terça-feira, 21 de maio de 2013

Catequese 2º ano










No mês de Maio a nossa atenção dirige-se em especial para Maria, mulher simples que assumiu com humildade o seu papel de Mãe de Jesus... tornando-se assim também nossa mãe!

Por esta razão, quisemos mostrar o muito carinho que temos à nossa Mãe do Céu, rezando-lhe: "Avé-Maria".


Para isso juntamo-nos, todos os grupos de catequese do 2º ano da Paróquia de Rio Tinto, para rezar o Terço Missionário.



Durante o Terço, as crianças, os pais e catequistas, sentados aos pés de Maria, expressaram com simplicidade o seu carinho pela Mãe, revelando também a alegria por estarmos juntos, unidos na mesma fé em Jesus, para quem a Mãe sempre nos conduz.


                   Porquê rezar o terço missionário?

Ao rezá-lo, tornamo-nos discípulos de Jesus Cristo, e dispomo-nos, como Maria, pela força do Espírito Santo, a realizar a missão de Jesus Cristo, o enviado do Pai.
Pela oração do Rosário Missionário encontramo-nos com todos os povos, raças e culturas da terra. Atingimos, desta forma, os imensos horizontes da missão.
Rompem-se os egoísmos e as intenções particulares, em nossas orações, para rezar pelas necessidades de todos os povos da terra.
O rosário missionário consta de cinco dezenas de cores diferentes: cada cor representa um continente e chama a atenção sobre o que queremos rezar.

A dezena verde é pela África. Lembra-nos as verdes florestas e a cor sagrada dos muçulmanos.
A dezena vermelha é pelo continente americano, que teve como primeiros habitantes os peles-vermelhas.
A dezena branca é pela Europa e pelo Papa, que constantemente vela pelos destinos da Igreja.
A dezena azul lembra-nos a Oceânia, com milhares de ilhas espalhadas pelas águas do oceano Pacífico.
A dezena amarela é pela Ásia, berço de muitas civilizações e religiões.

 Numa só voz a nossa oração, com certeza, chegou a Maria que, na sua constante simplicidade, acolhe os que são simples de coração e querem aprender dela a amar ao jeito de Jesus rompendo não só as fronteiras terrenas mas também as interiores que, na maior parte das vezes, são as mais difíceis de vencer.



Não percamos de vista Maria como exemplo de fé, de oração, de simplicidade e de missão. Respondamos Sim á sua proposta, na sua aparição aos pastorinhos, de rezarmos pela paz do mundo se não for mais, pelo menos uma Avé-Maria diária.




Boa semana com Maria… se assim o quiserdes!





Sem comentários:

Enviar um comentário