segunda-feira, 25 de junho de 2012












Solenidade de S. João Baptista

Nesta solenidade, a Palavra de Deus apresenta-nos a figura profética de João Baptista. Escolhido por Deus para ser profeta, ainda antes de nascer, ele é um “dom de Deus” ao seu Povo. Sublinhando a importância de João na história da salvação, a liturgia não deixa, contudo, de mostrar que João não é “a salvação”; ele veio, apenas, dirigir o olhar dos homens para Cristo e preparar o coração dos homens para acolher “a salvação” que estava para chegar.
O Evangelho relata o nascimento de João. Na perspectiva de Lucas, os acontecimentos ligados ao seu nascimento mostram como o profeta João é um “dom de Deus”. Começa, nessa altura, a tornar-se claro para todos que Deus está por detrás da existência de João, e que a sua missão é ser um sinal de Deus no meio dos homens

A celebração desta solenidade do Nascimento de São João Baptista não nos pode deixar indiferentes. Na verdade, a celebração de um santo é algo que “entusiasma a buscar a cidade futura (cfr. Hebr. 14,14; 11,10) e, ao mesmo tempo, nos ensina um caminho seguro, pelo qual, por entre as efémeras realidades deste mundo e segundo o estado e condição próprios de cada um, podemos chegar à união perfeita com Cristo, na qual consiste a santidade” (LG 50).
Assim sendo, a celebração da Solenidade do Nascimento de São Baptista pede-nos que vivamos a nossa vida como uma vocação de Deus. Também a nós, como a João Baptista, Deus escolheu-nos desde o seio materno. A nossa primeira e fundamental vocação é a vocação baptismal, a vocação à santidade, à felicidade verdadeira. Por outro lado, a presente solenidade também nos estimula a sermos precursores, anunciadores da vinda Senhor.

Que São João Baptista interceda por todos nós para que saibamos preparar sempre os caminhos do Senhor que vem.






Meditando para a Solenidade de S. João Baptista do ano B











Sem comentários:

Enviar um comentário