sexta-feira, 31 de julho de 2015

segunda-feira, 27 de julho de 2015





O milagre da multiplicação dos "cinco pães de cevada e dos dois peixes" 

Hoje o Evangelho apresenta-nos o milagre da multiplicação dos «cinco pães de cevada e dos dois peixes» para uma multidão de cinco mil homens (Jo. 6, 1-15).


Talvez possamos falar do milagre da multiplicação do Amor.
De facto, o pão significa tudo do que precisamos na vida, alimentação, saúde, habitação, educação e amor.
Todas estas necessidades atingem a sua eficácia máxima quando são distribuídas com Amor.
O Amor pressupõe justiça, verdade e Humanização.
Em nossos dias é grande a eficácia da ciência e da técnica, mas sentimos diminuído e por vezes bem escaço, o Amor que aproxima e dá a plenitude do sentido a partilhar.

Pedimos-te Senhor, que nos ensines a multiplicar os gestos de Amor para que ninguém viva só no meio de muita gente, experimentado o terrível frio da solidão.




Meditando para o 17º Domingo do tempo comum do ano B - D. Francisco Senra Coelho










sexta-feira, 24 de julho de 2015

quarta-feira, 22 de julho de 2015

segunda-feira, 20 de julho de 2015





“Vinde descansar um pouco”
“Vinde descansar um pouco”, é o convite que hoje o Senhor dirige aos seus discípulos: “Vinde comigo para um lugar isolado e descansai” (Mc. 6, 30-34). Porém, ao chegar ao local previsto, “Jesus compadeceu-Se” e “começou a ensinar-lhes muitas coisas”.

Jesus não ensina teorias, mas a “arte da compaixão” ou seja de compartilhar o sofrimento e a vida com os irmãos. Ei-l’O a mudar os seus planos de descanso para compartilhar a sabedoria da vida com aqueles que eram “como ovelhas sem pastor”.

É assim que Jesus me convida neste tempo de verão, a saber compartilhar com aqueles para quem a vida me deixa menos disponibilidade em tempo de intenso trabalho.

Senhor, ensina-me a ter tempo para os outros, porque eles valem mais do que as coisas.





Meditando para o 16º Domingo do tempo comum doano B - D. Francisco Senra Coelho




quinta-feira, 16 de julho de 2015








A verdadeira família, na perspectiva do Reino de Deus, é aquela constituída por pessoas que, fazendo a vontade do Pai, tornam-se discípulos de Jesus. Na medida em que a família se comprometa com o fazer a vontade do Pai, ela se abre para a partilha, a solidariedade e ao acolhimento aos mais excluídos, sem preconceitos e com amor.

Qual é a missão da minha família no mundo? De que forma minha família vive a fé? Somos uma família edificada sobre a Palavra de Deus?
"Na medida em que a família cristã acolhe o Evangelho e amadurece na fé torna-se comunidade evangelizadora. Escutemos de novo Paulo VI:'A família, como a Igreja, deve ser um lugar onde se transmite o Evangelho e donde o Evangelho irradia. Portanto no interior de uma família consciente desta missão, todos os componentes evangelizam e são evangelizados. Os pais não só comunicam aos filhos o Evangelho, mas podem também receber deles o mesmo Evangelho profundamente vivido. Uma tal família torna-se, então, evangelizadora de muitas outras famílias e do ambiente no qual está inserida.'" (Exortação Apostólica Familiaris Consortio, 52).



quarta-feira, 15 de julho de 2015

segunda-feira, 13 de julho de 2015





Fica connosco, Senhor!


Hoje o Evangelho relata-nos o envio dos discípulos dois a dois, a fim de os preparar para a grande Missão que lhes havia de confiar.
Em tempo marcados por um acréscimo de individualismo, por vezes sobressai em nós a opção pela autogestão da vida, evitando compartilhar com alguém o dia-a-dia das nossas existências.
Por vezes ouvimos opções estranhas como ser cristão sem Igreja!?
Como é claro o Senhor na sua escola de discípulos: «Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles».

Pedimos-te Senhor a alegria de sabermos apreciar o Dom da Comunidade cristã e rezamos-Te por todos aqueles que Hoje se vão juntar à volta da Tua mesa para escutarem Tua Palavra e partilharem Teu Pão.
Fica nosso Senhor!


Bom Dia! 


Meditando para o 15º Domingo do tempo comum do ano B - D. Francisco Senra Coelho








terça-feira, 7 de julho de 2015




Da Festa da família em Fátima....



Camioneta nº 4


- “Dia maravilhoso passado em família, Família de sangue e de amor que é a comunidade da Catequese da Ponte.
  Que Maria nos dê saúde para cá tornarmos para o ano e continuemos a confiar nela, pois ela está sempre connosco, mesmo quando pensamos que não.”

- “Foi uma experiência que nunca vou esquecer. Foi um dia maravilhoso, principalmente, porque estivemos todos em família a conviver.”
- “É a primeira vez que participo neste passeio convívio e estou a adorar. Devo destacar o reacender duma chama do fenómeno chamado Família. Até para o ano.”
- “Este dia foi para mim… foi um dia com muita paz e harmonia, um dia passado em verdadeira união de família. Um dia de muito Amor e Paz com Maria. Cantamos, oramos e divertimo-nos, foi o verdadeiro dia das famílias!”

- “O dia foi incrível, pois a chuva não foi muito agradável mas a melhor parte foi que acabamos todos o dia em família… adoro ir a Fátima.”

- “Obrigada, por este belo dia passado em família...”

- “Eu gostei da casa da Lúcia, porque tinha ovelhas, e foi muito divertido com a minha família.”

- “Apesar dos contratempos da chuva, o dia acabou por ser agradável e feliz…
    Muitas felicidades para todas as famílias…”

- “Sentimento do dia
     Tantas pessoas; tantos feitios; tantas diferenças. Mas, no fim todos se entendem, todos se compreendem, apesar das diferenças. Por que não tentar todos os dias, para que todos sejam felizes?”

- “Foi um dia bem passado
   Em reunião e família
   Onde Fátima é o encontro
  De quem ama Deus com alegria!”

- “Foi um dia muito bom junto da nossa mãe Maria.”


- “Hoje foi um domingo bem passado, na companhia da minha família e das outras famílias. Foi profundo. Estar em Fátima tem um significado grande.”










segunda-feira, 6 de julho de 2015



Da festa da Família em Fátima....



Camioneta nº 2

- “Mais um ano de partilha de momentos de oração e diversão.
  Gostamos muito! Para o ano queremos mais! 
Obrigada à organização”



- “La cnvivencia ha sido muy positiva, la misa emocionante y hasta la lluvia ha tenido su gracia. La oracion final hace ver el sentido de la família.”

- “Gostei muito da viagem a Fátima. Adorei este dia. Foi muito divertido e gostei muito da chuva.”

- “FÁTIMA! FELIZ DIA DA FAMÍLIA!
  Senti-me muito feliz com esta visita a Fátima. Gostei muito!...
  Espero que para o ano haja mais!
 Foi muito fixe!!!”


- “Foi o dia em que recarreguei “bateria”! Foi um daqueles dias que saí de casa com a ansia de debruçar-me aos pés da Mãe, em busca de conforto da alma e aconchego no coração!
Senti-me tão bem no Santuário! Senti que realmente estava em festa, com amigos …
A flor que entregamos a Maria, significou/significa a vida que brota dos nossos corações, a beleza da nossa fé que regala os nossos olhos e que com pouco mais do que água, tem uma vida bonita! Significa a vida dos nossos filhos, que tentamos conduzir no caminho da fé! Fé de Jesus e Maria!”

- “Gostei muito da nossa peregrinação a Fátima para, com a nossa família e a família da catequese, poder rezar mais próximo de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe.
 O convívio entre os participantes ajudou a cimentar os laços entre todos, em Cristo.
Bem hajam pela peregrinação e parabéns pela organização.”

- “Eu vim de Fátima com o coração cheio. Cheio de Amor, de Esperança no futuro, e de Fé. Bem hajam, pelo dia fantástico que nos proporcionaram.”

- “Foi um dia cheio de alegria, amor e muitos miminhos. Que levemos de Fátima este espírito de entreajuda, o coração cheio e a certeza de que, com Jesus e Maria, sabemos saborear a vida em Família. Um obrigado às famílias que estiveram e a todas as outras que vieram nos nossos corações. Para o ano há mais!”

- “Estou feliz; é sempre muito bom vir a Fátima, e em família muito melhor.
  O dia está a ser maravilhoso, e até, imaginem, tivemos a chuva para o abençoar.
  Fantástico este dia! Obrigado Maria, minha Mãe e mãe de todos. Espectacular!...”

- “Festa da Família 2015
   Uma família feliz
   Fica ainda mais unida
  Por passar dias assim
  De pura alegria vivida!”

- “Foi a 1ª vez que fiz o passeio da família e gostei muito. O grupo da catequese foi impecável. O jogo realizado foi divertido, o almoço deu para conhecermos outras famílias e socializar. Espero que para o ano esteja novamente presente com a minha família.

Obrigado pelo passeio e por sair deste passeio com vontade de ir à missa.”








«De onde lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta…?»

Este Domingo, o Evangelho leva-nos a Nazaré, terra onde Jesus morou até aos trinta anos e onde ainda não tinha anunciado a Boa Nova. Inicialmente, parece ser bem acolhido, mas rapidamente torna-se motivo de escândalo para os seus conterrâneos. No seu ambiente suscita contradições: uns admiram-se pela sua sabedoria, outros ficam perplexos e duvidam, recusando a doutrina.~
De facto, a Boa Nova anunciada, exige uma mudança de mentalidade, de relação interpessoal e uma fé sólida e mais vivida com o coração e na verdade. O escândalo acontece quando se considera apenas o aspecto humano e não se sai dos esquemas pré-formados das pessoas.
 Deste modo Deus nunca se manifestará, deste modo nunca entenderemos o mistério da Incarnação. Aderir totalmente a Jesus e ao mistério divino que O envolve não é fácil, mas é este o apelo forte deste Domingo: na fé, abrir a nossa mente e o coração «Àquele que vem em nome do Senhor.»

Senhor Jesus,
Ajuda-me a ser um profeta que não perde a coragem diante das dificuldades, que confia no poder da Tua Graça.



Meditando para o 14º Domingo do tempo comum do ano B- Abc da catequese








sexta-feira, 3 de julho de 2015







A Igreja celebra nesta sexta-feira, dia 03 de julho, a festa de São Tomé, Apóstolo. Tomé, ou Tomás, é um nome de origem aramaica, que significa “Gémeo”.
Tomé é, então, o Gémeo, o irmão gémeo. E a pergunta surge rápida e espontânea: gémeo de quem? Irmão gémeo de quem? Nas poucas passagens dos Evangelhos que expressamente o referem, Tomé mostra-se impulsivo e determinado (João 11,16), lógico e prático nas perguntas que faz (14,5), um pouco individualista,
por vezes ausente da comunidade (João 20,24), desvalorizando o testemunho dos outros, e tudo querendo verificar por conta própria (João 20,25). É o famoso «ver para crer». Mas quando vê os seus toscos planos desvendados por Jesus, quando se descobre adivinhado e antecipado por Jesus, rende-se de imediato,
desiste de todas as provas que queria fazer, e pronuncia a mais bela fórmula de fé de todo o Novo Testamento: «Meu Senhor e meu Deus!» (João 20,28).
Ou seja, Tomé é bem parecido connosco em muitos aspectos. Bem pode ser o nosso irmão gémeo. Com ele, podemos viajar do individulismo, da desconfiança, da dúvida, até à fé e ao anúncio ousado do Evangelho. A tradição aponta São Tomé como o evangelizador da Índia.

São Tomé, roga hoje pelos teus irmãos gémeos de hoje.


D. António Couto







quarta-feira, 1 de julho de 2015







Um grupo de jovens licenciados, todos bem sucedidos nas carreiras, decidiu fazer uma visita a um velho professor, agora reformado.

Durante a visita, a conversa dos jovens alongou-se em lamentos sobre o imenso stress que tinha tomado conta das suas vidas e do seu trabalho. O professor não fez qualquer comentário sobre isso e perguntou se gostariam de tomar uma chávena de chocolate quente. Todos se mostraram interessados e o professor dirigiu-se à cozinha, de onde regressou vários minutos depois com uma grande chaleira e uma grande quantidade de chávenas, todas diferentes – de fina porcelana e de rústico barro, de simples vidro e de cristal, umas com aspecto vulgar e outras caríssimas. Apenas disse aos jovens para se servirem à vontade. Quando já todos tinham uma chávena de chocolate quente na mão, disse-lhes:

– Reparem como todos procuraram escolher as chávenas mais bonitas e dispendiosas, deixando ficar as mais vulgares e baratas… Embora seja normal que cada um pretenda para si o melhor, é isso a origem dos vossos problemas e stress. A chávena por onde estais a beber não acrescenta nada à qualidade do chocolate quente. Na maioria dos casos é apenas uma chávena mais requintada e algumas nem deixam ver o que estais a beber. O que vós realmente queríeis era o chocolate quente, não a chávena; mas fostes conscientemente para as chávenas melhores…

Enquanto todos confirmavam, mais ou menos embaraçados, a observação do professor, este continuou:

– Considerai agora o seguinte: a vida é o chocolate quente; o dinheiro e a posição social são as chávenas. Estas são apenas meios de conter e servir a vida. A chávena que cada um possui não define nem altera a qualidade da vossa vida. Por vezes, ao concentrarmo-nos apenas na chávena acabamos por nem apreciar o chocolate quente que Deus nos ofereceu. As pessoas mais felizes nem sempre têm o melhor de tudo, apenas sabem aproveitar ao máximo tudo o que têm. Vivei com simplicidade. Amai generosamente. Ajudai-vos uns aos outros com empenho. Falai com gentileza…e apreciai o vosso chocolate quente.




Autor desconhecido.