quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Catequese 5º ano






Esta semana, a nossa catequese envolveu os pais numa reflexão Quaresmal.

A partir do filme “ o vestido novo”, reflectimos a importância dos pequenos gestos que podem mudar o “mundo” á nossa volta.
O que mudar? O que fazer? È possivel mudar? Começamos por onde? Temos capacidade?

Estas são questões que colocamos e que, diante da nossa pequenez, tendemos a responder que é dificil mudar o “mundo”.

Mas Jesus vem em nosso auxílio e, mais uma vez, na Palavra proclamada em Mc 6, 34-44, diz-nos:

Ok, o pouco que tens podes partilhar com os demais. Tal como no milagre da multiplicação dos pães, podemos fazer muitos milagres se partilharmos aquilo que julgamos ser pouco e mal chegar para nós. Ele convida-nos a ousar, a não temer, a partilhar comida, roupa, tempo,afectos, palavra, atenção... gestos de entrega aos outros.
Ele convida-nos a confiar n’Ele pois, com Ele, o pouco que temos transformar-se-á em muito para alimentar os que nos rodeiam.

Ao longo da sua vida terrena, Jesus não se ficou pelas palavras, das palavras passou ás obras e foi-nos mostrando que é possível mudar, fazer a diferença, se passarmos da apatia, da indiferênça para a concretização de pequenos gestos transformadores em vida nova.
Este é o desafio proposto pelo nosso Papa, “acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina” (MV 15).



Resolvemos aceitar o desafio de “Praticarmos a Misericórdia com Alegria” ao longo desta caminhada quaresmal. Semana a semana comprometemo-nos a praticar uma obra de misericórdia ao jeito de Jesus.





Foi com esta disponibilidade que demos inicio á reflexão da Palavra deste 1º Domingo da Quaresma.
Optamos, como Jesus, seguir o caminho do bem, o caminho que Deus nos aponta, na certeza que Ele nos ajudará e frutificará os nossos gestos.

Tomamos a cruz como simbolo maior da misericordia de Deus e recebemos a 1ª imagem referente a uma obra de misericórdia, agora, é... mãos á obra: dar de comer a quem tem fome.


Boa semana na ousadia de a praticar com alegria.:)



Sem comentários:

Enviar um comentário