sexta-feira, 31 de março de 2017

Catequese 8º ano



“Dá-te e viverás”


Nesta semana concluímos a visualização do filme “Favores em Cadeia”. Um triste fim para uma tão bela história. Conseguimos perceber com esta história que o importante é tentar, não importa se o desafio é demasiado grande ou demasiado improvável de se concretizar. O que realmente importa é tentar. Se colocarmos as nossas qualidades/os nossos talentos à disposição do outro, se o tentarmos ajudar seremos mais felizes.
Jesus disse-nos “amai a Deus sobre todas as coisas e amei o próximo como a vós mesmos”. Ao fazermos isto estamos a levar o Reino de Deus aos outros; ao fazermos isto estamos a dar-nos aos outros; ao fazermos isto estamos a viver no amor e na alegria do Evangelho.






quinta-feira, 30 de março de 2017

catequese 1º ano




Amor Incondicional



Nesta catequese, começamos por jogar um jogo – dos moradores e das paredes – onde todos desgastamos energias para estarmos muito atentos para o momento seguinte.
Continuamos vendo um filme – “O Filho Pródigo”. No final falamos sobre o que vimos e, juntos, conseguimos perceber que só quem gosta muito, só quem ama consegue perdoar.

Terminamos agradecendo a Jesus a nossa catequese e cantando-lhe uma das nossas músicas preferidas:

“Obrigada Jesus porque és meu amigo

Obrigada Jesus porque gostas de mim”



quarta-feira, 29 de março de 2017

Catequese 2º ano




“Festa do Pai Nosso”

Este sábado foi a nossa festa do Pai Nosso.
Que alegria e emoção foi rezar com todos esta tão linda oração que Jesus nos ensinou. Hoje sabemos o seu significado e rezámo-la bem e com todo o nosso coração.


Boa semana! : )
















Capela de Nossa Senhora da Ponte

Comemorações do 50º aniversário da Primeira Eucaristia no lugar da Ponte
da Paróquia de Rio Tinto
1967-2017


Há 50 anos a Paróquia de Rio Tinto começou a celebrar a Eucaristia no lugar da Ponte. Foi em Maio de 1967 que alguém decidiu ir falar com o então pároco de Rio Tinto (o saudoso Sr. Padre António da Costa Leite) e sugerir a necessidade de dinamizar, reunir e evangelizar a população deste lugar da Paróquia. Quanto ao local, foi cedida pelo proprietário uma garagem ao lado de onde atualmente se ergue a Capela. A vinte e um de Julho de 1967 celebramos a primeira Eucaristia na garagem.
Passaram-se 50 anos. Tanto há a agradecer e tanto a refletir. Pensar o caminho feito até aqui e agradecer todos os momentos de encontro e crescimento. O quanto recebemos e o quanto desperdiçamos. Aprender com o passado para consolidar um projeto. Mãos dadas com uma comunidade paroquial que não se circunscreve a um lugar, mas que abre as portas, cria laços, faz ponte.

Desta forma, queremos ir partilhando alguns momentos que, neste mês de abril, serão de especial comemoração. No horizonte temos a habitual Festividade em honra de Nossa Senhora da Ponte (este ano a 29 de abril). Já no início do mês de abril temos programado:
v  Sábado, 1 de abril: Via-Sacra pelas ruas da Ponte
Inicia-se após a Eucaristia das 17h30, seguindo pela rua Damião de Góis, rua Eça de Queirós, rua António Nobre e bairro da Ponte. Atendendo ao Centenário das Aparições de Fátima, seguir-se-á o esquema da Via-Sacra com Maria, proposto pelo Apostolado da Oração.

Esperamos, juntos, viver este tempo de louvor e de Ponte.

“Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!”




Luis Delindro




terça-feira, 28 de março de 2017

catequese 6º ano








Com a luz da fé, alcançamos uma nova visão, “em que os nossos olhos se habituam a ver em profundidade
Por isso, a fonte da alegria a que devemos acorrer, nesta semana, é a CONTEMPLAÇÃO. “A contemplação é o olhar da fé, fixado em Jesus. «Eu olho para Ele e Ele olha para mim». 
Á luz do olhar de Jesus procuremos, durante esta semana, ver melhor os outros, estar mais atentos e agir ao jeito de Jesus.

segunda-feira, 27 de março de 2017







«Sou a luz do mundo»

Nesta caminhada quaresmal, a liturgia apresenta-nos a cura do cego de nascença. Jesus é a luz do mundo que vem abrir os nossos olhos à fé, à nossa adesão plena como discípulos. Quando tudo parece perdido, Jesus faz-se próximo, com o seu brilho, para dar sentido à nossa vida. Assim, são-nos apresentados dois caminhos: o caminho da visão plena, percorrido por aquele homem inicialmente cego, mas que chegou ao reconhecimento de Jesus como Messias; e o caminho da cegueira obstinada, renitente, personificada pelos fariseus e pelas autoridades judaicas que se recusaram em reconhecer, em ver, em Jesus a luz do mundo.
 Aquele homem curado, que inicialmente nem sabia “onde estava Jesus”, sabe, agora, que Jesus “vem de Deus”, caso contrário, “nada poderia fazer”. Era a sua fé a crescer, a sua adesão a Cristo mais consciente. Bem pelo contrário, as autoridades judaicas fecharam-se definitivamente na sua cegueira.

Abre os meus olhos à tua luz, Senhor! Abre meus olhos para Ti e para os irmãos. Fortalece a minha fé em Ti e fortalece meus braços para abraçar meus irmãos.



Meditando para a 4ª semana da quaresma do ano A





sexta-feira, 24 de março de 2017

Catequese 6º ano







Palavras para quê quando o amor de pai fala por si...





quinta-feira, 23 de março de 2017

Catequese 6º ano





Tal como a samaritana, nós procuramos as fontes da alegria e encontramos em Jesus a água viva, que sacia a nossa sede de Deus, a nossa sede de amor, a nossa sede de verdade, a nossa sede de paz.
“Disse-lhe a mulher samaritana: «Senhor, vejo que és profeta. Os nossos antepassados adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar». Disse-lhe Jesus: «Mulher, acredita em Mim: vai chegar a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja”.
Nesta semana, o desafio é a Adoração.
Muitas vezes adoramos coisas e pessoas de quem gostamos muito, fazemos delas o eixo que nos mantem de pé, dedicando-lhe muito tempo que acaba por ser vazio, oco e de fugaz felicidade. Só Deus é fonte de água viva, aquela que satisfaz plenamente e nos proporciona uma felicidade verdadeira e permanente. Por isso só a Deus devemos adorar, dar-lhe tempo e espaço para que se estabeleça uma relação de Pai e filho.
 Adorar a Deus significa orientar a vida toda para Ele e dar-lhe o 1º lugar em tudo.

Uma das belas formas de adorar a Deus é participar na Eucaristia. Podemos ainda prolongar a nossa gratidão, louvando o Senhor, escondido e presente na hóstia consagrada. 





quarta-feira, 22 de março de 2017

Catequese 8º ano




“Favores em Cadeia”


Nesta catequese começamos a ver o filme – Favores em Cadeia.

Este filme faz-nos pensar e para a semana iremos reflectir sobre o assunto. Para já deixamos-vos um cheirinho do filme com o seu resumo: “Um professor de estudos sociais dá a tarefa à sua turma de pensar numa ideia para mudar o mundo para melhor e em seguida colocá-la em acção. Quando um jovem estudante cria um plano, ele não só afecta a vida da mãe solteira, mas põe em movimento uma onda sem precedentes de bondade humana que, sem que soubesse, floresceu num profundo fenómeno nacional”


Boa semana : )




terça-feira, 21 de março de 2017

catequese 2º ano





“Que bom é viver em Deus”

Esta semana reparamos que ao rezarmos bem estamos a viver no coração de Deus e Deus está também no nosso coração. Percebemos que, nestas semanas em que aprendíamos o significado do Pai Nosso, estávamos era a ser ensinados a rezar bem.
Obrigada Jesus por este ensinamento precioso!
Tivemos ainda tempo para fazer um miminho para os nossos Pais, uma vez que no domingo foi o Dia do Pai. Esperamos que tenham gostado, Pais.


Até para a semana! : )





segunda-feira, 20 de março de 2017







“…Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede…”

Jesus senta-se à beira de um poço. Naquele mesmo momento, vem uma mulher para tirar água. E, inesperadamente, dá-se um encontro, porque Jesus toma a iniciativa.
Depois de algum diálogo, o encontro ganha uma outra intensidade, Jesus remete para o conhecimento de Deus e de si e já não se refere à água do poço mas à água viva. Jesus vai dando a conhecer-se à samaritana. Se antes falava da sua sede e da água viva, agora identifica-se com aquele que é capaz de dar uma água que saciará para sempre a sede e que conduzirá à vida plena quem dela beber. Apercebendo-se disto, a samaritana não hesita em suplicar que lhe dê a beber dessa água.
A palavra-chave é conhecer! Jesus dá-se a conhecer. Hoje, sou interpelado a dedicar mais atenção a Jesus, a estar mais atento às vezes que Ele se encontra comigo para Se dar a conhecer, a procurar conhecê-Lo mais e melhor de modo a descobrir como só Ele mata todas as minhas sedes, sobretudo, a sede de uma vida plena.


Obrigado, Jesus, por partilhares comigo a água que satisfaz todas as minhas sedes e que se transforma em fonte dentro mim ao serviço dos outros. Peço desculpa por teimar procurar a água viva noutros sítios e por contentar-me com a água que me sacia apenas momentaneamente. 



Meditando para o 3º Domingo da quaresma do ano A



quinta-feira, 16 de março de 2017

Catequese 8º ano





“Senhor, ensina-nos a rezar”

Na catequese desta semana procuramos descobrir porque é tão difícil para alguns parar e dedicar algum tempo à oração. Foi lançado um desafio para nesta semana tentarem entrevistar algumas pessoas sobre este assunto, um questionário.
Depois tentamos entender como era com Jesus. Se Ele alguma vez se esqueceu ou não se lembrou de Deus. Ele rezava regularmente, estava sempre em conversas com o Pai, Deus, através do Pai Nosso. Aqui conseguimos identificar duas partes – uma em que nós nos voltamos para Deus (Pai Nosso...assim na terra como no céu) e outra em que pedimos que Deus se volte para nós (O Pão nosso...livrai-nos do mal).
Assim, esta foi uma catequese em que relembramos o significado da oração que Jesus nos ensinou – o Pai Nosso (https://www.youtube.com/watch?v=9-C5_sRZKbE&t=18s).







quarta-feira, 15 de março de 2017

catequese 6º ano





Uma voz dizia da nuvem: este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O”.




Nesta 2ª semana da quaresma Deus díz-nos para escutar o seu filho muito amado,somos desafiados a escutar mais atentamente a Sua Palavra.
A sua Palavra orienta-nos no sentido da nossa transformação. Ela vai operando em nós maravilhas como operou em Maria por isso rezamos á nossa mãe para que nos ajude a saber escutar a Palavra  e a praticá-la no nosso dia a dia.











terça-feira, 14 de março de 2017

Catequese 2º ano




“Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos, a quem nos tem ofendido.”
“Não nos deixes cair em tentação, mas livrai-nos do mal.”


Hoje na catequese, concluímos a oração que Jesus nos tem vindo a ensinar, semana após semana. O “Pai Nosso”.
Estamos muito contentes. Agora, já podemos rezar esta bonita oração que Jesus nos ensinou com tanto carinho.
Na catequese de hoje, focamo-nos na ideia de que devemos perdoar os outros, mesmo que às vezes não seja fácil… Devemos fazê-lo.
E não devemos cair na tentação, ou seja, não devemos fazer maldades, nem ser vingativos com os que nos rodeiam.



Até para a semana! J

segunda-feira, 13 de março de 2017






“Este é o meu Filho muito amado:
Escutai-O”

O Evangelho desta semana é uma catequese que nos ensina que Jesus é o Filho de Deus e que o projecto que Ele propõe vem de Deus: um projecto salvador e libertador em favor dos homens através do dom da vida, da entrega total de si próprio por amor. 
Os discípulos de Jesus tinham acabado de ouvir a anunciação da Paixão de Jesus; Ele ia ser entregue e havia de sofrer. Estas palavras eram difíceis de perceber e desanimaram os discípulos: porque no horizonte próximo do seu líder está a cruz e, também, porque o mestre exige dos discípulos que aceitem percorrer um caminho semelhante.
Para os encorajar, Jesus mostra-lhe que o fim não é o sofrimento, mas a Vida e a Ressurreição.
   
Senhor Jesus,
Nós Te damos graças por este momento de luz, pela alegria e pela felicidade que nos dá a tua presença radiosa. Estabelece a tua tenda nas nossas casas: levanta-nos quando estamos abatidos e com medo; cura os nossos corações para os tornar atentos na escuta da tua palavra.


Meditando para a 2ª semana da Quaresma do ano A



quinta-feira, 9 de março de 2017

Catequese 8º ano




“O mundo em que vivemos…”


Nesta catequese discutimos um tema proposto pelas adolescentes do 8º ano – os Sem Abrigo. Tentamos perceber o que leva as pessoas a optarem por este modo de vida e se realmente é uma escolha ou se são “as circunstâncias da vida”.
Vimos ainda um vídeo que nos fez pensar sobre o assunto e sobre como devemos nós agir. “Porto de Abrigo” (https://www.youtube.com/watch?v=vWrmMnWp2j4) é o nome do vídeo e diz-se que este “Porto tem de ser diferente”. Tem mesmo e depende de cada um transformá-lo.

Fica a dica… ; )




quarta-feira, 8 de março de 2017

Catequese 2º ano




“O Pão Nosso de cada dia nos dai hoje”

Esta semana tivemos duas surpresas na catequese – um cesto com pão e as palavras de Jesus, “O Pão Nosso de cada dia nos dai hoje”. Tanta emoção com surpresas assim…
Ora, Jesus falou-nos do pão (de alimento) que é essencial à nossa vida. Ele mostrou-nos que devemos sempre agradecer a Deus pelo alimento que nos dá. E até nos deixou uma oração como sugestão de agradecimento para fazer às refeições.



Boa semana! : )




terça-feira, 7 de março de 2017

Catequese 6º ano







Iniciamos a caminhada quaresmal sob o lema proposto pela diocese, “A Caminho, com Maria, pelas fontes da alegria”.


Propomo-nos a fazer tudo o que Jesus nos disser e nesta primeira semana a fonte da alegria de que somos desafiados a beber é a CONVERSÃO
Tal como Jesus no deserto, somos tentados muitas vezes e de diversas formas a cair no desejo do poder, do ter e do querer ser mais que os outros. 
Resistir a estas tentações é um bom programa de conversão. Paramos um pouquinho, fizemos silêncio e pensamos num “Defeito” que julgamos ser habitual em nós para o transformar e fazer gerar vida nova em nós e ao nosso redor.
Como Maria queremos que a Palavra de Deus em nós produza muitos frutos e por isso lhe pedimos a Sua intercessão para que o Senhor faça em nós maravilhas.


Boa semana a caminho com Maria.





segunda-feira, 6 de março de 2017







“Nem só de pão vive o homem mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus”

No silêncio do deserto, Jesus foi tentado a optar por um projeto de vida baseado no ter, na fama e no poder. São ainda hoje as tentações de muitos.
Jesus, atento a vontade do Pai, opta por um projeto de vida que consiste em colocar como essencial na vida o amor incondicional aos outros.
Vivamos a quaresma como um tempo de deserto. Faz-se deserto, mesmo estando no ruido da cidade, para que aconteça conversão, resistência às tentações, experiência do amor de Deus.
Somos convidados a seguir Jesus orante que no deserto nos diz que “nem só de pão vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
É um convite a alimentar-nos mais da Palavra de Deus, a Escutá-la com mais atenção e a estarmos disponíveis para que ela nos interpele e nos faça mudar de atitudes.

Senhor Jesus,
Fica connosco ao longo destes quarenta dias. Que a Tua Palavra seja uma luz na nossa vida e que tenhamos a coragem necessária para A seguir.



Meditando para o 1º Domingo da Quaresma do ano A


quinta-feira, 2 de março de 2017

Catequese 8º ano




“O Reino de Deus”



Na semana passada falamos sobre os nossos projectos de vida, sobre as opções que tomamos e que definem quem somos e quem queremos ser. Nesta semana, falamos sobre o projecto de vida de Jesus, qual o seu caminho e quais os principais acontecimentos que delinearam o caminho de Jesus.
Procuramos e procuramos no Evangelho de S. Lucas e percebemos as tentações a que Jesus foi sujeito. Vimos que, a todas elas, Ele respondeu com textos bíblicos. Assim, por mais complicado que seja o nosso trajecto, sabemos que Deus não nos abandona, tal como fez com Jesus.
Concluímos então que o projecto de vida de Jesus se resume a duas palavras – Reino de Deus. O reino que Ele veio anunciar e iniciar. Pois este não é um reino distante mas como Jesus nos disse “O Reino de Deus está entre vós”.




catequese 6º ano





O 1º Milagre de Jesus aponta para nós, o que podemos transformar em nós e nos outros?

"Fazei tudo o que Ele vos disser" foram as palavras de Maria nas bodas de Canãa, são as palavras de Maria para nós hoje...

Durante a quaresma vamos caminhar com Ela e fazer o que Jesus nos pede no sentido de rasgarmos o nosso coração e transformá-lo num coração novo.





quarta-feira, 1 de março de 2017





Quarenta dias antes da Páscoa, a Igreja abre solenemente o tempo de penitência, chamado Quaresma, em preparação para a celebração da Páscoa.
É a Quarta-feira de Cinzas. A Liturgia da Palavra dá-nos, hoje, a orientação correta para vivermos frutuosamente a Quaresma, tempo favorável de graça, dia de salvação. Penitência e arrependimento não são caminho de tristeza, de depressão, mas caminho de luz e de alegria, porque, se nos levam a reconhecer a nossa verdade de pecadores, também nos abrem ao amor e à misericórdia de Deus.
Hoje realiza-se o rito da imposição das cinzas. Elas são sinal de penitência, no sentido de conversão. A conversão consiste, sobretudo, no reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, mortais e pecadoras. No gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça das pessoas, o sacerdote ou o ministro diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. A conversão consiste em crer no Evangelho. Crer é aderir a ele, viver segundo os ensinamentos do Senhor Jesus.

Senhor Deus,
Conduz-me ao longo destes quarenta dias. Contigo quero encontrar a paz interior e reconstruir a relação com os outros.