sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Catequese 10º ano




Para que tenham vida 



Ao contemplarmos a nossa vida, perceberemos facilmente que ela se trata de um Dom recebido. Não somos a causa da nossa vida, não determinamos o seu começo nem o seu futuro. Tendo em conta esse Dom e a influência que tantos têm e tiveram nas nossas vidas, percebemos a responsabilidade que temos para com os outros. Só na medida em que contribuo para a vida de outros é que a minha tem sentido e se torna fecunda. A vida é um dom partilhado!

Como o conseguiremos? Como fazer deste Dom recebido um Dom partilhado?

João 15, 9-17
Este Evangelho, ao início parece-nos um pouco confuso… Mas vamos analisar com calma! No final, surgem quatro atitudes fundamentais para atingirmos este nosso objetivo.

Temos de nos sentir discípulos de Jesus, seus escolhidos e por Ele amados (Jo 15, 16) e, assim, residir em nós um espírito de humildade e de serviço para com os nossos irmãos (Jo 15, 12). Inspirados no exemplo de Jesus, sabemos que a oração nos fará estabelecer uma relação muito íntima com o Pai (Jo 15, 16-17). N’Ele teremos contacto com a verdadeira fonte de Amor e de vida em pleno. Poderemos experimentar o Seu Amor! Por fim, devemos fazer de nós pobres e despojados, prontos a dar tudo o que somos e temos ao próximo (Jo 15, 13). Com o outro, devemos fazermo-nos um! Se seremos capazes de dar a vida pelo outro, quanto mais as coisas de menor valor. Um gesto de amizade, uma palavra, uma partilha de bens, um simples estar… Uma entrega total pelo outro onde, afinal, descobrimos o rosto de Jesus ressuscitado.

Após ler este Evangelho, ressalta o verbo “permanecer”. Sim! Hoje mesmo, e apesar das dificuldades que nós, Igreja, sentimos serem um pouco diferentes das do tempo de João, somos convidados a permanecer. Apesar de remarmos contra a corrente, o convite é permanecer nesta “Via de Amor”. Viver a radicalidade de Jesus perante as adversidades. Assim “é que a minha vida tem sentido e se torna fecunda”!



Viver a vida

Viver a vida na alegria e na dor de cada dia,
É isto que Deus espera de ti.
Viver a vida mergulhado no amor é o teu destino.
É isto que Deus espera de ti.

Percorrer com os outros a tua estrada para Deus.
Caminharmos juntos lado a lado.
E verás então um céu azul dentro de ti,
Um rasto de luz seguir-te-á.

Viver a vida é uma aventura, a mais bela do amor.
É isto que Deus espera de ti.
Viver a vida é construir aqui e agora o Paraíso.
É isto que Deus espera de ti.

Viver para que ao mundo volte a unidade
Porque Deus habita em cada um.
E verás então um céu azul dentro de ti,
Um rasto de luz seguir-te-á.
Um rasto de luz seguir-te-á.






Catequese 5º ano





Olá a todos! 

Nas últimas catequeses estivemos a falar sobre a caminhada do Povo de Deus e começamos por ver que há muitos séculos, a humanidade começou uma caminhada especial, uma caminhada que de acordo com o projeto de Deus, levaria ao encontro da vida e da felicidade sem fim.


Desde o dia do nosso Baptismo nós também passamos a fazer parte deste povo, desta comunidade de pessoas que caminham pela vida seguindo as orientações de Deus. 

E para melhor conhecermos a história do Povo de Deus, do qual fazemos parte, consultamos a Bíblia. Foi com a leitura de (Gen 12, 1-9) que ficamos a conhecer Abraão, o “pai do Povo de Deus”. A Bíblia diz-nos que Abraão era um homem que se preocupava sempre em escutar Deus e em fazer aquilo que Deus lhe indicava e por isso quando Deus lhe pediu que deixasse a sua terra e a sua família e se dirigisse para a terra que Ele lhe indicava, Abraão dispôs-se a cumprir as indicações de Deus e aceitou percorrer os caminhos que Deus lhe indicava. 
Na altura em que Deus chamou Abraão, ele não tinha filhos, e Deus disse que dele ia nascer um grande povo, e mesmo sendo ele e Sara sua esposa já velhos, Abraão confiou no Senhor e o que parecia impossível aconteceu, Sara e Abraão tiveram um filho chamado Isaac.
Porque Abraão confiou e tentou fazer sempre a vontade de Deus, Deus prometeu-lhe: “Multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu.” (Gen 22, 17) e essa promessa cumpriu-se, nós somos parte dessa descendência.

Abraão na qualidade de “pai do Povo de Deus” ensina-nos que o mais importante de tudo é escutar o que Deus quer de nós, dizer “SIM” ao projeto que Ele tem para cada um de nós, sem recuar, confiando Nele, acolhendo as suas indicações e percorrendo os caminhos que Ele nos propõe. 




quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Catequese 6º ano









Começamos a preparar a nossa prestação para a festa de Natal da catequese. Uma história de Natal começou a surgir na cabeça e no papel destes meninos que pretendem transmitir uma mensagem de fé manifestada na oferta de um presente a Jesus. Não falava já Jesus através de parábolas? Também nós, através desta historia em construção, nos fomos apercebendo do quanto é preciso focarmo-nos no que é realmente essencial, reflectindo sobre a simplicidade dos pequenos gestos do nosso dia a dia e de como eles são o caminho para que o milagre de Natal aconteça por onde passamos. Juntos, começamos a preparar o Natal, a olhar para nós e a querer dar de nós aos outros meninos da catequese que connosco se vão juntar numa festa de partilha. E o que foi esta catequese senão o inicio de uma caminhada de Advento? Momento de despertar, de encontro, de reflexão, de mudança, de unir esforços, de crescimento, de esperança, de partilha e de alegria também porque o nosso amigo Jesus nos dá uma nova oportunidade para mudarmos o que não está bem em nós. 

Juntos, entre ensaios e reflexões, vamos continuar a aproveitar o que cada um de nós tem, para crescermos ao longo deste tempo que se avizinha desafiador:)




terça-feira, 27 de novembro de 2012

Catequese 2º ano










A partir de situações concretas do nosso dia a dia demo-nos conta que já respondemos de forma diferente, actuando de acordo com o que Jesus nos tem vindo a ensinar.
Ao AMAR, RESPEITAR, sendo VERDADEIROS e OBEDECENDO sempre mostramos que somos discípulos de Jesus.
Mostramos, também, que temos Jesus connosco e que esta é uma verdade que faz toda a diferença.
Mas Jesus vai mais longe dizendo que somos uns sortudos, somos felizes porque O conseguimos ver com os olhos do coração e somos capazes de O escutar através da Bíblia.


Esta felicidade que sentimos por ter Jesus connosco extravasa para fora nos gestos diários que fazemos e no diálogo que temos com Jesus. Por isso fomos tocar e dar um miminho a Jesus “escondido” no Sacrário. Dissemos-LHE que o amamos e que é muito bom tê-LO connosco.
E a cantar a nossa felicidade levamos na nossa lapela um smile dizendo “Que bom é ter Jesus”. Queremos mostrar a todos a nossa felicidade e por isso levamos mais smiles para oferecer aos nossos amigos para que eles tenham conhecimento que devemos a Jesus esta nossa forma diferente de estarmos no mundo.




segunda-feira, 26 de novembro de 2012






O Reino de Deus 


O Senhor Jesus deu início à Sua Igreja pregando a boa nova do advento do Reino de Deus prometido desde há séculos nas Escrituras: «cumpriu-se o tempo, o Reino de Deus está próximo» (Mc. 1,15). Este Reino manifesta-se na palavra, nas obras e na presença de Cristo. A palavra do Senhor compara-se à semente lançada ao campo (Mc. 4,14): aqueles que a ouvem com fé e entram a fazer parte do pequeno rebanho de Cristo, já receberam o Reino; depois, por força própria, a semente germina e cresce até ao tempo da messe. Também os milagres de Jesus comprovam que já chegou à terra o Reino: «Se lanço fora os demónios com o poder de Deus, é que chegou a vós o Reino de Deus» (Luc. 11,20). Mas este Reino manifesta-se sobretudo na própria pessoa de Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, que veio «para servir e dar a sua vida em redenção por muitos» (Mt. 10,45).

E quando Jesus, tendo sofrido pelos homens a morte da cruz, ressuscitou, apareceu como Senhor e Cristo e sacerdote eterno e derramou sobre os discípulos o Espírito prometido pelo Pai. Pelo que a Igreja, enriquecida com os dons do seu fundador e guardando fielmente os seus preceitos de caridade, de humildade e de abnegação, recebe a missão de anunciar e instaurar o Reino de Cristo e de Deus em todos os povos e constitui o germe e o princípio deste mesmo Reino na terra. Enquanto vai crescendo, suspira pela consumação do Reino e espera e deseja juntar-se ao seu Rei na glória. 

In Lúmen Gentium, Cap. I, nº 5



Meditando para Domingo do Cristo Rei do Universo do ano B





sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Catequese 1º ano








Quando olhamos para as coisas simples e belas, até onde nos leva o pensamento? Ou, simplesmente, não pensamos em nada, de tão habituados que estamos a ter essas coisas à nossa disposição?

A nossa catequese começou por nos “revelar” as maravilhas que nos rodeiam: a natureza, com os rios a correr, o colorido das flores, os pássaros e as borboletas, os animais … numa riqueza de cenários fantásticos! E, por fim, a alegria daqueles que usufruem destas maravilhas.
Nas palavras de Jesus que, ao passar com os seus amigos se detém diante de um lírio, compreendemos porque tudo é tão belo:
“Olhai, meus amigos. Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam; mas Deus, que é Pai, alimenta-as. Olhai também para os lírios do campo: vede, como eles são lindos, belos.” (cf Mt 6, 26-28)

Jesus revela-nos que tudo o que é bom e belo é Deus Pai que cria e coloca à nossa disposição para tirarmos todo o proveito delas e para sermos felizes.
Na alegria de uma flor, no chilrear dos passarinhos, ou ao olhar para o sol, no amanhecer de um novo dia, eu agradeço ao Pai pelas maravilhas que Ele cria para mim!Mas, não só para mim, também para os outros. E, eu não tenho o direito de estragar ou destruir o mundo, criação de Deus Pai para toda a Humanidade. Por isso, o nosso grupo assumiu o compromisso de cuidar do mundo, passando a fazer a separação do lixo, evitando deitar no lixo doméstico aquilo que pode ser reciclado. Os pais também se comprometeram a colaborar com os filhos, ajudando-os a depositar no ecoponto aquilo que separaram.
Para “saborear” a bondade de Deus Pai, os meninos tiveram a oferta de uma maça, que muito apreciaram, e os pais, uma linda flor.


Boa semana e … até à próxima catequese!




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Catequese 4º ano






Esta semana  falamos de mais um apóstolos de Jesus - S. Mateus. Aprofundamos, um pouco mais, a questão da importância da Oração e, principalmente, dos Amigos. Os amigos são as pessoas com quem podemos contar sempre, para tudo, em qualquer altura ou hora. Jesus é o nosso maior e melhor amigo e está sempre disponível para nós. Ele, de modo a explicar-nos o significado dos amigos, conta-nos uma parábola.
Vamos vê-la e meditar sobre ela.





quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Catequese 3º ano







Os meninos do 3º ano tiveram um desafio: Palavras cruzadas:)

Começamos a catequese com uma revisão da semana passada e, depois, usamos as palavras cruzadas para ver e rever o que se lembravam desde o início do ano. A memória estava muito fresca e lembraram-se de quase tudo. Agora, são os meninos do 3º ano que vos deixam o desafio, conseguem resolvê-lo?




1 - Livro onde está escrito a vida de Jesus.
2 - Fruto do qual se faz o vinho.
3 - Receber Jesus.
4 - Mesa onde se celebra a Eucaristia.
5 - Quem preside a Eucaristia?
6 - Dia do Senhor.
7 - O nosso Salvador. Filho de Deus.
8 - Onde aprendemos coisas sobre Jesus.
9 - Depois de consagrada torna-se no Corpo de Cristo.
10 - Estante de onde se lê a Palavra de Deus.








terça-feira, 20 de novembro de 2012

Catequese 2º ano








Deus Pai deu-nos pessoas que nos ajudam a crescer como pessoas de bem: os pais, os avós, os professores, os amigos…
 A elas devemos obedecer pois tudo o que nos mandam fazer é para nosso bem.
Não devemos obedecer a desconhecidos ou, quando duvidamos, do bem que é suposto fazer mesmo quando sugeridos por amigos. Na dúvida perguntemos a quem confiamos de verdade.
Mandar e obedecer são actos de amor pois ambos são atitudes de quem ama e quer ser e ver os outros felizes, de bem consigo e com os outros.
Jesus também era obediente, antes de tudo, ao seu Pai do Céu. Ele sabia o quanto Deus Pai o amava e o bem que lhe queria por isso, a sua resposta só poderia ser uma: OBEDECER sempre!

Obedecer significava fazer o que Deus Pai lhe pedia: Amar e respeitar com verdade a todos por igual.
Maria e José também queriam o bem de Jesus por isso se preocupavam com ele cuidando e 

ajudando-o a crescer no amor a Deus Pai. Quando Jesus Lhes obedecia estava a obedecer a Deus Pai. 
Às pessoas que nos amam, cuidam de nós e querem o nosso bem maior, nós queremos fazer como Jesus: OBEDECER.
Obedecer com paciência, com prontidão e com amor é o nosso compromisso pois agora sabemos que desta forma estamos a obedecer a Deus Pai agradecendo, ao mesmo tempo, as pessoas amigas que Ele colocou na nossa vida.







segunda-feira, 19 de novembro de 2012









“Quando os seus ramos ficam tenros e brotam as folhas,
sabeis que o Verão está próximo”.

Ver os telejornais ou escutar os noticiários é, com frequência, uma experiência que nos intranquiliza e que nos deprime. Os dramas dessa aldeia global que é o mundo entram em nossa casa, sentam-se à nossa mesa, apossam-se da nossa existência, perturbam a nossa tranquilidade, escurecem o nosso coração.
Os cristãos, convictos de que Deus tem um projecto de vida para o mundo, têm de ser testemunhas da esperança. Eles não lêem a história actual da humanidade como um conjunto de dramas que apontam para um futuro sem saída; mas vêem os momentos de tensão e de luta que hoje marcam a vida dos homens e das sociedades como sinais de que o mundo velho irá ser transformado e renovado, até surgir um mundo novo e melhor. Para o cristão, não faz qualquer sentido deixar-se dominar pelo medo, pelo pessimismo, pelo desespero, por discursos negativos, por angústias a propósito do fim do mundo… Os nossos contemporâneos têm de ver em nós, não gente deprimida e assustada, mas gente a quem a fé dá uma visão optimista da vida e da história e que caminha, alegre e confiante, ao encontro desse mundo novo que Deus nos prometeu.

Senhor,
Levanta o nosso ânimo decaído,
 aviva a nossa esperança,
Abre o nosso sorriso...



Meditando para o 33º Domingo do tempo comum do ano B - Dehonianos









sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Catequese 5º ano







Olá a todos!



Na catequese desta semana estivemos a falar sobre a origem do mal...
Começamos por ver algumas imagens de situações de violência, guerra e conflitos, e apercebemo-nos que o mal é uma realidade que está presente no nosso dia a dia... 


Mas então, se o “Projecto de Deus”, é que nós sejamos felizes e encontremos uma vida verdadeira, porque é que estamos “condenados” a conviver com o mal e a ver as nossas vidas e a nossa história marcadas por essa realidade? De onde vem este “mal” que aflige e entristece tantas pessoas? Não será possível evitá-lo? Porque é que tantas pessoas têm atitudes que magoam os outros? Será possível construirmos um mundo diferente?


Fomos encontrar resposta para estas questões na Biblia e através das fascinantes histórias de Adão e Eva (Gen 3,1-19.23) e de Abel e Caim (“Gen 4,1-16”), percebemos que desde o início da humanidade, Deus se preocupou, em mostrar ao homem o que é que lhe fazia bem e o que é que lhe fazia mal, no entanto nem sempre o homem ouve as indicações de Deus e muitas vezes escolhe os caminhos que mais lhe agradam e o mal é o resultado dessas escolhas erradas do homem.

Para evitarmos o mal é importante ouvirmos Deus, conhecermos os caminhos que Ele nos indica e vivermos de acordo com aquilo que Ele nos propõe, pois se todos levássemos a sério os mandamentos de Deus, não haveria tanto mal, não existiria tanto sofrimento neste mundo e este mundo seria um lugar mais bonito e mais feliz.

Conscientes de que cada um de nós somos responsáveis pelo mal, sempre que seguimos um caminho diferente do que Deus quer, terminamos a catequese com a partilha de orações que serviram para pedir ao Pai perdão por todas as atitudes erradas que vamos tendo e para lhe pedir que nos dê forças para seguirmos o caminho de bem.


 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Catequese 1º ano







Os amigos gostam de se encontrar. De estarem uns com os outros, para brincar, para estudar, para falar das coisas da sua vida. E, os amigos dos nossos amigos tornam-se nossos amigos também.
Quem não gosta de receber os amigos em casa?!
É bom recebermos os amigos! Por isso, os convidamos com frequência lá para casa. Preparamos tudo para os receber e, muitas vezes, com as coisas simples que temos em casa, fazemos uma festa.
É o que acontece com Jesus!
Jesus gosta muito do Grupo dos Seus Amigos. Gosta tanto, que todas as semanas nos convida a estramos presentes na Festa da Eucaristia, ou Missa. Esta festa realiza-se na Igreja, a que chamamos também a Casa de Deus.
Na Igreja, reúnem-se os amigos de Jesus, porque se sentem bem, mais perto de Jesus, para Lhe falarem, para Lhe rezarem e para escutar a Sua Palavra.
 A Palavra de Jesus, que nós podemos encontrar na Bíblia, é lida pelos Leitores e pelo Sacerdote. Por isso, devemos de estar muito atentos na Missa, para escutar com muita atenção o que Jesus nos quer dizer.


Na Igreja, Jesus fala-nos

Alegres e felizes, quisemos dizer a Jesus, que é bom saber que Ele nos chama para nos falar e, a nossa resposta só pode ser uma. Esta resposta, quisemos dize-la a cantar:

"Amigo Jesus, me chamaste/ Eu Te respondo, estou aqui/ Tu me chamaste pelo meu nome/ Eu Te respondo, estou aqui!"

Jesus chama-nos para manifestar o Amor que tem por cada um de nós, para nos dizer o quanto somos importantes para Ele. E nós, que vamos à Festa que Ele preparou, saímos de lá com mais vigor e alegria. Sentimos que vamos para a nossa vida, guiados pela mão de Jesus.
E, como os amigos de Jesus gostam de se reunir na Igreja, também quisemos marcar encontro com Jesus na Missa, que todos os Sábados celebramos às 17,30h.
Depois da Eucaristia fomos para nossas casas, levando a alegria que Jesus nos dá, com a certeza que este não foi, certamente, o último encontro nesta Festa ….




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Catequese 2º ano









A história do menino Horácio, encenada pelos pais fabulosos que temos, foi o ponto de partida para reflectirmos sobre a mentira, o lugar que ela tem na nossa vida, o quanto prejudica os outros e a nós próprios.
A verdade liberta-nos e faz-nos felizes, é um valor fundamental que nos faz viver de bem connosco e com os outros.
 Unidos a Jesus somos capazes de aprender d’Ele a AMAR, a RESPEITAR e a dizer sempre a VERDADE.
Foi o próprio Jesus que nos disse “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”
Quem vê Jesus vê a verdade, Ele é a própria verdade. Entendemos isto quando olhamos para o caminho que Jesus percorreu. O caminho do bem, do amor, do respeito e da verdade.
A verdade é filha do amor. Quem ama diz e faz a verdade, porque para ele o outro é tudo.
Quando nos comportamos como Jesus levados pelos amor e pelo respeito dizemos a verdade e vivemos uma vida abundante, quer dizer, vida cheia de felicidade, porque nos aproximamos de Jesus e dos outros. 


À pergunta de Jesus: “Quereis dizer sempre a verdade tal como fiz e vos ensinei?”, respondemos SIM e voltamos a colocar os nossos nomes nos placard como sinal 


desta vontade de sermos fieis ao nosso compromisso e de querermos fazermos parte deste único corpo que formamos em Jesus.









terça-feira, 13 de novembro de 2012

Catequese 10º ano






Um Reino

Quantas vezes “apontam o dedo” à nossa Fé? Questionam a existência de um Deus todo-poderoso que convive com a injustiça. Quão estranho falar num “Reino de Deus” num mundo onde, aparentemente, reina o Mal. Foi esse o pontapé de saída de mais uma catequese.


Mas não nos basta questionar. Quisemos ir mais além. Perceber que Reino é esse que Jesus afirmou estar já no meio de nós (Mc 1, 15), como podemos “fazer parte dele” e como se tornará realidade nos nossos dias.

 Jesus vai-nos dando essas indicações. Aa concretização desse projeto de Deus depende da forma como o acolhemos (Mc 4, 1-9) e cresce pelo seu próprio poder se tiver raízes em nós (Mc 4, 26-29). Embora o projeto de Deus para nós e para o mundo possa começar pequenino e do aparentemente desprezível aos nossos olhos (qual grão de mostarda – Mc 4, 30-32), “crescerá até chegar(mos) ao Céu”, como comparava o Hugo.
Mas quantos aceitamos este desafio? Por curiosidade investigamos… Temos o quê? Três / quatro jovens por turma que afirmam abertamente ser Cristãos?! Há que ser fermento! Como dizia o Ricardo, "se o fermento faz a diferença no pão, porque não havemos nós de conseguir fazer a diferença no mundo?” (Mt 13, 33). Tal como referia a Inês, a concretização desse Reino, de facto, “depende de cada um de nós, do nosso empenho”.

Só quando percebermos esse Reino como um tesouro, como uma pérola, quereremos arriscar tudo para o alcançar (Mt 13, 44-46). Perceberemos que “vale a pena arriscar e deixar tudo para O seguir” (dizia-nos o Zé Miguel), que vale a pena avançar contra a corrente!

Imagem de alguém que deixou tudo para correr atrás desse tesouro maior, é São Luiz Gonzaga. Esse jovem que viveu no século XVI, herdeiro de um trono, deixou todas as riquezas, projetos e conforto para iniciar a realização do Reino. Tornando-se Jesuíta foi para Roma, onde serviu ao mais marginalizados. Contraindo a doença daqueles a quem auxiliava, morreu de peste aos 21 anos, igual a tantos outros incógnitos. Buscava, incansavelmente, um tesouro que o mundo não lhe oferecia. Para si, repetia muitas vezes: “de que serve isto para a Eternidade?”.
São exemplos destes que nos fazem perceber que “o Reino de Deus não vem de forma ostensiva. (…) o Reino de Deus está entre vós!” (Lc 17, 20-21)






segunda-feira, 12 de novembro de 2012






A Eucaristia é Sacramento de unidade. Abrimos os corações para receber a Palavra de Senhor e as nossas mãos para receber o pão eucarístico. A Eucaristia é a festa da partilha, da comunidade que se reúne para celebrar Jesus, o amigo que faz questão de vir ao nosso encontro.


 E quando, a esta família, se juntam novos amigos, o motivo de festa é ainda maior. E foi isso que, de facto, aconteceu: Festa! Porque os meninos do primeiro ano se quiseram juntar a nós.
No sentido de acolhermos estes novos amigos, cada grupo de catequese quis toca-los, cada um à sua maneira, mas, todos eles, dando o que têm de melhor: o testemunho, a presença, a alegria… vejamos então:


2º Ano



3º Ano

Começamos há 3 anos a conhecer Jesus e cada vez gostamos mais dele. Todos as semanas ele tem novidades para nós que são como estrelas que iluminam o nosso coração. Esperamos que gosteis tanto da catequese como nós.
Bem vindos e sejam felizes com Jesus!


4º Ano

Olá, nós somos os meninos do 4ºano. Hoje na catequese, como já é hábito, falamos sobre o amor de Jesus para com todos nós. Em especial falamos sobre a Comunhão Fraterna que Jesus sente por nós. Comunhão Fraterna é o amor que sentimos pelas pessoas que nos rodeiam e que podem ser chamadas de irmãos e irmãs. Principalmente quando partilhamos algo com elas. Assim, e como queremos receber-vos na nossa família, queremos repartir/partilhar convosco o amor que todos os dias sentimos ao pensar em Jesus. Deste modo, queremos dar-vos este Pão, em sinal de todas as maravilhas que Jesus faz por nós.” (distribuir o pão)

5º Ano

Aos meninos e meninas do 1º ano
Os parabéns queremos dar
Por já virem à catequese
Aprender o que Jesus tem para ensinar

Nós já cá andamos há 5 anos
E muito temos aprendido
Por isso vos dizemos
Andar na catequese não é tempo perdido

Venham sempre à catequese
Que não se vão arrepender
Vão conhecer melhor Jesus
E ver que é um amigo a valer



 6º Ano

Nós somos o 6º ano e estamos aqui porque queremos seguir Jesus.
Ao longo destes anos temos aprendido com Jesus a amar com verdade os outros.
Esta descoberta melhorou a nossa vida, esperamos que mude também a vossa.
Contem connosco para vos ajudar.



7º/8º Ano

Ser Grupo é aprender a ser capaz de dialogar, partilhar e acolher a Deus e ao próximo.
Como Grupo, somos mais e somos melhores.
Hoje acolhemos aqui os meninos do 1º Ano que iniciam esta caminhada cristã, desejamos que também vós formem Grupo com JESUS tal como nós tentamos.
Sejam bem-vindos.


9º/10º Ano

Somos do 10º ano de catequese e estamos aqui porque descobrimos um tesouro no qual investimos muito do nosso tempo, uma grande parte da nossa vida... Um tesouro que tentamos conhecer e aprofundar  durante estes 10 anos. Esse tesouro é o Reino de Deus e é nele que encontramos a nossa fé, a vontade de crescer!
Quando entramos na catequese, tal como vocês estão a entrar agora, tínhamos força de vontade e foi com essa força que descobrimos este magnifico tesouro. Foi ele que nos deu asas para seguirmos em frente.
É esta a nossa mensagem para vocês, meninos, pois todos nós já estivemos no vosso ano. Nesse primeiro ano encontramos um amigo novo, um amigo que nos vai proteger sempre que precisarmos. A catequese não é só um lugar onde te podes encontrar com todos os teus amiguinhos, é um lugar onde, principalmente, te podes encontrar com Esse Amigo que nunca te abandonará: Deus!











Senhor, ofereço-Te …?!

Que podemos nós oferecer ao Senhor, nestes tempos tão difíceis, que nos exigem já tantos sacrifícios?!

As leituras deste 32º Domingo falam-nos de duas viúvas. Estas mulheres, para além das dificuldades que sentiam devido à sua condição de mulheres sós, eram pessoas humildes e de poucos recursos. No entanto, é admirável a atitude que cada uma tem. Atitude que tem origem na Fé que sentem pelo nosso Deus. Muito podemos aprender com elas, nós, que nos dizemos cristãos.
A viúva de Sarepta fia-se em Deus e põe o pouco que tem à disposição do seu profeta. E, Deus recompensou-a!
A outra viúva, de que nos fala o Evangelho, aproximou-se e deu o pouco que tinha, o que lhe restava para sobreviver. Também ela coloca a sua vida nas mãos de Deus.
Na sua humildade, esta mulher procurou não chamar à atenção. Contudo, a sua atitude não passou despercebida aos olhos de Jesus, que fez dela um modelo para todas as gerações.

Através do exemplo destas duas mulheres, podemos descobrir qual é a verdadeira adoração que é agradável aos olhos de Deus: a doação total e incondicional da vida de cada um.
A Deus não interessa grandes e sumptuosas manifestações religiosas, mas uma atitude permanente de entrega nas suas mãos, de disponibilidade para os seus projectos, de acolhimento generoso dos seus desafios. De generosidade para doarmos a nossa vida em beneficio dos nossos irmãos.
E, a nossa oração,
“Senhor, eu confio em ti.
Eu Te ofereço toda a minha vida”

Será música suave e agradável aos ouvidos de Deus.



Meditando para o 32º Domingo do tempo comum do ano B




domingo, 11 de novembro de 2012

Catequese 1º ano






Olá a todos,
No passado sábado, dia 3, a nossa catequese foi completamente diferente. Mas nem por isso deixou de ser bonita, pelo contrário.

A nossa catequese iniciou-se de tarde na Igreja de Rio Tinto, aqui fomos conhecer a Igreja, com as nossas catequistas, exceto no Sacrário que foi o nosso Pároco Vidinha que nos explicou o que é o Sacrário e para que serve. Começamos então pela Pia Batismal, que é um vaso de pedra localizado no batistério, em que se verte a água utilizada para o sacramento do batismo, é a partir do nosso batismo que ficamos a pertencer a Deus Pai; de seguida dirigimo-nos para o Ambão, estante onde leitores e sacerdote leem a Palavra de Deus, isto é os textos escritos na Bíblia; Altar, mesa onde é celebrada a missa, onde Jesus se dá; Sacrário, pequeno cofre para guardar as hóstias sagradas. Maria – Mãe de Jesus e nossa mãe. A nossa Igreja é mesmo linda.
Após termos conhecido a nossa Igreja de Rio Tinto e o Senhor Padre Vidinha, fomos recebidos entre cânticos de alegria na Igreja de Santa Maria pelos nossos Pais e por Toda a Comunidade Paroquial. Que bom a tarde estava um pouco fria e chuvosa mas quando entramos nesta igreja, sentimos um calor tão forte, um carinho e um amor tão grande, que não houve mais frio. E enquanto aqui estivemos os nossos pais quiseram assumir perante Jesus o compromisso de nos trazerem sempre à catequese e nós assumimos uma vez mais o compromisso de não faltarmos à catequese. Que Alegria e Amor tão grande, sentimos na nossa Festa do Acolhimento, este Amor e esta Alegria hoje vivemos, é o Amor que Jesus nos tem, é o Amor com que Jesus nos acolheu desde o nosso primeiro dia de vida. É o mesmo Amor com que Jesus falou sobre as crianças à comunidade que com Ele vivia e que ainda hoje continua a dizer-nos.







“Deixai vir a mim as Criancinhas”               
Entramos recebidos por cânticos e saímos entre cânticos e palmas. Que Festa que Alegria.












Até tivemos direito a uma pequena
    recordação deste dia.










E para mais tarde recordar a nossa Alegria
quisemos fotografar.







Catequese 4º ano










A semana passada, conversamos um pouco sobre o "lavar os pés". Falamos da última ceia, do momento em que Jesus lava os pés aos apóstolos.
Este gesto não é um gesto qualquer e, naquele momento, também os apóstolos não perceberam o sentido do acto. É então que Jesus continua e diz que se Ele que é Mestre e Senhor se ajoelhou e lhes lavou os pés, eles devem fazer igual às pessoas que os rodeiam.
Devemos compreender que o Amor de Deus é para os humildes de espírito. 
Que este amor fraterno possa espalhar-se e chegar a todos.







sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Catequese 5º ano









Olá a todos!!!

Esta semana, na nossa catequese, estivemos a falar da criação do homem e da mulher e vimos que Deus fez o ser humano à sua imagem e semelhança.
Primeiro Deus criou o homem, a partir do pó da terra e como viu que o homem se sentia só, Deus fez o homem adormecer e com toda a sua sabedoria e bondade, retirou uma costela do homem e a partir dessa costela, criou a mulher, fazendo com que os dois ficassem a ser “carne da mesma carne”.
Deus quis que o homem e a mulher experimentassem o amor, se comprometessem com o amor e vivessem um para o outro, completando-se um ao outro, ajudando-se um ao outro, amando-se se um ao outro e multiplicando-se.
 Depois de terminada a sua obra mais preciosa, a criação do homem e da mulher, Deus entregou-lhes os animais, as plantas e todas as coisas criadas, tornando-os responsáveis pela criação.

Nós, como seres humanos, temos a grande missão de colaborar com Deus, todos os dias, na construção deste mundo tão bom e tão bonito que Ele nos ofereceu e como tal devemos respeitar e cuidar da natureza e dos animais e devemos tratar toda a gente com muito respeito e consideração.



Para agradecer a Deus por nos ter criado e ter criado todo este mundo maravilhoso, cada um de nós ficou de durante a semana escrever uma “Mensagem para Deus que me criou”...

Na próxima semana partilharemos convosco as nossas mensagens...




quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Catequese 2º ano










 Todos os dias, nos autocarros, no emprego, na escola, na rua, na paragem, no supermercado,  nos cruzamos com pessoas muito diferentes de nós e, não raramente, vemo-las  serem ignoradas e até desprezadas. Como lidamos nós com a diferença? Ela impede-nos de sermos amigos? Todos somos diferentes. Os nossos amigos são diferentes de nós e nem por isso deixamos de ser amigos, as brincadeiras até são mais divertidas porque eles têm ideias que nós não temos. Os nossos pais são diferentes de nós, em idade, em sabedoria, em mentalidade e não deixamos de os amar ainda que muitas vezes discordemos. A diferença é salutar e ajuda-nos a crescer. 


A Palavra de ordem de Jesus é o RESPEITO. Ele disse-nos que devemos aceitar e respeitar as diferenças, “Quem não é contra nós, é por nós”. Quer isto dizer que quem é diferente de mim não quer dizer que seja contra mim, é simplesmente diferente. Quem faz o bem, ainda que seja diferente na cor, na religião que professa, na língua que fala ou no modo de ser, está do mesmo lado de Jesus porque quem RESPEITA, AMA e este é o principal querer de Jesus. 
Agora que aprendemos de Jesus a respeitar, cabe-nos estar mais atentos aos meninos que excluímos das nossas brincadeiras porque são diferentes.
 Aos meninos, pais, irmãos, avós, que dizem coisas com as quais não concordamos, vamos aceitar e respeitar ou vamos desatar a discutir ou dar pontapés? Quem respeita dá motivos para ser respeitado e quando assim acontece a paz instala-se.

Para respeitar, coisas simples podemos fazer: aproximar, escutar, dialogar, aceitar, um abraço, um “sim, gosto de ti mesmo assim”. Este é o nosso compromisso, respeitar a todos principalmente aqueles que são mais diferentes de nós.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012