quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Catequese 5º ano







“O Deus da comunhão e da aliança conduz o seu povo pelo deserto”


Esta semana, na catequese, falamos de uma “aliança” que foi feita entre Deus e um Povo.
Deus quis fazer, com o Seu Povo, uma “aliança”; quis viver com o Seu Povo uma história de amor.
Como qualquer aliança, significa caminho a dois onde o amor, o perdão e a fidelidade, têm lugar a cada passo, seja ele fácil ou difícil.
Ora, nós sabemos, que o caminho do povo de Deus em direção á terra prometida foi difícil, feita de altos e baixos, próprios do ser humano. Mas Deus, que não abandona, propõe orientações que ajudam a manter este compromisso como caminho de felicidade. Estas orientações são os dez mandamentos. Estes mandamentos de Deus são propostas que ajudaram este povo a ser feliz e a fazer os outros felizes.
Mas o povo de Israel nem sempre foi fiel à aliança com Deus.
Quando as dificuldades surgiram eles esqueceram-se de Deus e até se revoltaram contra Ele, chegaram mesmo a pensar que era melhor viverem como escravos no Egipto.
No entanto, à medida que iam caminhando, o Povo também ia aprendendo coisas, pois onde não havia nada e onde era difícil sobreviver, eles foram encontrando o que precisavam para sobreviver e continuar a caminhar. Tudo vinha de Deus, porque Ele, sim, era fiel ao amor que sentia pelo Seu Povo.
Diante das fraquezas do seu povo Deus perdoou, foi dando oportunidades; e, assim, este Povo foi crescendo aprendendo a confiar em Deus, a conhecê-lO e a escutá-lO.

Esta aliança diz-nos respeito. Nós somos este povo que caminha todos os dias e cresce nesta relação de amor com Deus. Também passamos dificuldades, sentimo-nos cansados e fartos de tudo, corremos perigos, temos medo de muitas coisas, por vezes não conseguimos ter as coisas que gostaríamos... Quantas vezes nos esquecemos de seguir as propostas de Deus?
Deus está connosco! Precisamos é de O escutarmos, aceitarmos as Suas indicações e sabermos dizer-lhe “Obrigado”.


Este tempo forte da quaresma, é um tempo favorável para reflectirmos e acertarmos o passo com Deus. Colocando em prática as obras de misericórdia, com a ajuda de Deus, estamos a percorrer um caminho de mudança e a estreitarmos os laços de amor que nos unem a Deus e aos outros.


Esta semana o desafio é dar pousada aos peregrinos, acolher quem se sente desprotegido…. Olhemos à nossa volta!


Até Sábado :)


Sem comentários:

Enviar um comentário