segunda-feira, 29 de setembro de 2014






«Palavras, leva-as o vento»


( …) A parábola de Jesus,  conta-nos que um homem tinha dois filhos a quem convidou a trabalhar na Sua vinha. O primeiro respondeu afirmativamente, mas não chegou a ir trabalhar e o segundo apresentou-se renitente em aceitar, mas acabou por fazer a vontade do Pai.
 Neste ensinamento de Cristo, recordamos o adágio popular: «Palavras, leva-as o vento» e assumimos que o caminho de conversão a Cristo, que somos chamados a percorrer diariamente, requer que passemos das intenções à concretização das boas obras.
 João Cassiano mestre de espiritualidade dos inícios do século V, dizia: «ninguém pode combater as guerras do Senhor com um duplo coração», por isso rezamos a Deus nesta manhã, que nos ensine a usar bem a liberdade, que nunca permita em nós a existência de um coração duplo, fonte de incoerência e vidas paralelas, mas que nos guie em gestos e compromissos em favor de um mundo mais verdadeiro e por isso mais justo, mais parecido com o mundo novo, já presente nas bem-aventuranças de Jesus.




+Francisco José Senra Coelho – Braga


sábado, 27 de setembro de 2014









Jesus de Nazaré,

É sempre surpreendente o impacto que a Tua vida provocou e continua a provocar em tantas vidas.
Foi o que senti, quando acompanhei a visita do Papa Francisco à Albânia e percebi o martírio de tantos;
Foi o que senti, quando assisti à preparação da beatificação de Álvaro de Portillo, que acontece hoje em Madrid, e que move católicos de todo o mundo;
Foi o que senti, quando li a notícia de que estarão amanhã em Roma, 40 mil idosos, vindos de 20 países, num claro testemunho de fé;
Foi o que senti, quando testemunhei o empenho de alguns católicos na organização de mais uma caminhada pela vida…
No silêncio do Martírio e na alegria da Festa, na dimensão da praça de São Pedro, ou na simplicidade das ruas de Lisboa permanece, como razão de tudo acontecer, a Tua presença, Jesus.
Desconhecido e capaz de arrastar multidões;
pobre e capaz de pressentir fragilidades e anseios;
morto numa cruz e capaz de voltar a caminhar pelo pó das estradas;
situado no tempo e no espaço e para sempre vivo no meio dos homens…
É de Ti, Jesus, que nos fala o Papa Francisco e o Beato Álvaro;
é por Ti, Jesus, que os idosos caminham para Roma
e aqueles amigos não desistem de defender a vida pelas ruas da minha cidade…

Ajuda-nos a pressentir a Tua presença na normalidade das nossas vidas, na comunhão fraterna e no partir do pão.

Ajuda-nos, Jesus de Nazaré.


Isabel Figueiredo


quinta-feira, 25 de setembro de 2014




A Felicidade está na simplicidade...








terça-feira, 23 de setembro de 2014





Ser Catequista é ser discípulo de Jesus.

Neste Centro de Catequese da Ponte na Paróquia de Rio Tinto, um conjunto de amigos procura ter como estandarte esta insígnia - Ser Catequista é ser discípulo de Jesus.
A nossa catequese, pretende mostrar que o caminho de Jesus, muitas vezes, pode ser longo e árduo mas faz-se caminhando.
É uma caminhada em grupo com a comunidade local, estabelecida numa sociedade moderna, em que se procura transmitir, a estes rapazes e raparigas, crianças e jovens, que o caminho da fé implica grandes ideais de perseverança, onde, muitas vezes, ‘remamos contra a maré’.
Não é fácil nos nossos dias demonstrar o poder da ação de Jesus, este projeto que Ele nos trouxe, o de construir um mundo novo nesta pequena comunidade. Instruir, formar, ensinar e transmitir a filhos e pais que a dignidade humana está alicerçada numa premissa simples. O Amor de uns pelos outros.
Esta novidade apresentada pelo Seu projeto, ensinamentos transmitidos por todos os Catequistas nas suas catequeses, tem um forte aliado no “Espirito Santo”. A transformação radical exibida por ‘atos e palavras’ expressa através de uma força conjunta, certamente irá transformar o mundo desta comunidade.
A catequese não fica unicamente dentro das paredes das salas onde se faz Catequese. Faz-se para este pequeno mundo ao serviço desta comunidade, pois claro, somos suas testemunhas.
Não chega dar a conhecer Jesus, é preciso apresentá’lO com o testemunho, e não só, com discursos bonitos e bem elaborados.
Árdua tarefa esta, apresentada aos Jovens, aos Pais e a toda esta Comunidade pela Sua Palavra e por todo o nosso testemunho.
Bem-vindos ao novo ano catequético na nossa comunidade, O Centro de Catequese da Ponte


Foi com estas palavras de boas vindas do Jorge que demos inicio á nossa reunião de arranque de ano, certos que seremos conduzidos pela mão de Jesus. 
A nossa catequese irá começar no dia 11 de Outubro, temos uma reunião geral de pais a ser preparada que, a seu tempo, cada catequista se encarregará de informar. Teremos, entretanto, ao longo desta semana,  reuniões de catequistas por volumes e o envio dos catequistas de toda a paróquia na Eucaristia das 11 h no próximo Domingo dia 28 . Nos dias  30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro teremos as nossas jornadas catequéticas.

Comprometidos na missão " Sabemo-nos todos necessários e queremo-nos todos envolvidos, cultivando formas, meios e oportunidades para viver de Cristo e anunciar em seu nome a alegria do Evangelho"






segunda-feira, 22 de setembro de 2014





«Dá-nos um coração grande para amar e forte para lutar»


Ao celebramos hoje a Páscoa Semanal, o Domingo, São Mateus apresenta-nos a parábola do Reino de Deus (Mt. 20, 1-16). Neste ensinamento, o Divino Mestre diz aos Seus discípulos, que o Reino dos Céus se pode comparar a um proprietário duma vinha que contratou trabalhadores ao longo de todo um dia de trabalho; ao anoitecer, manda chamar os operários e paga a todos por igual, sem distinção.
 Perante a generosidade desta atitude, os primeiros a serem contratados indignaram-se por não se verem favorecidos no seu salário, por terem iniciado primeiro o seu trabalho. É neste contexto que Jesus responde: «Amigo, em nada te prejudico. Não será permitido fazer o que eu quero do que é meu? Ou serão maus os teus olhos porque eu sou bom?» E Jesus completa a sua parábola, concluindo: «os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos».
Só percebemos esta parábola de Jesus se tivermos presentes as palavras do Profeta Isaías: «os meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos os meus» (Is. 55, 8).

Senhor,
A nossa conversão à Tua Palavra deve ser permanente. Atenta à nossa certeza de que na Tua casa há lugar para todos aqueles que se convertem sinceramente.
Sim, havemos de ser julgados pelo crivo da misericórdia e da bondade de Deus: «Dá-nos um coração grande para amar e forte para lutar»



Meditando para o 25º Domingo do tempo comum do ano A -  +Francisco José Senra Coelho 




quinta-feira, 18 de setembro de 2014





A Importância de saber ouvir....















terça-feira, 16 de setembro de 2014











Ajuda-me a voltar sempre a Ti


Na viagem das nossas vidas, muitas vezes permanecem como prioritárias as urgências do quotidiano, protelando para depois as necessidades essenciais, porém quase sempre com o rótulo incondicional impressionante de “urgente”.
Quantas vezes não ficam para trás e submersas no nevoeiro da indiferença, deveres e obrigações essenciais à nossa coerência, à nossa missão ou até mesmo importantes para aqueles que mais amamos. Não raramente, fica entre estes adiamentos a nossa relação com Deus. Preenche-nos somente o efémero e protelamos
ou secundarizamos tudo o que nos liga aos valores eternos.

Senhor,
Tu és o manancial donde brota a vida. Ajuda-me a voltar sempre a Ti, porque só Tu és o alimento que não perece. Creio, Senhor, que és o “Pão partido para o mundo novo”, quero ficar contigo!



(Autor desconhecido)






segunda-feira, 15 de setembro de 2014





“…O Evangelho deste Domingo convida-nos a contemplar, com João, esta incrível história de amor e a espantar- nos com o peso que nós - seres limitados e finitos, pequenos grãos de pó na imensidão das galáxias - adquirimos nos esquemas, nos projectos e no coração de Deus.
O amor de Deus traduz-se na oferta ao homem de vida plena e definitiva. É uma oferta gratuita, incondicional, absoluta, válida para sempre e que não discrimina ninguém. Aos homens - dotados de liberdade e de capacidade de opção - compete decidir se aceitam ou se rejeitam o dom de Deus. Às vezes, os homens acusam Deus pelas guerras, pelas injustiças, pelas arbitrariedades que trazem sofrimento e morte que pintam as paredes do mundo com a cor do desespero... O nosso texto, contudo, é claro: Deus ama o homem e oferece-lhe a vida. O sofrimento e a morte não vêm de Deus, mas são o resultado das escolhas erradas feitas pelo homem que se obstina na auto-suficiência e que prescinde dos dons de Deus.… A liturgia da Festa da Exaltação da Santa Cruz convida-nos a percorrer, com Jesus, esse caminho de amor, de dom, de entrega total que ele percorreu”.




Meditando para o 24º Domingo do tempo comum do ano A - Exaltação da Santa cruz - Dehonianos




quinta-feira, 11 de setembro de 2014




O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito
marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
 Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
 Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.



Charles Chaplin





terça-feira, 9 de setembro de 2014





Acabadinhos de chegar!...

Chegados de férias, estamos prontos a continuar a partilha neste espaço de encontro com quem, de alguma forma, se identifica connosco na forma de promover o encontro dos meninos da catequese com Jesus. 
Descansados e animados estamos em fase de nos prepararmos, individualmente e em grupo, e projectar os objectivos do novo ano.
Sabemos que novos os desafios nos esperam, Sim! Preparados?


Com Jesus, certamente que SIM! :)



segunda-feira, 8 de setembro de 2014








Ensina-nos Senhor a "fazer o bem sem olhar a quem"


Hoje, dia do Senhor, a palavra do Evangelho de S. Mateus apresenta os critérios para os nossos diálogos humanos e fraternais  (Mt 18,15-20).
Somos convidados a responsabilizarmo-nos pelo outro com rosto humano, ajudando-o no seu caminho de felicidade, sempre à maneira de Jesus Cristo, com Amizade e Amor.
 Não podemos cultivar a indiferença, mas a promoção do "Bem Comum" com consciência de dever. No confronto com o abuso do poder, com o desrespeito pela dignidade do outro, com as injustiças cometidas contra os mais fracos e com a insensibilidade para quem pratica a solidariedade, importa denunciar a cultura da morte e anunciar a Vida Nova que Jesus nos traz na vivência do Seu Mandamento Novo. Jesus garantiu-nos: «onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio d'eles.»

Porque a caridade exige que estejamos orientados para o outro, pois o Amor é dar e receber, é abertura mútua que busca a comunhão e a unidade, pedimos nesta manhã ao Senhor a Sabedoria dos Simples: Ensina-nos Senhor a "fazer o bem sem olhar a quem" e a compreendermos que "Quem cala, consente".


Meditando para o 23ª Domingo do tempo comum do ano A - D. Francisco José Senra Coelho