segunda-feira, 31 de outubro de 2016






«Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens e, se causei qualquer prejuízo a alguém, restituirei quatro vezes mais.»

Tocado pelo amor e pela presença de Jesus na sua vida, Zaqueu olha para a sua história, para a sua existência. Tem tudo, mas o amor forte de Deus na sua vida, impele-o a partilhar. Não é uma partilha qualquer: reconhece que errou.
Uma verdadeira revolução, uma conversão. Partilha os seus bens com total liberdade. Um novo coração, um coração livre, convertido ao Evangelho. Eis o efeito do encontro. Primeiro deixa-se encontrar, a seguir, encontra-se e depois converte-se. A experiência que se vive no encontro é simplesmente a do amor.
O Amor transforma e torna-nos solidários com os mais pobres, lutando pela justiça.
Perante a mudança radical de Zaqueu, Jesus só tem estas palavras: “Hoje entrou a salvação nesta casa”. Com efeito, o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido.
A palavra “hoje” volta a repetir-se. Deus continua a chamar-nos pelo nome, quer oferecer-nos a salvação, no nosso hoje. Se vivermos em profundidade a nossa fé em Deus, será sempre hora de salvação, de graça. A fé viva, assumida nos vários acontecimentos do quotidiano, é graça de Deus.


Obrigado Jesus, porque o encontro Contigo é bênção e liberdade. Obrigado, pelo amor que transforma a nossa vida e a torna solidária.



Meditando para o 31º Domingo do tempo com um do ano C




sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Catequese 6º ano





E assim damos início ao nosso jornal de parede....






quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Catequese 2º ano








“De novo juntos com Jesus”



Na catequese de hoje recordamos como é bom termos Jesus, o nosso Mestre, bem junto de nós. Como é bom abrir o nosso coração para escutarmos as suas palavras bonitas. Jesus está sempre connosco. Ele gosta muito de nós.

Boa semana, sempre com Jesus.






quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Catequese 1º ano




JESUS GOSTA DE MIM


Esta é a mensagem mais importante que Jesus quer deixar aos meninos que este ano vieram para a catequese.
Jesus tem muitas coisas bonitas para nos dizer, e vai-nos colocar alguns desafios ao longo do ano. Para ajudar a conhecer, compreender e aderir ao apelo de Jesus, podemos contar com a ajuda do catecismo.
Todos os meninos receberam o seu catecismo com alegria e comprometeram-se a cuidar bem dele, a coloca-lo num lugar de destaque para que, ao vê-lo, possam folheá-lo e descobrir as novidades que ele tem sobre o nosso melhor amigo, Jesus.
Também para a Família, o catecismo tem um espaço especialmente dedicado a ela, para que se possam inteirar do objectivo da catequese, ajudar a fazer os trabalhinhos que aparecem no fim de cada catequese e, desta forma, pode acompanhar e colaborar no crescimento da fé do catequizando.




Boa semana com Jesus, e… bom trabalho





terça-feira, 25 de outubro de 2016

Catequese 8º ano




Reencontro


Já tínhamos saudades do grupo de catequese, mas, no sábado, dia 15, pudemos matar as saudades todas com o início da catequese.
Começamos por partilhar o que fizemos nas férias. Depois, pusemos mãos à obra e primeiro fizemos uma lista de temas que iremos debater durante o nosso ano catequético, em segundo decoramos o Livro de Orações, do grupo do 8º ano. O resultado foi este:




Após tanto empenho, falamos um pouco com Jesus – pedimos-Lhe que tudo corra pelo melhor durante o ano e agradecemos-Lhe o estarmos juntas novamente.



segunda-feira, 24 de outubro de 2016






«… quem se humilha será exaltado»


Jesus convida-nos a reflectir sobre a atitude correcta a ter para com Deus. Para isso serve-se de duas pessoas com posturas distintas:
- um fariseu, que se gaba daquilo que é, comparando-se ao melhor de todos. Ele crê não ter necessidade de ser salvo, ajudado, perdoado; não tem necessidade de Deus, privando-se do Seu amor misericordioso.
- e um publicano, que se volta para Deus, suplica-Lhe para ter piedade, reconhece a sua miséria, mas conta com a Sua misericórdia. Deus ouve a oração deste último e atende-o.
Jesus conta esta história em relação a certos homens que estavam convencidos de serem justos e desprezavam todos os outros. Jesus não põe em causa a justiça destes homens, como não põe em causa a rectidão e a generosidade do fariseu que ultrapassa as exigências da Lei; o que Jesus critica no fariseu da parábola é que ele desprezava todos os outros. Não se pode entrar em relação com Deus quando se manifesta desprezo em relação aos irmãos: Todavia, o que está no centro da parábola não é o fariseu nem o publicano. É Deus, um Deus que não faz senão amar o seu povo.
É esse traço do rosto de Deus que Jesus veio revelar. O seu nome é Pai. Com o fariseu, Deus não tem mais nada a fazer: ele é justo em si mesmo. O publicano, não tendo qualquer mérito a dar, só tem a receber. E justamente Deus quer dar, dar-Se, gratuitamente.

Obrigado, Senhor, pelo Teu amor. Ajuda-me a ser simples, humilde e consciente das minhas limitações, para que esteja sempre disponível para Te acolher.




Meditando para o 30º Domingo do tempo comum do ano C







quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Catequese 6º ano





Começamos a nossa catequese fazendo uma dinâmica de grupo donde concluímos que, juntos temos vindo a crescer como grupo de amigos e como pessoas de fé. Em comunhão fazemos a experiência de fé que queremos aprofundar.
Ainda temos caminho a fazer, perguntas a fazer, respostas que queremos encontrar…
Depois de escutarmos a música “Que Deus” do Boss Ac  percebemos que os porquês desta música, todos eles muito pertinentes, colocam muitas vezes em causa a fé ou a profundidade desta mesma fé. Quantos de nós, perante situações difíceis, injustas ou incompreensíveis em algum momento, pusemos em questão a fé no Deus amor e misericordioso? Estas questões fazem parte da nossa natureza humana, são saudáveis e próprias de quem não se contenta com a tibieza da fé. É na procura das respostas que aprofundamos a nossa fé e nela crescemos.
Por isso continuamos a vir á catequese, para aprofundar a nossa fé.

No ano passado falamos do sonho que Deus tinha para nós: que cada um de nós fosse feliz. Deus, através dos profetas veio ter com os homens e mulheres e pediu-lhes para que vivessem de acordo com as suas propostas – os mandamentos. Os que seguiam os Seus mandamentos, tornaram-se numa grande família: O povo de Deus.
Mesmo assim os homens esquecem de viver de acordo com as propostas de Deus e vemos que há coisas que estão mal, há muitas coisas que fazem sofrer as pessoas, há muitas coisas que tornam mais triste e mais feio este mundo.
Mas por fim, que é como quem diz, agora, Deus fala-nos através do Seu filho Jesus, esse amigo que este ano vamos conhecer melhor, que quer mudar as coisas, quer fazer nascer um mundo mais bonito e mais feliz para todos… Um «Mundo Novo», um mundo onde poderemos viver a vida de maneira diferente. Para compreender esta proposta de Jesus teremos de aprofundar a nossa fé e entender que ter fé é aderir a Jesus, é vê-lO no outro e nos gestos de amor concretizados na normalidade da nossa vida já que não basta acreditar, é urgente atuar.



 O seu desafio diz respeito a cada um de nós. Ele veio propor um projecto de felicidade para todos, “Queres fazer caminho comigo?” Nós, em jeito de oração demos-Lhe o nosso “Sim”. Reconhecendo algumas certezas mas também algumas dúvidas, pedimos-Lhe que aumente a nossa fé para que no final deste ano, estejamos todos juntos a professar a nossa fé convictamente.
E tu? Que Lhe vais responder?



Até sábado :)




quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Catequese 2º ano




Bem - Vindos


A catequese recomeçou e este sábado, dia 15 de Outubro, voltamos a encontrar-nos todos na Capela da Ponte. Voltamos cheios de energia e com muitas saudades uns dos outros e do nosso grande Amigo, Jesus.
Por isso, começamos a catequese com uma dinâmica onde nos fomos cumprimentando de várias formas – dizendo olá, dando um aperto de mão, com os cotovelos, com os pés e com os dedos. Mas faltava ainda alguma coisa – faltava cumprimentar Jesus. Todos, em uníssono, disse-mos “Olá Jesus”.
Ora, para nunca nos esquecermos de dizer “olá” a Jesus, fizemos um desenho para colocar na mesinha de cabeceira para todos os dias ao acordar Lhe desejarmos um bom dia.


Para terminar, apresentamos ao grupo o nosso Livro de Orações. Será um livro onde cada criança irá escrever uma oração, durante a semana, e partilhá-la no sábado seguinte. Este sábado o nosso livro foi com a Ângela.
Por fim, rezamos a Jesus e agradecemos- Lhe o facto de estarmos todos juntos e fizemos alguns pedidos individuais.





Boa semana


terça-feira, 18 de outubro de 2016

Catequese 1º ano









Depois do nosso encontro no dia 8 de Outubro, foi com muita espectativa que aguardamos a chegada de novo encontro. Com a comparência de todos, iniciamos a nossa catequese com uma dinâmica para nos conhecermos melhor. 

Um novelo de lã foi passando de mão em mão, e todos se foram apresentando, crianças e “jovens” (todos somos jovens, quando o interior não envelhece).No final, todos estávamos unidos por um mesmo fio e o resultado foi uma teia.

Ainda a teia não estava concluída e já o Vasco adivinhava o que estávamos a construir. Mas esta teia é muito especial: é a Teia dos amigos de Jesus, pois estávamos ali porque Jesus nos chamou para O conhecermos melhor e para O seguirmos
Para que a catequese dê os seus frutos, para que nada se perca da mensagem de Jesus, é importante não faltar á catequese, estar atento, colocar o dedo no ar antes de falar, respeitar os amigos e não estragar o catecismo. Estas foram algumas das regras básicas enumeradas pelos catequizandos. Conscientes do valor destas regras, os meninos comprometeram-se a respeita-las e a serem assíduos à catequese.
Terminamos a catequese agradecendo a Jesus o encontro que tivemos e pedimos-Lhe que nos ajude nesta caminhada que iniciamos.

Mesmo ao ir embora, para recordar o compromisso:


Até sábado e boa semana com Jesus!...





segunda-feira, 17 de outubro de 2016





“Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

Santo Agostinho, ao comentar esta passagem do Evangelho, ressalta a relação que existe entre a fé e a oração confiante: “Se a fé fraqueja, a oração perece; pois a fé é a fonte da oração e o rio não pode fluir se o manancial fica seco”.
A oração dá força para os grandes ideais, para manter a fé, a caridade, generosidade; dá ânimo para sair da indiferença e da culpa; dá luz para ver e julgar os acontecimentos da própria vida e da própria história na perspetiva salvífica de Deus e da eternidade. Por isso, não deixeis de orar!
“Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” Por ventura encontrará uma fé semelhante à da viúva? Trata-se de uma fé concreta: a fé dos filhos de Deus na bondade e no poder do seu Pai do Céu.
Uma consequência direta da fé é a oração, mas, ao mesmo tempo, “a oração dá maior firmeza à própria fé. Ambas estão perfeitamente unidas. Por isso, quando pedimos, acabamos por ser melhores; se não fosse assim, não nos tornaríamos mais piedosos, mas mais avaros e ambiciosos”, diz Santo Agostinho.

Neste mês de Outubro, não deixemos de servir-nos do Santo Rosário como oração sempre eficaz para conseguir através de Nossa Senhora, tudo aquilo de que precisamos. Não separemos a oração da vida, da ação! Tudo pode ser impregnado da presença de Deus. E isto é oração!



Meditando para o 29º Domingo do tempo comum do ano C




quarta-feira, 12 de outubro de 2016






















        A catequese recomeçou este sábado (8 de Outubro). Que saudades que já tínhamos dos “nossos” meninos e meninas e dos pais e das mães (avós, tios, padrinhos, irmãos…) que também os
acompanham.
Assim, e para recomeçar em grande festa, iniciamos este ano com uma reunião/um convívio, onde expomos aos pais o que esperamos que este ano seja e lhes mostramos que a catequese sem a sua entrega não chega longe. Por isso, o tema deste ano foi “Juntos para Construir!”. Pois, só juntos, como uma família, uma comunidade, conseguiremos fazer a mensagem de Jesus chegar aos corações dos seus filhos e aos corações das famílias que fazem parte da Catequese da Ponte

.
E foi juntos que iniciamos a nossa reunião. Juntos e com a ajuda dos pais das crianças do 2º ano. Estes pais participaram numa dinâmica que serviu para demonstrar que o catequista sozinho, sem o auxílio e participação dos pais não consegue fazer um bom trabalho. Os balões representavam os filhos e portanto não podiam cair no chão. Todos juntos conseguiram manter os balões no ar mas quando os pais começaram a baixar os braços, o catequista não foi capaz de manter o balão no ar.


Queremos ainda partilhar convosco o autocarro da nossa Festa da Família – festa com a qual encerramos o ano catequético anterior. Momentos para recordar…



Juntos.... em caminho


Até Sábado




segunda-feira, 10 de outubro de 2016





O episódio dos dez leprosos (que é exclusivo de Lucas) insere-se perfeitamente na óptica teológica de um evangelho cujo objectivo fundamental é apresentar Jesus como o Deus que Se fez pessoa para trazer, com gestos concretos, a salvação/libertação a todos os homens, particularmente aos oprimidos e marginalizados.

Os dez leprosos vieram até Ele porque reconheciam n’Ele um mestre, um enviado de Deus. Ousam pedir o que ninguém podia dar naquela época: a cura da lepra. Pedem um favor que ultrapassa as forças humanas. É a Deus que se dirigem através de Jesus. Pedem a Jesus e Ele cura-os. Mas um só vem dizer “obrigado”. Um estrangeiro, um samaritano. Talvez os outros pensassem que tinham o direito de serem curados por serem judeus… O estrangeiro, esse, reconhece que a sua cura é dom gratuito da bondade de Deus. Volta junto de Jesus para “reconhecer” este dom. Entra numa relação plena com Deus. Veio com a sua pobreza, para pedir; regressa, com a sua gratidão, para reconhecer que Jesus respondeu ao seu pedido. O acto central, fonte e cume da vida cristã, a Eucaristia, significa “acção de graças”. Eis o pedido supremo que podemos dirigir a Deus: que nos dê a sua presença em Jesus ressuscitado e o nosso “obrigado”, o mais perfeito possível que possamos dizer a Deus. Aí, estamos bem no coração da nossa fé e do nosso amor.



Meditando para o 28º Domingo do tempo comum do ano C - Dehonianos




quinta-feira, 6 de outubro de 2016






A catequese vai começar...

Uma reunião geral de pais e meninos, pelas 15.30h na capela da ponte, seguida de Eucaristia marcará o início deste novo ano catequético.
Já temos saudades, espera-vos um abraço apertadinho... não faltem!

até sábado:)




terça-feira, 4 de outubro de 2016






O pedido “aumenta a nossa fé” que os Apóstolos fazem a Jesus é uma bela oração também para nós. No Evangelho de Mateus, diz-se que, no momento da partida de Jesus, “alguns tiveram dúvidas”, enquanto Jesus lhes assegura que estará com eles todos os dias até ao fim dos tempos. Isto quer dizer que a fé não é da ordem da evidência, mas do crescimento: não somos crentes uma vez por todas, tornamo-nos crentes. E esta fé, precisa Jesus, manifesta-se humildemente, porque a confiança não suporta grandes declarações, verifica-se no quotidiano e nas pequenas coisas, pode mesmo operar grandes coisas, porque Deus Se deixa tocar pela confiança que n’Ele depositamos. Deus deixa-Se tocar pela humildade do servo, pois tal é a única e verdadeira atitude que espera daqueles que põem n’Ele a sua confiança. O servo não procura, então, a glória, mas somente a alegria de ter feito o seu dever.


Meditando para o 27º Domingo do tempo comum do ano C - Dehonianos