco durante a jornada da nossa vida e connosco faz morada em nosso coração. Que a Eucaristia faça o nosso coração se abrasar e compreender a vontade do Senhor para cada um de nós (Lc. 24, 32).
Que essa mesma Eucaristia nos faça levantar das nossas quedas, para podermos com alegria continuar a percorrer os caminhos da nossa jornada, proclamando a Boa Nova, proclamando a glória do Senhor:

"O Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!” (
Lc. 24,





terça-feira, 27 de abril de 2010

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Segue-Me...




Jesus convida-te a uma relação de forte intimidade com Ele. Tu escutas a Sua voz, entregas-Lhe a tua confiança, segue-O. Ele oferece-te uma vida “eterna”, de alta qualidade. Uma vida tão cheia de amor, de beleza, que nada nem ninguém pode destruir.
Seguir Jesus faz todo o sentido. Ele venceu a morte, oferece-te a possibilidade de viver como Ele uma vida abundante. Sem morte. Sem ódios nem medos.

Nesta 4ª semana da Páscoa, os cristãos rezam pelas vocações, por todos aqueles que aceitam seguir Jesus e dão a sua vida em favor da vida dos seus irmãos.
É um bom tempo para te perguntares pela tua própria vocação.
A que gestos novos de amor e entrega te chama o Senhor Jesus?


A Tua voz, Senhor da vida, é um convite a seguir-Te e a viver em abundância.
Seguir-Te é aceitar o Teu estilo de vida, é ver o mundo com os Teus critérios, é servir e amar como Tu.
Seguir-Te é realizar os meus desejos mais profundos de felicidade.
Seguir-Te, sem medo, é possível porque a força da Tua Ressurreição já nos contagiou.

Meditando para o 4º Domingo de Páscoa

Rezar na Páscoa- Ed. Salesianas



sexta-feira, 23 de abril de 2010

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O nosso amigo Zé enviou-me este vídeo, dizendo que era dos melhores filmes que já tinha visto. Achei que valia a pena pô-lo aqui. Ao vê-lo muitas questões e sentimentos se nos levantam... é forte, mas precisamos, muitas vezes, de fortes abanões que nos inquientem e nos levem a...

Beijinhos

(Para ouvir não se esqueçam de tirar primeiro o som do blog)

terça-feira, 20 de abril de 2010





Obrigado ó Pai por teres mandado o teu filho para o meio de nós, feito homem, para compartilhar a fadiga da pesca e para dar coragem aos nossos esforços para encher as nossas redes.

Mesmo sabendo os meus limites, ajuda-me a saber confiar mais em Ti e a aceitar que me digas para onde devo lançar as minhas redes.

Obrigado, ó pai por todas as pescas milagrosas da história da Igreja.

Obrigado, ó Pai, pela presença de Jesus ao nosso lado durante as nossas dificuldades.

Como o Discípulo amado, também nós dizemos: “é o Senhor” que está aqui e nos oferece uma refeição e nos consola.

Obrigado, ó Pai, pela alegria que nos dás ao enviar-nos o Teu filho e ajuda-nos a viver com amor a presença do Ressuscitado entre nós.

Oração de Acção de Graças para o 3º Domingo de Páscoa- meninos do 3º ano




segunda-feira, 19 de abril de 2010




Tens uma certa fé. Consegues arrumar Deus no meio das tuas rotinas. Mas és capaz de confiar n’Ele? De aceitar que Ele te diga para onde lançar as redes?
Não se trata de obedecer a Deus como a um patrão tirânico. Trata-se de aprender a confiar n’Ele. De sentir que as propostas de Deus são as que mais felicidade e alegria trazem à tua vida.

Esta terceira semana de Páscoa é um bom tempo para treinar a confiança em Deus. A deixar que Ele seja central na tua vida,
Para que Ele faça crescer em ti as tuas melhores qualidades.
E ao confiares mais em Deus, tornas-te capaz de relações mais saudáveis com os outros.


Senhor…
Eu bem sei quais são os meus limites.
Mas contigo a vida sabe bem de novo, a pesca torna-se possível, o amor volta a aquecer o coração, confiando em Ti.


Meditando para o 3º Domingo de Páscoa
Rezar na Páscoa, Ed. Salesianas



sexta-feira, 16 de abril de 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A parábola do lápis

O fabricante de lápis disse a cada um dos seus lápis:
-Há cinco coisas que precisas saber antes de eu te enviar para o mundo. Sempre que te lembres delas, tornar-te-ás melhor lápis do que és.

1- Farás grandes coisas, mas só se estiveres seguro na mão de alguém;

2- Experimentarás um doloroso processo de ser afiado de vez em quando, mas é necessário se quiseres tornar-te um lápis melhor;

3- Poderás corrigir qualquer mal-entendido que ocasionares;

4- A tua parte mais importante sempre estará do lado de dentro;

5- Não importa a condição, continua a escrever; deixa sempre uma marca clara elegível, mesmo nos dias difíceis;

Todos prometeram lembrar-se sempre disso e entraram na caixa. Compreenderam plenamente o propósito do fabricante.



Lembre-se: “Cada um de nós é como um lápis".

1- Deus é o nosso criador e precisamos estar sempre seguros nas suas mãos para cumprirmos o propósito da vida. Somente assim poderemos fazer grandes coisas para Ele.

2- Ás vezes DEUS nos corta, nos limita, nos prova, nos deixa passar por momentos duros. Assim, ELE nos afia para melhor escrevermos as coisas que Ele quer.

3- Deus pode mudar qualquer coisa em nós. Pertencemos a Ele, mesmo que erremos, Ele perdoa-nos e ensina-nos a recomeçar. Se quebrarmos, Ele faz-nos de novo para sua honra e glória.

4-O Seu coração, a sua mente, os seus desejos são mais importantes do que o exterior. Viva para o ser e não apenas para o ter ou aparecer.

5- Não importa o tamanho dos desafios, da angústia que tiver, continue a escrever. Não importa o valor do lápis, o importante é que ele escreva e o que está a ser escrito através dele. Confie em DEUS de todo teu coração e não se apoie na sua própria inteligência.

Lembre-se de DEUS em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo.



quarta-feira, 14 de abril de 2010

(Desligar o som do blog para ouvir o vídeo)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Catequese 3º ano



Os discípulos de Emaús reconheceram Jesus não apenas por O terem ouvido, a partir das Escrituras, mas, principalmente, por O terem visto e sentido no partir do pão, o seu corpo e sangue entregue por nós.
Na Eucaristia, também nós fazemos a esta experiência sentida e vivida por estes discípulos.





É na escuta da palavra de Deus (Liturgia da Palavra), e no partir do Pão (Liturgia Eucarística) que vemos e sentimos com os olhos do coração a presença de Jesus ressuscitado.
Assim como os discípulos de Emaús ficaram felizes por terem visto Jesus, também nós, que O vemos e sentimos na Eucaristia, não podemos deixar de ficar felizes e levar para a vida da esta alegria de nos
sentirmos amados por Cristo vivo nos nossos corações. Ele quis ficar sempre connosco e ajudar-nos a viver como Ele: a amarmo-nos uns aos outros, a sermos todo o seu corpo e a Sua Igreja.
o seu corpo e a sua Igreja.







Depois de termos descoberto o que significa Jesus ficar sempre connosco (na Palavra, no Pão e na Igreja), agradecemos-Lhe essa graça tão maravilhosa.

Para além de terem de pintar, nos catecismos, os respectivos momentos da Eucaristia: Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística, levamos para casa o compromisso de, não só para esta semana mas para toda a nossa vida, participar com alegria e bom coração na Missa de Domingo, se possível com os pais.



Beijinhos
Até Sábado.




segunda-feira, 12 de abril de 2010

Quando Tu entras na minha vida...



Oito dias depois, os discípulos reúnem-se em oração.
Como nós hoje.
As portas estão fechadas mas Ele coloca-Se no meio deles.
Apesar dos muros de egoísmo, das portas fechadas, Ele entra na nossa vida. E quando entra, traz o perdão dos pecados. E a alegria regressa ao coração dos discípulos.

Esta segunda semana de Páscoa é um bom tempo para dar continuidade ao perdão que Jesus ofereceu.
Começa por reconhecer que Deus toma a iniciativa e te quer perdoar. Na oração e no sacramento do perdão, acolhe o perdão dos pecados.
Se estás em conflito com alguém, recorda como Deus te perdoou.
Dá o primeiro passo e procura alternativas de diálogo. Aprende a perdoar como Jesus.






Meu Senhor, meu Deus…
Mesmo sem ver sei que posso confiar-me a Ti.
Tu és o perdão contagioso.

Rezar na Páscoa - Ed. Salesianas



sexta-feira, 9 de abril de 2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Uma coisa é importante: viver





E é porque o importante é viver, que os pássaros voam e fazem seus ninhos, que as árvores crescem e pedem sol e água, que nos animais procuram seus alimentos. Tudo clama pela vida, tudo quer viver.

Viver é o grito de toda a natureza. Nada é feito para a morte, tudo é feito para a vida. Se um ser morre e desaparece, é para que o outro ser tenha vida, e assim a vida contínua e não tem fim.

Somos feitos para viver. Viver é o grito do coração humano. Embora a gente veja homens cansados, homens caindo sob o peso da vida, pessoas maldizendo a vida, temos que gritar: viva a vida!

Vejo pessoas que não amam mais a vida. Mas não amam porque não tem olhos para ver, ouvidos para ouvir, mãos para sentir, coração para amar. Tudo nestas pessoas esta tapado e cego. Quem abre o seu coração sente um mar de vida passar pelos ares, um mar de vida que parte de outros corações.

Só não ama a vida quem está fechado em si mesmo, quem pensa ser o centro do mundo. Nossos olhos são feitos para ver ao nosso redor; nossos ouvidos, para ouvir a musica que está em todo o universo; nosso coração, para sentir a vida e o palpitar da vida de outros corações; nossas mãos, para apertar outras mãos.

Ressurreição! Grito de Deus para os homens desanimados, os homens cansados, nos homens deitados no caminho da vida!
Ressurreição! Grito do Cristo ressuscitado, Deus que é a vida, e que nos chama para a vida, vida que não acabará jamais.

Fazer Páscoa, significa passar do pessimismo para o optimismo, do olhar triste para o olhar alegre, da palavra destruidora para a palavra construtora e cheia de esperança, da confiança da vida para uma fé mais plena no que a vida pode dar. Isto é Páscoa!!!
É passar do mal para o bem, do egoísmo para o amor, da escravidão do pecado para a liberdade dos filhos de Deus.

Ressurreição! Cristo que grita: viva a vida! Cristo que grita: eu sou a vida, vinde a mim! Viva a vida!

terça-feira, 6 de abril de 2010


A Páscoa de Jesus faz-me lembrar de que, se soubermos vencer os momentos difíceis, se protegermos as nossas emoções, se aprendermos a reciclar os nossos pensamentos, a domesticar os nosso medos, transformaremos esses momentos angustiantes em aprendizagem, em vida nova. Sairemos dele com uma nova força, uma nova energia, homens/mulheres renovados. Se não o fizermos, se optarmos por fecharmos as nossas pedras na mochila que é o nosso interior, vamos viver como mortos, pesados, cansados.

Hoje… hoje é o dia da ressurreição. Hoje… é o dia de recomeçar. Hoje… é o dia de crescer. Hoje… é o dia de…

O teu túmulo, Jesus, está vazio. Mas a nossa vida fica Cheia. Hoje é a festa da vida nova. O triunfo da esperança. A vitória do teu amor que nos liberta e salva. Ressuscitaste para todos nós. Estendes uma mão aos que se afundam. Dizes palavras de luz a quem desiste. Arrasas os muros que bloqueiam o nosso coração.





segunda-feira, 5 de abril de 2010

(Tirar o som do blog e depois clicar na seta)