quarta-feira, 21 de março de 2012

catequese 1º ano

Catequese Dia do Pai

“O tesouro mais valioso que um filho possui é um pai que sabe amar".
 

Aproximando-se o Dia do Pai, fizemos da catequese do dia 17 de Março uma homenagem aos Pais. Desta forma, quisemos nesse dia dizer as coisas de Jesus e de Deus Pai de uma outra maneira, tocando o coração dos Pais com o amor dos seus filhos e, melhor ainda, com o Amor do Pai do Céu.


À medida que foram chegando, cheios de alegria, ia crescendo a espectativa, e os seus olhares risonhos pareciam perguntar: “Já chegamos … e agora o que vai acontecer?!”. Os jogos ao ar livre, que foram feitos no acolhimento, proporcionaram-nos momentos de boa disposição e de convívio entre os pais.


Seguidamente, na Capela, seguiu-se o momento de reflexão do 4º Domingo da Quaresma. Realizada a reflexão sobre a Quaresma, era chegado o momento esperado por todos, e a Lurdes começou por explicar que o que iriam ver era um pedacinho da vida, da alma, de cada uma das crianças. Era um mimo que esperávamos que gostassem… e seguiu-se o PowerPoint. Nesta apresentação, entre a fotografia dos meninos e a fotografia deles com os respetivos pais, surgia uma frase onde, nas suas palavras simples, eles diziam ao pai o quanto ele era especial.


 
 E Jesus e Deus Pai, que será que nos querem dizer hoje?
 
Para o sabermos escutamos a Palavra de Deus no Evangelho de S. Mateus 1, 14-25.


Assim como aconteceu com José há mais de 2000 anos, também hoje Deus nos fala ao coração para nos dizer que fomos por Ele escolhidos para sermos os pais dos filhos que Ele nos confiou, para os amarmos, educarmos cívica e religiosamente, preparando-os da melhor maneira para a vida. Os filhos são Dom de Deus, para os pais e para o mundo, pois eles serão os homens e as mulheres responsáveis pelo futuro da Humanidade. E conscientes da grandeza do amor de Deus, os pais foram convidados a agradecer o Dom que Ele nos concedeu: os filhos.


Senhor, quero agradecer-Te a felicidade que sinto ao contemplar o filho que me concedeste. Que ele seja para mim a manifestação do Teu amor. Quero pedir-te, Senhor, que me concedas sabedoria para que seja capaz de o preparar para a vida. Que eu possa amá-lo, compreendê-lo e ensinar-lhe o caminho que deve seguir.
Também Te peço, Senhor, a Tua proteção, para que nenhum mal lhe aconteça.                

Ámen.




Findo o momento de oração, todos foram convidados a descer ao espaço da catequese para que dessemos continuidade ao Dia do Pai, e onde os esperava mais uma surpresa: a construção conjunta de uma medalha para condecorar os pais, atribuindo-lhes o nome eleito pelo respetivo filho.

Feita a medalha, seguiu-se a condecoração dos pais e a entrega da carta que os catequizandos tinham preparado para os pais nas catequeses anteriores.


Mais um momento de boa disposição e de partilha de gargalhadas.

E por último, como não há festa sem repasto, esta catequese terminou com um pequeno lanche, composto por sumo, bolos e bolachas que as catequistas levaram. Mais um momento de alegria, de convívio e de partilha. De facto, foi uma catequese feliz para todos …  



Sem comentários:

Enviar um comentário