sexta-feira, 8 de junho de 2012

Catequese 1º ano






Jesus está sempre connosco

Esta semana começamos a nossa catequese relembrando os vários momentos vividos durante este ano catequético.
Lembramo-nos do primeiro dia que viemos à catequese, o dia em que recebemos o catecismo, em que fomos à missa, como vivemos o Advento e o Natal, assim como a Quaresma e a Páscoa, o Dia do Pai e o Dia da Mãe.
 Foi aqui na catequese que conhecemos Jesus, Deus Pai e a Nossa Mãe do Céu, Maria. Foi na catequese que aprendemos a rezar, a cantar, foi aqui que aprendemos a falar a Deus Pai.
E porque será que relembramos todos este momentos? Porque vamos de férias e não queremos esquecer do que aprendemos, queremos levar Jesus connosco. E como vamos levá-Lo? E Será que Ele quer ir connosco de férias? Sim Jesus quer ir connosco. Quando estava para ir para o Pai do Céu disse o seguinte aos seus discípulos:

“Ide (…), fazei discípulos de todos os povos, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que eu estarei convosco até a fim dos tempos”.
Como vêem Jesus está sempre connosco, Ele mesmo disse ”…eu estarei convosco até a fim dos tempos”. Jesus está sempre connosco, Ele está connosco nos bons momentos e nos menos bons. Jesus é o único Amigo que está sempre connosco, nunca nos deixa sós. Jesus está sempre connosco mesmo que nós nos esqueçamos d’Ele, mas nós não queremos que isso aconteça. Nós não queremos esquecer o que aprendemos na catequese, nem nos esquecermos uns dos outros e muito menos de Jesus e para que isso não aconteça, todos os dias pela manhã devemos rezar a Jesus, pedindo-Lhe que nos dê um bom dia e a todos os que nos rodeiam e que neste dia nos ensine a obedecer ao que aprendemos na catequese, ajudar e obedecer aos pais e familiares e ajudar e respeitar os outros. No fim do dia devemos também agradecer a Jesus pelo dia que nos deu, pois sabemos que Ele está sempre connosco. Mas, antes de tudo isto não nos devemos  esquecer do Sinal da Cruz, “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amén”.

Felizes porque vamos de férias e sabemos que Jesus vai connosco fizemos uma pequena oração na qual os meninos livremente oraram a Jesus e que depois foi concluída assim:
Jesus obrigado porque Estás sempre comigo.
Obrigado porque não fazes férias de mim.
Obrigado Jesus.

Após a oração foi lembrado pelas crianças o compromisso assumido para estas férias: a Mafalda disse que iria cantar todos os dias a Jesus e a Beatriz que iria obedecer aos pais. Os compromissos assumidos não são só para falar são para cumprir.
Lembramos que, para irmos de férias, ainda nos faltam duas semanas e só depois é que poderemos ir de férias, por isso depois será:

Boas férias com Jesus







Sem comentários:

Enviar um comentário