quinta-feira, 1 de março de 2012

continua...


 "A Ponte em construção"
“O TEMPLO DE DEUS É SANTO E VÓS SOIS ESSE TEMPLO.” (I COR 3, 17)
 
A maquete da Capela
Os anos iam passando e continuava a promessa de um terreno. A garagem começava a tornar-se pequena e teve de se começar a celebrar duas Eucaristias dominicais e uma à Quinta-feira à noite. Já aí havia o hábito da oração do Terço diário, em especial nos meses de Maio e Outubro. 
Pelos anos de 1980 começou a construção do bairro da Ponte. Tendo sido habitado em 1983, mais um desafio foi proposto: levar a eterna novidade do Evangelho àquelas gentes. No ano de 1985 realizou-se a primeira Procissão de Velas a encerrar o mês de Maria. Percorrendo várias ruas da Ponte, culmina no bairro onde é recebida de uma forma ímpar. Já era nosso pároco o Sr. Padre António Vidinha. Como ele mesmo pode testemunhar, desde então esta procissão é um momento marcante na vida da Ponte. 
A promessa de um terreno continuava, mas os anos iam passando. Nunca se cruzaram os braços, certos que Deus nos põe à prova e que a Casa de Deus teria de ser feita não só de alegrias, mas, também, de suor e muitas lágrimas. Eis que a dezanove de Fevereiro de 1992 o terreno foi desbloqueado e a Câmara de Gondomar pode fazer a sua doação. A Câmara logo se ofereceu para fazer o projeto que teria de ser aprovado na nossa Diocese. 
A bênção da primeira pedra
A quatro de Julho de 1993 procedeu-se à bênção da primeira pedra, com a promessa de um projeto por parte da Câmara, bem como o desaterro e acompanhamento das obras.

construção da Capela 

Com a ajuda da nossa Paróquia e do nosso pároco, da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de Rio Tinto, do Governo Civil do Porto e de tantos, tantos anónimos, as obras iam avançando.


Nossa Senhora da Ponte estava connosco e os obstáculos iam sendo superados. O Sr. Bispo Auxiliar D. José da Pedreira foi acompanhando as obras. 

 
 
Continua....
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário