terça-feira, 15 de dezembro de 2015





“E nós, que devemos fazer?” 


Preparar o “caminho” por onde o Senhor vem, significa debater os nossos limites, o nosso egoísmo e comodismo e operar uma verdadeira transformação da nossa vida no sentido de Deus.
O Evangelho sugere três aspectos onde essa transformação é necessária: é preciso sair do nosso egoísmo e aprender a partilhar; é preciso proceder com justiça; é preciso renunciar à violência e à opressão e respeitar absolutamente a dignidade dos nossos irmãos. No início, no meio e no fim desse “caminho de conversão”, espera-nos o Deus que nos ama. O seu amor não só perdoa as nossas faltas, como nos transforma e renova. Daí o convite à alegria: Deus está no meio de nós, ama-nos e, apesar de tudo, insiste em fazer caminho connosco. Cada cristão é “baptizado no Espírito”; recebe de Deus vida nova e é portador dessa vida de Deus, que lhe permite testemunhar Jesus. Acolher e testemunhar Jesus, na vida do cristão, é ter atitudes de alegria, bondade e oração.

“E nós, que devemos fazer?” 

Nada de extraordinário. Hoje, João dir-nos-ia para transformarmos a festa comercial de Natal numa ocasião de partilha mais generosa. A atenção ao quotidiano sugerir-nos-á como partilhar! Não são necessárias coisas extraordinárias. Basta deixar iluminar pela Boa Nova de Jesus a nossa vida de todos os dias…

“Senhor, ajuda-nos a ser Tuas testemunhas e a olhar o outro com bondade.”


Meditando para a 3ª semana do Advento do ano C


Sem comentários:

Enviar um comentário