sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Catequese 1º ano




Hoje a nossa catequese começou de uma forma diferente. Tivemos três convidados especiais, o Marco, o Paulo e a Ana. Eles encenaram uma história para nós vermos. Chamava-se a “História do Luís”. Esta história contou-nos que o Luís e a Isabel gostavam muito de falar com o pai, e sempre que tinham uma dificuldade pediam ajuda ao seu pai.
Através desta pequena história percebemos o quanto é bom falarmos com os nossos pais e mães! Jesus também gostava muito dos pais, e falava muito com eles. Os pais de Jesus, Maria e José, admiravam-no muito. Tal como acontece connosco, os nossos pais também nos admiram muito, querem sempre o melhor para nós, e elogiam-nos quando fazemos coisas bonitas.
Hoje ficamos a saber que Jesus gosta muito de Deus Pai. Gosta tanto que lhe falava muitas vezes. E falava-lhe de uma forma muito especial. A esta forma de falar com Deus, chamamos de oração. E Jesus falava de tudo com Deus Pai. Falava das suas alegrias, das suas tristezas, das preocupações que as pessoas tinham. Jesus agradecia tudo o que Deus Pai dava. Também louvava a Deus Pai, ou seja, dava graças a Deus pelas maravilhas que Ele faz por nós.
Jesus mostra-nos que a maneira de sermos felizes é estarmos sempre ligados ao Pai do Céu. Pai de Jesus e nosso Pai também. E Jesus ensina-nos como o devemos fazer.
Assim, terminamos a nossa catequese a falar com Deus nosso Pai. Cantando-lhe o cântico: “Ó, ó, ó, que bom é Deus Pai” (cântico adaptado).
Temos a certeza que esta nossa oração está guardada no coração de Jesus.
Não precisamos de fazer coisas complicadas, nem precisamos de fazer grandes orações. Tudo o que fizermos, se o fizermos com carinho, já é uma boa oração. Quando fazemos os trabalhos da escola, com atenção e com vontade de aprender, já estamos a rezar. Quando estamos à mesa e nos portamos bem e temos boas maneiras, estamos a rezar. Quando a mãe ou o pai estão a fazer o almoço, eles estão a rezar.
É verdade! Assim todos serão muito mais felizes!



                Hoje iniciamos também a nossa caminhada quaresmal. Esta caminhada irá basear-se nas Obras de Misericórdia. Por outras palavras, durante este tempo, iremos pôr em prática os gestos de amor de Jesus. Assim, nesta primeira semana de quaresma, o desafio proposto é: “Dar de comer a quem tem fome”.

Até para a semana! J





Sem comentários:

Enviar um comentário