terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Catequese 6º ano




Notícia de Jornal de parede...





segunda-feira, 30 de janeiro de 2017







Bem-aventuranças: GPS do cristão…


As bem-aventuranças são como uma espécie de GPS através do qual os cristãos aprendem a seguir uma direcção justa na vida. Mas, por vezes, deixamo-nos envolver pelo mundo que nos rodeia e afastamo-nos desta direcção:
• Jesus diz: “felizes os pobres em espírito”; o mundo diz: “felizes vós os que tendes dinheiro”.
• Jesus diz: “felizes os mansos”; o mundo diz: “felizes vós os que respondeis na mesma moeda”.
• Jesus diz: “felizes os que choram”; o mundo diz: “felizes vós os que não tendes motivos para chorar”.
• Jesus diz: “felizes os que têm ânsia de cumprir a vontade de Deus”; o mundo diz: “felizes vós os que não acreditais num deus que vos diz o que deveis ou não fazer”.
• Jesus diz: “felizes os que tratam os outros com misericórdia”; o mundo diz: “felizes vós que não vos comoveis com o sofrimento”.
• Jesus diz: “felizes os sinceros de coração”; o mundo diz: “felizes vós quando sabeis mentir, pois a verdade e a sinceridade são um obstáculo ao sucesso”.
• Jesus diz: “felizes os que procuram construir a paz entre os homens”; o mundo diz: “felizes vós os que não tendes medo da guerra, pois só assim podereis ser homens e mulheres de sucesso”.
• Jesus diz: “felizes os que são perseguidos por cumprirem a vontade de Deus”; o mundo diz: “felizes vós os que já entendestes que é mais seguro fazer o jogo dos poderosos”.


Senhor,
Queremos ser arautos de esperança de um tempo novo e justo, por isso Te pedimos que nos fortaleças com o teu Espírito .




Meditando para o 4º Domingo do tempo comum do ano A



sexta-feira, 27 de janeiro de 2017





Caro Jesus, sol da justiça,

Desde muito pequena que ouço falar em Ti e, com o passar dos anos, tenho-me vindo a preparar para aceitar o  desafio que me propuseste. Sendo assim, Jesus, eu comprometo-me em me tornar Teu apóstolo, anunciando o sentido de plenitude que a vida ganha quando o coração das pessoas Te acolhe genuinamente e com Amor. Comprometo-me, ainda,a tornar-me Teu díscipulo a anunciar- Te ao mundo, ciente de que não vai ser fácil, pois todos os grandes feitos das nossas vidas são fruto dos obstáculos que enfrentamos e ultrapassamos com esperança e com a certeza de que estás sempre ao nosso lado. Mas tenho Fé que estás e estarás sempre comigo, atento às minhas necessidades, bem como  às daqueles que possivelmente se juntarão a nós, pois sem Ti não conseguimos viver com a alegria da Fé, da Esperança e do Amor.

Um forte abraço,

Mariana Branco Viana, cristã"






quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Catequese 8º ano





         As nossas respostas ao e-mail de Jesus estão para chegar…

Estejam atentos : )


quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Catequese 2º ano








Esta semana recebemos no grupo duas novas amigas – a Diana e a Tatiana. Assim, começamos a catequese por nos apresentarmos e depois fizemos um pequeno resumo das catequeses de que já tínhamos falado. Desta forma, as nossas amigas ficaram a conhecer um pouco mais do amigo Jesus.












terça-feira, 24 de janeiro de 2017






“Arrependei-vos, porque o Reino de Deus está próximo”


Jesus propõe aos homens de toda a terra a Boa nova da chegada do “Reino”. 
Para que este “Reino” seja possível, Jesus pede a “conversão”. Ela é, antes de mais, um refazer a existência, de forma a que só Deus ocupe o primeiro lugar na vida do homem. Implica, portanto, despir-se do egoísmo que impede de estar atento às necessidades dos irmãos; implica a renúncia ao comodismo, que impede o compromisso com os valores do Evangelho; implica fazer da vida um dom e um serviço aos outros…
O compromisso de Pedro e André, Tiago e João com Jesus e com o “Reino” define os traços essenciais da caminhada de qualquer discípulo… Em primeiro lugar, é preciso ter consciência de que é Jesus que chama e que propõe o Reino; em segundo lugar, é preciso ter a coragem de aceitar o chamamento e fazer do “Reino” a prioridade essencial; em terceiro lugar, é preciso acolher a missão que Jesus confia e comprometer-se corajosamente na construção do “Reino” no mundo.
É este o caminho que eu tenho vindo a percorrer?


Senhor,
Converte os nossos corações á tua presença nas nossas vidas. Tu, que nos envias como pescadores de homens, fortalece a nossa fé em TI.



Meditando para o 3º Domingo do tempo comum do ano A - Dehonianos





sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Catequese 2º ano




“Jesus anuncia-nos o Reino de Deus”




Nesta semana, escutamos Jesus que nos falou sobre o Reino de seu Pai, Deus.
Obrigada, meu Deus pelo teu grande amor.



Até amanhã! : )







Catequese 8º ano





“Aldeia Global”


Vivemos num mundo inundado de tecnologia, onde todos estão à distância de um clique. Em poucos segundos sabemos o que acontece em cada canto do planeta.
As adolescentes, do 8º ano, resumiram Aldeia Global em pontos positivos e negativos.


Também Jesus quis usar esta tecnologia e deixou-nos um e-mail:

De: Jesus
Para: Jovens corajosos
Assunto: Preciso de ti
Preciso de ti, para me anunciares ao mundo. Mas não te esqueças de que, mais alto do que as palavras, fala o testemunho.
Dá testemunho desta Vida Nova que estou a fazer germinar em ti, e verás que as palavras sobrarão.
Os teus irmãos dar-se-ão conta de que és especialmente feliz e tens um jeito diferente de ser, viver e estar com todos.
Então se perguntarem qual é o teu segredo fala-lhes de mim.
Sei que não te vais envergonhar de mim. Porque conheço o lugar que tenho na tua vida: não és capaz de viver sem mim. Ora bem, também eu preciso de ti.
Preciso de Apóstolos que, em meu nome, anunciem o sentido de plenitude que a vida ganha, quando os corações se abrem à minha presença recriadora.
Preciso de discípulos que, em meu nome, testemunhem a alegria da Fé, da Esperança e do Amor.
Preciso de ti…
Um forte abraço deste teu Irmão:
Jesus


Esperem pelas respostas…



quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Catequese 6º ano




Noticia do nosso Jornal




Catarina Botas




segunda-feira, 16 de janeiro de 2017







«Eis o Cordeiro de Deus»

João é o apresentador oficial de Jesus, afirmando que Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e que Jesus é o Filho de Deus.
Jesus não foi mais um “homem bom”, que coloriu a história com o sonho ingénuo de um mundo melhor. Ele é o Deus que Se fez pessoa, que assumiu a nossa humanidade, que trouxe até nós uma proposta objectiva e válida de salvação e que hoje continua presente e activo na nossa caminhada, concretizando o plano libertador do Pai e oferecendo-nos a vida plena e definitiva. Ele é, agora e sempre, a verdadeira fonte da vida e da liberdade.
O Pai investiu Jesus de uma missão: eliminar o pecado do mundo. No entanto, o “pecado” continua a enegrecer o nosso horizonte diário, traduzido em guerras, vinganças, terrorismo, exploração, egoísmo, corrupção, injustiça…
A nossa missão, seguindo Jesus, consiste em lutar contra “o pecado” instalado no coração de cada um de nós e instalado em cada degrau da nossa vida colectiva. A missão dos seguidores de Jesus consiste em anunciar a vida plena e em lutar contra tudo aquilo que impede a sua concretização na história.

“Obrigada, Senhor, por nos mostrares os caminhos que conduzem à verdadeira felicidade





Meditando para o 2º Domingo do tempo comum do ano A







sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Catequese 2º ano





“Jesus, Filho de Maria”



Na catequese desta semana falamos sobre uma das principais figuras do presépio – Maria. Mas as crianças do 2º ano não tiveram o trabalho facilitado para saberem de quem íamos falar e, para descobrirem, tiveram de completar a oração do “Avé Maria”.
Depois, tentamos perceber a oração e reparamos que nela estava escrita a forma como o Anjo e Isabel (prima de Maria) saudaram Maria.
A seguir, escutamos Jesus e percebemos que Maria foi uma pessoa muito feliz porque foi mãe de Jesus mas, principalmente, porque disse “sim” a Deus. Ela fez o que Deus nos pede com o seu “sim” – escutou a Palavra de Deus e pô-la em prática.


Terminamos a catequese agradecendo a Maria o seu exemplo e dedicação, rezando-Lhe a sua oração – “Avé Maria”.













quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Catequese 6º ano



O QUE QUIS DEUS REVELAR-NOS HOJE…

A catequese desta semana, foi um pouco diferente. Dedicamos o nosso tempo a preparar uma encenação sobre o evangelho a ser proclamado na Missa deste dia: A Epifania do Senhor.
Assim, sem nos darmos conta, refletimos sobre este encontro dos magos com Jesus.
 “Epifania” significa “manifestação”, “revelação". É o Senhor que se manifesta a todos os povos e nações representados pelos magos.
Os magos eram pessoas atentas aos sinais da manifestação do Senhor que está entre nós, na Palavra proclamada e no Pão partilhado e por isso faz muito sentido celebrarmos, em torno do altar do Senhor, com muita alegria, este encontro, esta festa.


Eles são, para nós exemplo a seguir pois saíram do conforto das suas casas e puseram-se a caminho seguindo a estrela que é Jesus. Eles não descansaram, fizeram um percurso difícil onde não faltou a incerteza e a maldade das pessoas que puseram em questão o verdadeiro encontro com Jesus. 

Não perderam o foco, tinham com eles o espírito de Deus que os ajudou a fazer a melhor escolha. O mal, na pessoa de Herodes, não levou a melhor, depois de encontrarem e adorarem o rei menino, seguiram por outro caminho, tudo mudou, o sentido agora era outro…
Também nós viemos, deixamos os nossos afazeres, o nosso sofá, o nosso jogo ou programa preferido para virmos á catequese, á Eucaristia para virmos ao encontro de Jesus que quer sempre revelar-nos algo que vai iluminar a nossa vida, dando-lhe novo rumo.
Às vezes os nossos defeitos impedem-nos de seguir a estrela que é Jesus, temos essa consciência, mas fazemos um esforço para ultrapassar essas barreiras que nos impedem de seguir o melhor caminho por isso nesta Eucaristia, oferecemos a Jesus:

O ouro da nossa existência, ou seja, a liberdade de O seguirmos por amor respondendo fielmente ao Seu chamamento”
O incenso da nossa oração fervorosa, o louvor da Sua glória!
A mirra que reflete o nosso afeto repleto de gratidão por ser verdadeiro Homem, que nos amou até á morte na Cruz.

Que Jesus nos ajude a manter o olhar fixo n’Ele.

Boa semana🙂



quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Catequese 8º ano





Estamos de volta...

As meninas do 8ºano regressaram a mais uma catequese com força e vontade de aprender e partilhar conhecimentos.
Para começar bem este novo ano, pusemos a conversa em dia. Falamos sobre o natal, com quem passaram, o que fizeram e como viveram a passagem do novo ano.
O nosso encontro acabou com um jogo para nos conhecermos melhor. Tinham de dizer três coisas sobre nós que fossem verdade e uma falsa e o restante grupo teria de adivinhar a falsa.





Para a semana temos encontro marcado!


terça-feira, 10 de janeiro de 2017

catequese 7º ano




Falando de paz na catequese de hoje....









segunda-feira, 9 de janeiro de 2017





«Ouvido o Rei, puseram-se a caminho. (…) Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram em casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O».

Pôr-se a caminho é a atitude de quem espera e crê. Caminham à luz da estrela. Com grande alegria. Ao ver o Menino, prostrando-se, adoram-No. Seguindo os Magos, percorremos também nós o itinerário de quem procura sinceramente a Deus. Encontraremos também nós a Deus que nos precede e nos espera, como espera todas as gentes do mundo.
Terminada a manifestação e o encontro com o Deus Menino, regressam à sua terra “por outro caminho.
Apesar dos planos de Herodes, os Magos tornam-se anunciadores da luz verdadeira, do amor profundo e infinito de Deus. A luz de Deus que transforma a vida do crente porque o faz encontrar com a luz de Deus. É a essa luz que todos somos chamados: luz que ilumina os homens e as mulheres de hoje, homens e mulheres novos à luz de Deus e da sua verdade.

Também nós Senhor queremos caminhar o caminho novo que Tu nos queres dar quando nos encontramos verdadeiramente conTigo. Por isso Te pedimos que nos guies com a estrela da Fé que nos conduz a Ti.


Meditando para a Solenidade da Epifania do Senhor do ano A



segunda-feira, 2 de janeiro de 2017





(...) Celebrar, no início de um novo ano, a maternidade de Maria como Mãe de Deus e nossa mãe significa avivar uma certeza que nos há de acompanhar no decorrer dos dias: somos um povo com uma Mãe, não somos órfãos.

(...)Começar o ano lembrando a bondade de Deus no rosto materno de Maria, no rosto materno da Igreja, nos rostos das nossas mães, protege-nos daquela doença corrosiva que é a «orfandade espiritual»: a orfandade que a alma vive quando se sente sem mãe e lhe falta a ternura de Deus; a orfandade que vivemos quando se apaga em nós o sentido de pertença a uma família, a um povo, a uma terra, ao nosso Deus; a orfandade que se aninha no coração narcisista que sabe olhar só para si mesmo e para os seus interesses, e cresce quando esquecemos que a vida foi um dom – dela somos devedores a outros – e somos convidados a partilhá-la nesta casa comum.
(...)A orfandade espiritual faz-nos perder a memória do que significa ser filhos, ser netos, ser pais, ser avós, ser amigos, ser crentes; faz-nos perder a memória do valor da diversão, do canto, do riso, do repouso, da gratuidade.

Celebrar a festa da Santa Mãe de Deus faz despontar novamente no rosto o sorriso de nos sentirmos povo, de sentir que nos pertencemos; saber que as pessoas, somente dentro duma comunidade, duma família, podem encontrar a «atmosfera», o «calor» que permite aprender a crescer humanamente, e não como meros objetos destinados a «consumir e ser consumidos». 

Celebrar a festa da Santa Mãe de Deus lembra-nos que não somos mercadoria de troca nem terminais receptores de informação. Somos filhos, somos família, somos povo de Deus(...)

Celebrar a Santa Mãe de Deus impele-nos a criar e cuidar espaços comuns que nos dêem sentido de pertença, de enraizamento, que nos façam sentir em casa dentro das nossas cidades, em comunidades que nos unam e sustentem (cf. ibid., 151).

(...)Celebrar a Santa Mãe de Deus lembra-nos que temos a Mãe; não somos órfãos, temos uma mãe. Professemos, juntos, esta verdade! Convido-vos a aclamá-La três vezes como fizeram os fiéis de Éfeso: Santa Mãe de Deus, Santa Mãe de Deus, Santa Mãe de Deus.


Meditando para a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus da homilia do Santo Padre.