terça-feira, 6 de março de 2012

Catequese 1º ano






2º Domingo da Quaresma


EVANGELHO – Mc 9,2-10
 Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias”. Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.
Reflexão:
O Evangelho mostra-nos Jesus numa montanha para rezar. Ele gostava de rezar sozinho, no alto das montanhas. Às vezes passava lá a noite inteira a rezar. Desta vez, Ele levou três apóstolos com ele. Isto já nos ensina alguma coisa sobre a família. Jesus ensina que precisamos de rezar sozinhos, de quarto fechado, mas precisamos também de rezar em família. Quando Jesus estava a rezar, o rosto dele ficou todo mudado, mudou de figura, e a roupa dele ficou brilhante. Quando rezamos em família, Jesus faz a família toda ficar diferente. Muita coisa muda dentro de nossa casa: aumenta o nosso amor, a coragem, a alegria, a paz. A oração atrai a bênção de Deus para dentro de nossa casa afastando as desavenças, a impaciência, a preguiça, a desobediência, o egoísmo… tudo em nossa casa é paz e alegria, as coisas ficam mais fáceis. Então, sentimos o mesmo que Pedro sentiu quando estava no monte com Jesus e apetece-nos dizer: Senhor, como é bom ficar aqui em casa! Comecemos então, em nossa casa, a criar mais momentos para rezar em família e teremos a satisfação de sentir que toda a nossa família está diferente.

Oração: Jesus, tu que oraste ao Pai com toda a confiança, ensina-nos a rezar bem, para que a oração nos mude e faça com que a nossa vida brilhe com boas obras.
 




Compromisso: A família fica diferente quando reza unida. Sabemos que podemos rezar em qualquer momento e a qualquer hora e que já rezam as orações da noite e da manhã. O desafio agora é rezarmos á hora da refeição, em família. Aproveitemos a televisão desligada e agradeçamos o alimento que vamos tomar, ou a família reunida ou até podemos pedir por aqueles que não tem pão para comer….
                                                                                                                        


Sem comentários:

Enviar um comentário