quarta-feira, 18 de abril de 2012

Catequese 1º ano




Jesus Está Vivo


  Como os discípulos estavam reunidos, também nós nos reunimos para dar início ao terceiro período de catequese. Os discípulos estavam trancados numa sala, apavorados porque Jesus estava morto; tudo tinha acabado. Mas nós estávamos cheios de alegria, porque Jesus ressuscitou. Estávamos ansiosos por saber a Boa Noticia que Jesus tem para nos transmitir.
«A paz esteja convosco!
Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.»


 Naquele tempo, os discípulos de Jesus estavam cheios de medo, e Jesus veio lhes dizer que não precisavam de ter medo porque Ele estava ali, porque Ele lhes dava a Sua paz.
E, Jesus mostrou que a Ele nada era impossível, porque estavam com as portas trancadas para que ninguém entrasse, mas Jesus mesmo assim entrou.
Quem pode ter medo quando tem a seu lado um amigo tão especial como é Jesus?
Foi isso que Jesus lhes quis dizer: por que tendes medo se Eu estou aqui; dou-vos a minha paz para que o vosso medo seja ultrapassado. E, envio-vos para que todos possam sentir a minha paz. Como o Pai me enviou, envio-vos eu também. Hoje, Jesus continua a dar-nos a Sua paz. Sentir medo é próprio do ser humano, mas o cristão não fica agarrado aos seus medos, porque em Jesus encontramos a paz, a força e a alegria para continuar o caminho. Porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.


«Obrigada Jesus pelo Teu grande amor por mim.
Fica sempre comigo para que nunca me falte a Tua paz»

 



Hoje, Jesus continua a enviar-nos para que a Sua paz chegue a toda a gente.

Como posso levar a paz de Jesus aos outros?

A quem vou levar a paz de Jesus ao logo desta semana?








Nós já experimentamos a paz que Jesus nos dá, quando fizemos os compromissos ao longo da quaresma. Quando fazemos aquilo que é bom não só para nós mas também para os outros. Quando respeitamos e fazemos os outros felizes, sentimo-nos bem, sentimos paz. Quando cumprimos com as nossas obrigações, na escola, em casa e com os amigos, sentimo-nos bem. Sentimos paz. E quando o desafio é grande, através da oração, pedimos ajuda a Jesus. E sentimos que em Jesus encontramos a força necessária para continuar. E sentimos a paz que nos vem de Jesus.
Podemos levar a paz Jesus, respeitando os outros, ouvindo o que têm para nos dizer, agradecendo o alimento que vamos comer, tendo gestos de amor para com aqueles que estão ao nosso lado; se for preciso seremos capazes de abdicar de alguma coisa para dar aos outros? Com certeza que desta maneira seremos capazes de transmitir aos outros a paz de Jesus…




Sem comentários:

Enviar um comentário