quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Catequese 7º ano




“Justiça: Caminho de Felicidade”



        Esta semana, o assunto foi a justiça e, em particular, as injustiças com que lidamos diariamente. Assim, iniciamos a catequese com a visualização de parte de um vídeo 
sobre injustiça.
 E continuamos dizendo que como seres humanos, cidadãos e cristão devemos estar atentos e denunciar todas as formas de injustiça.
Porém, existe já uma estratégia para combater a falta de justiça no mundo – a Declaração Universal dos Direitos Humanos (aqui fica outro vídeo que também mostramos sobre o assunto – https://www.youtube.com/watch?v=uCnIKEOtbfc).

No entanto, também a Igreja anda há muito tempo a falar nisto. No Vaticano dizem o seguinte acerca de respeitar todas as pessoas na sua dignidade:

“Aumenta a consciência da eminente dignidade da pessoa humana, por ser superior a todas as coisas e os seus direitos e deveres serem universais e invioláveis. É necessário, portanto, tornar acessíveis ao homem todas as coisas de que necessita para levar uma vida verdadeiramente humana: alimento, vestuário, casa, direito de escolher livremente o estado de vida e de construir família, direito à educação, ao trabalho, à boa fama, ao respeito, à conveniente informação, direito de agir segundo as normas da própria consciência, direito à protecção da sua vida e à justa liberdade mesmo em matéria religiosa”

Ou seja, o pensamento da Igreja vai exactamente ao encontro da Declaração Universal dos Direitos Humanos, formulada pela Organização das Nações Unidas. Todavia, percebemos que os Direitos Humanos começam em pequenos lugares – na nossa terra (Rio Tinto), em casa, na escola que frequentamos, na faculdade, no escritório, fábrica ou outro local de trabalho. Só quando forem totalmente cumpridos nestes locais é que serão respeitados por todo o mundo. Começa por nós!
Para terminarmos a catequese, vimos a mensagem que o Papa Francisco nos deixou (https://www.youtube.com/watch?v=jDv1tCHZNiQ).


Relativamente à catequese passada, sobre a verdade, as nossas meninas criaram uma frase, cada uma, sobre o tema. Aqui estão elas:

“A verdade é o caminho a seguir para o Projecto de Deus eu cumprir” (Rita)


“Nunca vou mentir, vou sempre seguir a minha consciência; também vou fazer a vontade de Deus, fazendo-O feliz, fazendo o bem” (Sónia)



Sem comentários:

Enviar um comentário