terça-feira, 12 de julho de 2011

Vinde, descansai um pouco


Nem de propósito! O Verão é o tempo habitualmente escolhido para o descanso, para as férias. Às vezes parece ser questão de importância menor, mas o descanso é essencial na nossa vida. Até Jesus, na azáfama do anúncio do Reino, sentiu necessidade de descansar e de chamar os discípulos ao descanso… Não é uma questão de preguiça, é uma exigência da natureza.

Vinde… e descansai um pouco
(Mc 6, 31)


Jesus tinha enviado os Doze Apóstolos, dois a dois, confiando-lhes a missão de anunciar o Reino, de pregar o arrependimento, de apregoar a libertação, como nos recorda o início do mesmo capítulo de Marcos (cf. Mc 6, 6-13).


Os discípulos regressaram entusiasmados, partilhando com Jesus tudo o que tinham feito e anunciado. E é o próprio Jesus que lhes lembra a necessidade de parar um pouco, para retemperar forças. Porque sugere Jesus esse tempo de descanso? Para rezar? Para combinar novas estratégias pastorais? Para avaliar as acções feitas? Talvez para fazer de tudo um pouco. Fica sobretudo a ideia da necessidade de parar para regressar à actividade ainda com mais vontade e energia…


Eram como ovelhas sem pastor…
(Mc 6, 34)


Pelo que nos conta São Marcos, o “tiro saiu-lhes pela culatra”! De facto, o planeado descanso deu lugar a mais um “banho de multidão”. As pessoas aperceberam-se das intenções de Jesus e dos discípulos e anteciparam-se-lhes. O almejado tempo de repouso deu lugar a mais um tempo de trabalho, de anúncio da Boa Nova do Reino. É que, às vezes, a urgência da evangelização supera a necessidade do repouso.


O descanso é importante. Mas a premência do anúncio do Reino leva, muitas vezes, a trocá-lo pelo apostolado. À partida, é importante tentar conciliar trabalho com descanso, oração e reflexão. Mas o apóstolo é e será sempre alguém que se gasta por inteiro ao serviço do Reino. Possamos também nós viver esta paixão pelo Reino. Se possível, encontremos tempo de descanso, que nos ajude a retemperar forças para depois melhor servir na missão que o Senhor a cada um confia.


Boas férias! Bom descanso!


 
in A FOLHA DOS VALENTES

Texto: José Agostinho





Sem comentários:

Enviar um comentário