segunda-feira, 31 de janeiro de 2011


"As Bem- Aventuranças, um olhar para o futuro" 



As Bem-aventuranças são umas promessas solenes que Jesus fez para descrever como é que tudo será quando chegar o Reino de Deus.
As realidades negativas da vida vão mudar. Os pobres, os que choram e sofrem, os que se esforçam para construir a paz, a justiça e a misericórdia… vão encher-se de felicidade e verão cumpridas as suas esperanças.
O povo de Israel aprendeu a olhar para o futuro aos poucos e pela mão dos profetas. As experiências mais importantes vividas pelos Israelitas foram consideradas pelos profetas como provisórias porque esperavam sempre algo melhor vindo da mão de Deus.
-Existiu uma criação, mas virá uma “nova Criação”.
-Houve um êxodo que os levou da escravidão para uma terra própria em liberdade, mas esperavam um “Novo Êxodo”.
-Estavam muito orgulhosos com a sua cidade de Jerusalém … mas aguardavam uma “Nova Jerusalém”.


As Bem-aventuranças dizem a esperança num tempo novo e justo.




Meditando para o 4º Domingo do tempo comum do ano A
Edições Salesianas – “para celebrar com crianças”

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011







Oração pela unidade entre todos os cristãos


Senhor, Deus dos nossos pais, Deus criador, Deus e de todos Senhor.
Hoje louvamos-te por todos os que dão testemunho da sua fé em palavras e actos.
Que o seu e o nosso testemunho comum de celebração da vida nos una no louvor a Ti, autor de toda a vida.
Nesta semana em que reavivamos o nosso desejo de uma maior unidade entre todos os cristão, colocamos diante de Ti todas as dúvidas que nos acompanham neste caminho da unidade cristã.
dá-nos coragem para reconhecermos juntos os nossos medos e clareza para retomar todos os dias a confiança no caminho do cumprimento da tua vontade.
guia os nossos passos e os de todos os que dão testemunho do evangelho na direcção da perfeita unidade, mais ainda, numa cuidadosa e paciente escuta da vida em tudo e em todos.


Ir. Luísa Maria.




quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Catequese 4º ano


O Pentateuco é o primeiro livro da Bíblia e, como a própria palavra o diz, são cinco os livros que o compõem: Géneses, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio. Este é um livro que nos fala das origens do Povo de Deus e da forma como Deus se foi revelando a este povo.


Em Ex. 3, 1-14 Começa a haver um pouco de luz para o povo de Deus que vivia maltratado no Egipto. Ao ver uma sarça a arder sem se consumir, Moisés aproximou-se e Deus manifestou-se-lhe. Ele que era o Deus de Abraão, de Isaac e Jacob sabia do sofrimento do seu povo, pretendia libertá-lo e conduzi-lo para uma terra onde corria leite e mel. Para esta missão Deus convocou Moisés e quando este respondeu não ser capaz de tal missão, Deus tranquilizou-o dizendo-lhe que estaria sempre com ele.




Deus disse, pela primeira vez, o seu nome a Moisés “Eu sou aquele que Sou” que, em hebraico, a língua de Moisés e os Israelitas, quer dizer “Javé”. É que ninguém nos ama tanto como Deus e Ele queria dizer a Moisés e ao seu povo que Ele era aquele que existe está e vai estar sempre presente nas sua vidas e que os iria libertar de toda a opressão que viviam no Egipto.





E foi isso mesmo que aconteceu, foi muito difícil mas, o livro do Êxodo conta-nos como foi que Moisés conseguiu com a ajuda de Deus libertar o seu povo. Deus nunca abandonou o deu povo. Manteve-se fiel ao seu nome: “Javé” ou, “Eu sou aquele que sou”.


Houve, entretanto, um outro momento da história deste povo em que Deus passou a estar ainda mais presente entre nós. Em Mt 1, 18-25, podemos ler que em Jesus, o “Emanuel”, Deus está connosco pois, como a própria palavra o diz, “Emanuel” significa “Deus connosco”.


Para louvar a Deus e dar-Lhe glória pela sua presença no meio de nós, unidos rezamos:

- Disse Deus a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E prosseguiu: Assim falarás aos filhos de Israel: o que se chama “eu sou” enviou-me a vós (Ex 3, 14).

Obrigado, Senhor, porque hoje estás connosco.

-“Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-l’O Emanuel, que quer dizer: Deus connosco (Mt 1, 23).

Obrigado, Senhor, porque hoje estás connosco.



Para casa, os meninos terão que consultar as citações: Mt 1, 18-25, Mt 18, 19-20 e Mt 28, 16-20 e escrever na folhinha do costume, terão também que tentar descobrir que outras palavras aparecem a substituir a palavra “Javé”.



Bom trabalho e até sábado.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

“O Reino de Deus está próximo!”


O profeta Isaías fala-nos de uma luz que virá tirar o povo das trevas. Confiante na Fidelidade de Deus, anuncia que os poderes dos homens não são para sempre e, por isso, já se pode começar a esperar a libertação.
Essa luz, sinal do poder libertador de Deus em favor do Seu Povo, é Jesus de Nazaré. Este, tendo conhecimento da prisão de João Baptista, dá início à sua missão anunciando:

“Convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo!”

É Jesus a “proximidade” deste Reino, é a “aproximação” definitiva de Deus! Jesus é a inauguração do Reino de Deus. Ele é a “alternativa” para a construção do mundo novo que se chama Reino de Deus. Para entendermos e entrarmos nesta lógica do Reino é preciso mudar, renovar-se, renascer. É isso que significa o apelo de Jesus: “Convertei-vos”, para acolher a proximidade de Deus.
Converter-se é construir a vida sobre o Amor, seguindo as pegadas de Jesus: acreditar no que Ele acreditou; dar importância ao que Ele deu; defender a causa como Ele a defendeu; olhar os homens como Ele os olhou; aproximar-se dos necessitados como Ele o fez; confiar no Pai como Ele confiou; enfrentar a vida com a mesma esperança com que Ele a enfrentou.
“Vinde, e sereis pescadores de Homens!”

O Reino de Deus não é acção de um homem isolado. Assim, a Sua primeira acção é escolher discípulos, formar comunidade. Porque é na Comunhão que o Reino de Deus acontece. O Reino de Deus realiza-se progressivamente na construção da Comunhão fraterna que liberta as pessoas dos seus egoísmos e as cura das suas solidões.

Meditando III Domingo Tempo Comum Ano A

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


A pedra no caminho...



Era uma vez um rei que vivia num país distante, há muito tempo.Ele era um homem sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos ao povo. Frequentemente esse rei fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis, mas tudo o que ele fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador.O rei dizia que nada de bom pode vir a uma nação cujo povo reclama tudo e espera que outros resolvam os problemas.

Numa noite, enquanto todos dormiam, o rei pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois, foi esconder-se atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia.
O dia amanheceu e apareceu na estrada um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes. Ao ver a pedra, o homem ficou aborrecido e disse, enquanto se desviava da pedra“Quem já viu tamanho descuido? Por é que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada?” O fazendeiro foi embora a reclamar a inutilidade dos outros, mas sem ao menos tocar, ele próprio, na pedra. Depois, um jovem soldado vinha a cantar pela estrada e pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra. O soldado tropeçou nela e estatelou-se no chão poeirento. O rapaz ergueu-se, sacudiu a poeira da roupa e também praguejou e reclamou acerca dos preguiçosos que deixaram aquele pedra ali.O jovem foi embora furioso sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra do caminho. E assim correu o dia...
Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra no meio da estrada, mas ninguém tirava a pedra do caminho. Finalmente, ao cair da noite, a filha do dono do moinho da cidade, passou pela pedra. Era uma jovem trabalhadora e estava cansada, já que desde cedo andava ocupada no moinho, mesmo assim, ao ver a pedra disse para si mesma: “Já está a escurecer alguém pode tropeçar nesta pedra e ferir-se gravemente, vou tirá-la do caminho.” Então a moça tentou arrastar a pedra dali. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar.
Então, para sua surpresa, a jovem encontrou uma caixa debaixo da pedra. Ela ergueu a caixa com dificuldade, já que era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa da caixa os seguintes dizeres: "esta caixa pertence a quem retirar a pedra". Ela abriu e descobriu que estava cheia de ouro.
Então o rei, finalmente, apareceu e disse com carinho: “Minha filha, com frequência encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles, se assim preferimos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção, normalmente, é o preço da preguiça.”
O sábio rei montou em seu cavalo e, com um delicado boa noite, foi embora. A moça esforçada e trabalhadora ficou rica.


A Mensagem que fica é que Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria e não empurra para os outros as responsabilidades das coisas más que acontecem.Pedras no caminho, todos têm mas o importante é saber removê-las com as próprias mãos.


(Autor desconhecido)



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Catequese 4º ano




Aprender a manejar e ler a Bíblia e descobrir o programa messiânico que Jesus apresenta, servindo-se do Antigo testamento, é o objectivo deste período.

Começamos, esta semana, por apresentar aos meninos algumas orientações práticas para um primeiro manuseamento da Bíblia.
A Bíblia é um conjunto de 73 livros e está dividida em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento, com 46 e 27 livros respectivamente.
 
Diante desta citação, “Jo 1, 1-5.9-14”
os meninos foram convidados a interpretá-la e localizá-la na sua própria Bíblia. Ficaram a saber que a sigla “Jo” indica o Evangelho segundo S. João e que, quando não souberem o que significa a sigla, devem consultar o índice existente na Bíblia.



O Número 1 indica o capítulo e, imediatamente a seguir à vírgula, vêm os versículos, neste caso, versículos 1 a 5 e os versículos 9 a 14.
Na Bíblia os capítulos são os números maiores no canto superior esquerdo e os versículos são os números pequeninos que vão aparecendo ao longo do texto.
Estas citações permitem-nos consultar a Bíblia com mais rapidez.
Para ler a Palavra de Deus precisamos de ler com a nossa inteligência mas acima de tudo com o nosso coração e Jesus ensinou-nos a lê-la. Também Ele lia o Antigo Testamento, os livros que existiam na época, quando ia à sinagoga tal como naquele 1º sábado, depois de ter recebido o Baptismo e ter voltado à sua terra.

“Lc4, 14-21”

Conta-nos Lucas que, depois de ter desenrolado o livro, Jesus leu o livro do profeta Isaías onde se cumpria, ali mesmo, a passagem da Escritura acabada de ouvir. Jesus era o Ungido pelo Espírito Santo e que por isso tinha muito mais força e sabedoria para cumprir o que Deus queria d’ Ele.
Ele veio para trazer a boa Nova aos pobres de tudo, de liberdade, de visão, veio libertar os explorados e oprimidos pelo pecado e… que boa notícia!... veio dar inicio a um tempo novo, de muita alegria.



O “Hoje” concretizado naquele momento por Jesus, é o “hoje” de uma coisa que fica para a vida inteira. Fica sempre connosco. São os dias em que Jesus fez realmente o que o Profeta Isaías escreveu, e o que Ele continua "hoje" a fazer.
É tão importante esta palavra, “Hoje”, que ela aparece várias vezes na Bíblia e os meninos, divididos por grupos, verificaram isso mesmo consultando as Bíblias com a ajuda de várias citações de Lucas que lhes foram fornecidas.

Para casa, na folhinha “ A Palavra de Deus na minha vida” os meninos vão consultar as mesmas passagens Bíblicas e descobrir alguma coisa de hoje que seja parecido com o que S. Lucas conta em cada texto referindo que se cumpriu hoje o que Deus diz na Sagrada Escritura.


Até Sábado e bom trabalho!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011



2011 Ano Europeu do Voluntariado


Voluntariado é...




deixar de olhar para o nosso umbigo


 sair de nós


 Do nosso pequeno mundo


 Para dialogar



É ir ao encontro dos outros  


é dar a mão


Dar o nosso melhor


... sem desistir nem querer nada em troca


É darmo-nos...


... para que os outros tenham vida!




segunda-feira, 17 de janeiro de 2011



"Eis o Cordeiro de Deus"



Chamar a Jesus “cordeiro de Deus” significa reconhecer que Ele deu a vida por todos nós.
João Baptista, o maior profeta do tempo de Jesus, é um homem simples e humilde. Apesar da sua grande popularidade, reconhece em Jesus o enviado de Deus e apresenta-O.
Ele foi capaz de descobrir Jesus no meio das gentes e proclamá-lo como Cordeiro de Deus.


Jesus de Nazaré foi discípulo de João Baptista e aprendeu com ele. Também nós necessitamos de aprender. Devemos estar atentos para crescer por fora e por dentro; em estatura e em sabedoria.


Cada um de nós olha para Jesus e descobre n’Ele valores e atitudes que repetimos na nossa vida?


Senhor, nosso Pai,


Enche-nos com a tua força


Para que passemos por esta vida


Fazendo o bem, perdoando


E sendo generosos como Jesus.


 
 
Meditando para o 2º Domingo do Tempo Comum do ano A
 
 
 

domingo, 16 de janeiro de 2011

CATEQUESE 2º ANO

A partir desta catequese, de um modo mais intenso e permanente, Jesus vai ensinar-nos a rezar. É Ele, na sua profunda comunhão com o Pai, o melhor modelo de oração: tanto de louvor e acção de graças, como da oração da prece.
Neste encontro, Jesus propõem-nos uma oração de louvor ou de bênção:
“Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra”… 
Jesus bendiz o Pai, pelo bem realizado através dele e dos seus discípulos no anúncio do Seu Reino de amor e de paz. Bendiz o Pai por aqueles que aceitaram esse anúncio: os pequeninos, os humildes e simples. Aqueles que reconhecem as suas limitações e confiam no Amor e nos dons que receberam de Deus.
Entre estes pequeninos está este grupo do 2º ano de catequese: crianças, auxiliares e catequista. Juntos, vamos adquirindo e fortalecendo a consciência que, sem Deus, não é possível encontrar a verdadeira felicidade. Então, somos impelidos a levar esta Boa Notícia a todos, a começar pela nossa família.
Quando assim procedemos, tomando parte activa no anúncio do Reino de Deus, Jesus reza a Seu Pai, por cada um de nós, bendizendo-O o louvando-O.
Plenamente gratos a Jesus, por este rezar por nós, terminamos a nossa catequese dando Graças por tudo o que nos tem dado, em especial por esta catequese, e rezamos a Sua Mãe Maria, para que cuide de nós e nos ajude a crescer, como fez com Seu Filho.
Para a semana Jesus vai continuar a ensinar-nos a rezar. Não faltem! Ele espera por vós…
Beijinhos e até sábado.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Catequese 4º Ano


 Contemplamos o Menino Jesus no presépio e junto Dele, as Bíblias que ainda faltavam entregar. Este “ verbo era a luz verdadeira que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina” jo-1, 9. É a Bíblia que nos fala de Jesus e é onde Ele nos fala, por isso, hoje e a cada um dos meninos nasceu o verbo que agora carrega no colo e precisa de cuidar. Cuidar como se cuida de um bebé, acarinhá-lo, estar atento a todo o momento, escutá-lo para conseguirmos entender o que quer de nós, falar-lhe todos os dias, respeitá-lo, dizer-lhe que o ama, ajudá-lo a crescer em nós para que sejamos nós também capazes de iluminar o mundo como Ele nos ilumina a nós.


Com orações espontâneas cada um de nós disse a Jesus o que lhe ia na alma, agradecendo-lhe ter vindo até nós mais uma vez.

Mostrando a nossa gratidão e acolhendo com alegria o menino que nasceu, com muito respeito e carinho beijamos a imagem do menino Jesus assumindo o compromisso de que queremos ouvir a fazer o que Ele nos manda na Bíblia.



“Quem tiver ouvidos para ouvir, ganhará olhos para ver

Sua Palavra vem, sua tenda nos alarga

Haja silêncio em nós”

E foi cantando desta forma que terminamos a nossa catequese levando o compromisso de ler a Palavra e ouvi-LA pois é ouvindo o que Jesus nos diz que ganharemos olhos para ver.

Entregamos os catecismos que finalmente nos chegaram. Esta é uma preciosa ferramenta que ajuda os meninos e os pais, durante a semana, a relembrarem a mensagem transmitida na catequese. Enquanto família, façamos caminho a seguir, com a sua ajuda.




Nota:
A partir do próximo sábado a catequese será das 15.30h às 17h como já foi dado a conhecer.





terça-feira, 11 de janeiro de 2011

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Complacência de Deus

Complacência de Deus



Tudo o que Deus disse na sua palavra, cumpre-se na figura de Jesus. Hoje, é a nós que Deus se dirige: és o meu servo, a quem sustento, meu eleito em quem me comprazo!
Que maravilha poder escutar de Deus que somos a sua complacência, que nos olha e se compraz com cada um. Estamos tão habituados a dizer e a ouvir juízos de valor que nos desqualificam, que ao descobrir as nossas falhas, debilidades, tropeços e pecados diante de Deus e escutar Dele uma linguagem tão motivadora com tanta misericórdia, nos custa a acreditar. Como distam os nossos pensamentos dos de Deus:  
«Eu o senhor te chamei… tomei-te pela mão, te formei, e fiz de ti aliança do povo com as nações».
Realmente, Deus fez grandes obras em cada um de nós. Pode-se fazer melhor e maior o homem? Não somos só a sua grande e maravilhosa obra, mas também a tarefa que nos confia é grande e maravilhosa: Faço-te assim e chamo-te para abrir os olhos aos cegos, libertar os presos e os cativos e dar luz aos que habitam nas trevas. Este é hoje o projecto de Deus para ti e para mim. Assim como em Jesus, a quem Deus ungiu no baptismo com o Espírito, hoje Deus o faz em ti e em mim.
Somos conscientes de tanta Graça?...

Celebremos a Festa do Baptismo de Jesus e, como baptizados, procuremos imitar e reproduzir a vida de Cristo nas nossas vidas.

Meditando baseado em Pistas de Oração da Fraternidade Missionária Verbum Dei

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

chamado Palestina, três Reis Magos, montados em
três camelos, levavam os olhos postos numa estrela,
que os guiava. Tinha-lhes chegado aos ouvidos a
notícia do nascimento do futuro rei dos Judeus, e eles
queriam oferecer-lhe: ouro, incenso e mirra.
Por fim, a estrela parou sobre o telhado de colmo de
um humilde estábulo.
- O menino deve ter nascido além! - disse o Mago
Baltasar.
- Naquele sítio? ... Mas...
... Aquilo não passa de um estábulo para recolher o
gado! - protestou Melchior.
- Vamos entrar! - decide Gaspar.
Lá dentro, junto de uma vaca e de um burrinho que o
aqueciam com os bafos quentes, viram o menino que
procuravam. José e Maria ficaram espantados com a
presença de visitantes tão ilustres.
- O vosso filho é o Messias! - explicou Melchior. - Ele
será o Salvador do povo de Israel. É o Rei há muito
esperado.
E os três Reis Magos ajoelharam-se diante da
manjedoura, berço de Jesus.
- Hoje é um dia de festa! - exclamou Gaspar.


Dia dos Reis se chama a festa neste dia



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011



Senhor,
peço-te perdão, se não encontraste em mim um lugar para Te acolher.
Escolheste um povo entre tantos, mas esses recusaram-Te.
Experimentaste o estar longe de casa, o exílio, a clandestinidade forçada, o anonimato e a precariedade.
Como nesses tempos, também hoje, provavelmente, eu te rejeitei.
Acolher-Te, Senhor, exige empenho:
É revisitar os meus critérios,
Dar nome aos meus idolos,
Abandonar as minhas seguranças… e seguir-Te…
Para onde… não sei.
Perdoa-me,
se eu não Te procuro para adorar,
como fizeram os Magos;
Perdoa-me,
se nem sempre Te reconheço e Te escolho;
Perdoa-me,
se nem sempre faço espaço dentro de mim
para que possas entrar e ficar comigo.





terça-feira, 4 de janeiro de 2011

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Epifania do Senhor





A caminho da estrela… Os magos tinham o hábito de perscrutar os astros. Eles viram uma estrela, sem dúvida nova para os seus olhos, então puseram-se a caminho… Aquele que procuravam parece querer fazer-se conhecer, um sinal basta para estes magos. Param, experimentam uma grande alegria, prostram-se e oferecem os seus presentes. A criança que eles descobrem não é uma criança como as outras: é rei, então oferecem-lhe oiro; é Deus, então queimam incenso; passará pela morte antes de ressuscitar, então apresentam a mirra. Para o regresso, não têm necessidade de estrela. Deus convida-os a regressar por outro caminho. O verdadeiro rei não é Herodes, mas esta criança que acaba de nascer. 

 Os “magos” são apresentados como os “homens dos sinais”, que sabem ver na “estrela” o sinal da chegada da libertação… Somos pessoas atentas aos “sinais” – isto é, somos capazes de ler os acontecimentos da nossa história e da nossa vida à luz de Deus? Procuramos perceber nos “sinais” que aparecem no nosso caminho a vontade de Deus?
 Os “magos”: viram a “estrela”, deixaram tudo, arriscaram tudo e vieram procurar Jesus. Somos capazes da mesma atitude de desinstalação, ou estamos demasiado agarrados ao nosso sofá, ao nosso colchão especial, à nossa televisão, à nossa aparelhagem, ao nosso computador? Somos capazes de deixar tudo para responder aos apelos que Jesus nos faz através dos irmãos?


Os “magos” representam os homens de todo o mundo que vão ao encontro de Cristo, que acolhem a proposta libertadora que Ele traz e que se prostram diante d’Ele. É a imagem da Igreja – essa família de irmãos, constituída por gente de muitas cores e raças, que aderem a Jesus e que O reconhecem como o seu Senhor.







ANO NOVO... VIDA NOVA...