segunda-feira, 22 de setembro de 2014





«Dá-nos um coração grande para amar e forte para lutar»


Ao celebramos hoje a Páscoa Semanal, o Domingo, São Mateus apresenta-nos a parábola do Reino de Deus (Mt. 20, 1-16). Neste ensinamento, o Divino Mestre diz aos Seus discípulos, que o Reino dos Céus se pode comparar a um proprietário duma vinha que contratou trabalhadores ao longo de todo um dia de trabalho; ao anoitecer, manda chamar os operários e paga a todos por igual, sem distinção.
 Perante a generosidade desta atitude, os primeiros a serem contratados indignaram-se por não se verem favorecidos no seu salário, por terem iniciado primeiro o seu trabalho. É neste contexto que Jesus responde: «Amigo, em nada te prejudico. Não será permitido fazer o que eu quero do que é meu? Ou serão maus os teus olhos porque eu sou bom?» E Jesus completa a sua parábola, concluindo: «os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos».
Só percebemos esta parábola de Jesus se tivermos presentes as palavras do Profeta Isaías: «os meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos os meus» (Is. 55, 8).

Senhor,
A nossa conversão à Tua Palavra deve ser permanente. Atenta à nossa certeza de que na Tua casa há lugar para todos aqueles que se convertem sinceramente.
Sim, havemos de ser julgados pelo crivo da misericórdia e da bondade de Deus: «Dá-nos um coração grande para amar e forte para lutar»



Meditando para o 25º Domingo do tempo comum do ano A -  +Francisco José Senra Coelho 




Sem comentários:

Enviar um comentário