terça-feira, 13 de março de 2012

catequese 1º ano





3º Domingo da Quaresma


EVANGELHO – Jo 2,13-16

“Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Encontrou no templo os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nos seus postos.
Então, fazendo um chicote de cordas, expulsou-os a todos do templo com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas pelo chão e derrubou-lhes as mesas;
e aos que vendiam pombas, disse-lhes: «Tirai isso daqui. Não façais da Casa de meu Pai uma feira.”

Reflexão: O gesto que o Evangelho deste domingo nos relata deve entender-se da seguinte forma: quando Jesus pega no chicote de cordas, expulsa do Templo os vendedores de ovelhas, de bois e de pombas, e deita por terra os trocos dos banqueiros e derruba as mesas dos vendedores, está a revelar-Se como “o messias” e a anunciar que chegaram os novos tempos.
O culto celebrado no Templo era algo de prejudicial: em nome de Deus os homens criavam exploração, miséria, injustiça e, por isso, em vez de educar a relação do homem com Deus, afastava o homem de Deus. Jesus, o Filho, com a autoridade que Lhe vem do Pai, diz um claro “basta” a uma mentira que Deus não pode aceitar: “não façais da casa de meu Pai casa de comércio”. O Evangelho deste domingo diz-nos que é olhando para Jesus, para as Suas palavras e para os Seus gestos, que Deus Se revela aos homens e manifesta-lhes o seu amor, oferece aos homens a vida plena, faz-Se companheiro de caminhada dos homens e aponta-lhes caminhos de salvação. Por isso somos convidados a olhar para Jesus e a descobrir nas suas indicações, no seu anúncio, no seu “Evangelho” , proposta de vida nova que Deus nos quer apresentar.

Oração: Jesus, tu que expulsaste os vendedores da casa do Pai, ensina-nos a respeitar e Amar casa do Pai assim como a nossa casa, a nossa família, os nossos amigos e todos aqueles que nos rodeiam.


 

Compromisso: Assim como Jesus quis que respeitassem o Templo, também nós vamos respeitar o espaço de cada um, isto é, vamos respeitar a nossa família, os nossos amigos, os nossos professores, os nossos catequistas, a nossa casa e a nossa igreja. A família fica diferente quando nos respeitamos uns aos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário