terça-feira, 29 de junho de 2021

Catequese 2º ano

 

Festa do Pai Nosso

 

A catequese chegou ao fim. Mais um ano que terminamos, mais um ano de experiências, de ensinamentos, de momentos inesquecíveis vividos sobre e com Jesus.


No início deste ano, fizemos um pedido a Jesus: “Senhor, ensina-nos a rezar”. E Ele ensinou-nos a oração mais bela que temos dedicada ao Pai, ao Nosso Pai do céu.


Hoje celebramos juntos, e em comunidade, essa bonita oração – o Pai Nosso! E que felizes que estamos!


Agora vamos de férias sempre com Jesus no coração, mas prometemos voltar.


Boas férias!





 

terça-feira, 22 de junho de 2021

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Catequese Adolescência

 


Chegamos ao fim deste ano catequético.


Ao longo do ano, entre catequeses online e presenciais, reunimos em grupo que diz SIM a Jesus que constantemente nos anima a percorrermos, com Ele, um caminho de amizade verdadeira.


Neste nosso último encontro tivemos convidados, o grupo de meninos e meninas que vão fazer a sua profissão de fé este ano e que, se assim o desejarem, irão integrar o grupo da adolescência no ano que vem.


Alguns dos adolescentes, do atual grupo, deram o seu testemunho relativamente ao percurso que tem feito ao longo dos anos.


O que os fez não desistir da catequese? Quais as diferenças entre a catequese infantil e adolescência? Como foi integrar um grupo novo? Que viagem é esta que estamos a percorrer no Projeto Say Yes?


Depois de os escutarmos, percebemos que o Espírito de Deus andou livremente nos seus corações e fez deles gente humana linda! A fé e a alegria com que falam de Jesus como companheiro de viagem poderá motivar outros a juntar-se a nós.


Lançamos a semente, esperamos agora que ela germine. Cabe-nos esperar, deixemos que o mesmo Espírito Santo que nos converte e anima a sermos um só com Jesus, transforme os  corações destes meninos   e nos dê, a todos, nós novo fôlego!




Seguir Jesus passa por acolher e, enquanto grupo, deixamos bem definido que no nosso abraço todos cabem.





Boas férias 🌻








sexta-feira, 18 de junho de 2021

Catequese 5º ano

 


“Somos a Igreja que Ele fundou”


Ao chegarmos ao fim de um ano mais com Jesus, nas condições possíveis mas com Ele sempre no meio de nós, foi importante estarmos juntos fisicamente. Não nos podíamos tocar, nem ver os nossos sorrisos, mas o brilho no olhar revelava a alegria de nos vermos.


Partilhamos uns como os outros como têm sido os nossos dias, na escola, nas actividades extra escola, na família, o que mais gostamos, o que mais nos desagradou, os nossos receios e a ansiedade de voltarmos a estar reunidos no mesmo espaço.


Somos todos diferentes uns dos outros, mas temos algo em comum que nos caracteriza enquanto grupo: o nosso amigo, Jesus. Foi Ele que nos juntou, pois tocou o coração dos nossos pais para nos levarem à catequese. Mais tarde, já adultos, continuamos a aderir ao chamamento de Jesus e a segui-Lo. E assim, fazemos parte de um grupo ainda maior, como se fosse uma grande família, formada por muitas pessoas, muito diferentes umas das outras, que também têm isto em comum – são pessoas que querem conhecer melhor Jesus, que se juntam para ouvir falar d’Ele, que querem seguir o que Ele nos ensina. Nós fazemos parte desta grande família dos amigos de Jesus, a Igreja, desde o dia do nosso baptismo.


A família é sempre um espaço de entreajuda. A família alegra-se connosco e apoia-nos nas dificuldades. Não seríamos os mesmos sem a nossa família! Na grande família dos cristãos, Jesus espera o mesmo de nós. Um grande amigo de Jesus, chamado Paulo, fala-nos desta vontade de Jesus através de uma “imagem” ou uma comparação:


“Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. … Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. Não pode o olho dizer à mão: «Não tenho necessidade de ti», nem tão pouco a cabeça dizer aos pés: «Não tenho necessidade de vós.» Pelo contrário, quanto mais fracos parecem ser os membros do corpo, tanto mais são necessários, e aqueles que parecem ser os menos honrosos do corpo, a esses rodeamos de maior honra, e aqueles que são menos decentes, nós os tratamos com mais decoro; os que são decentes, não têm necessidade disso. Mas Deus dispôs o corpo, de modo a dar maior honra ao que dela carecia, para não haver divisão no corpo e os membros terem a mesma solicitude uns para com os outros. Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria. Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro.” (1 Cor 12, 12-27)

 


Com estas palavras, Paulo diz-nos que pelo baptismo recebemos o mesmo Espírito (a força, a vida e o amor que vem de Deus). Então, é como se, todos juntos, formássemos um só corpo, em que cada um de nós é um membro desse corpo: o “corpo de Cristo”. Assim como o corpo humano não está bem se algum órgão está doente, também este “corpo” não pode estra bem se algum dos seus membros não está bem.


Todos são membros do “corpo de Cristo” porque vivem unidos, porque se apoiam e ajudam no projecto de construção de um mundo bom e justo, de acordo com a verdade que Cristo nos ensina.

Todos têm um papel, uma tarefa, e essa tarefa é importante para que se cumpra a vontade de Jesus. Deus chama-nos, na nossa diversidade de idades, culturas, dons, a construir, como irmãos, e em Seu nome, um mundo de amor, entendimento, paz, compreensão. Estamos todos ligados nessa missão de continuar no mundo a obra que Jesus começou, e de O tornar visível aos olhos de todos.

 

Terminamos a catequese, por enquanto, mas ainda continuamos com os nossos trabalhos e estudos, e havemos de ter as nossas férias. Connosco levamos o compromisso de levar cada um de nós no coração, junto com Jesus, e no próximo ano cá estaremos todos para continuar …sabemos que Jesus já estará à nossa espera.


Que tudo corra pelo melhor e boas férias, sempre com Jesus!...






quinta-feira, 17 de junho de 2021

 




Mensagem do Papa para o V dia Mundial dos Pobres


 

 

O Vaticano publicou hoje a Mensagem do Papa Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres que se assinala a 14 de novembro de 2021 sob o tema «Sempre tereis pobre entre vós (Mc 14,7). Na missíva o Papa afirma que a pobreza é "consequência do egoísmo" e desafia os vários atores sociais e polítios a "dar vida a processos de desenvolvimento onde se valorizem as capacidades de todos, para que a complementaridade das competências e a diversidade das funções conduzam a um recurso comum de participação”

 


Roma, São João de Latrão, na Memória de Santo António, 13 de junho de 2021.

 




quarta-feira, 16 de junho de 2021

Catequese 2º ano

 


Quanto crescemos…

 

Na catequese desta semana fizemos um apanhado do ano. Vimos e revimos os aspetos que mais nos marcaram durante este ano que está cada vez mais próximo de terminar.


Lembramos que:


- Jesus é o Filho muito amado de Deus e que O devemos escutar sempre;

- Maria e José foram muito importantes na educação de Jesus;

- Jesus nos ensinou uma das orações mais belas, o Pai Nosso;

- Jesus nos mostrou o Reino de Deus, um reino de Amor, Paz, Verdade e Luz;

- Pelo Batismo, somos todos Filhos e Filhas amados de Deus;

- Juntos formamos a Igreja de Deus.



Como estamos crescidos! E quantas coisas aprendemos, descobrimos e vivemos durante este ano.


Boa semana!







segunda-feira, 14 de junho de 2021

 








Todos os anos abre o velho armário e escolhe uma das muitas imagens de Santo António, guardadas com devoção. 
Uma caixa de madeira, tapada com um pano bordado torna-se o altar de Santo António. Dois mangericos comprados na rua, uma vela acesa e a entrada daquela casa torna-se um sinal vivo da devoção que milhões de pessoas têm por este Santo português, que não se cansou de anunciar ao mundo a pessoa de Jesus.
Ontem foi o seu dia e Santo António continua a encher de Fé o coração de milhões de pessoas.

Por vezes basta a pausa de um minuto para nos lembrarmos de vidas únicas como esta.



Isabel Figueiredo

Oração da manhã in "RR" 




quarta-feira, 9 de junho de 2021

Catequese Adolescência

 




No sábado passado a nossa catequese foi em conjunto com outros grupos de adolescentes da nossa comunidade paroquial.


Em comunidade “digital” estiveram cerca de 56 adolescentes numa partilha de ideias, saberes e sentires que nos fizeram perceber que juntos e iluminados por Jesus somos capazes de “pequenas, grandes” obras!




Foi tempo de avaliarmos o projeto que nos propusemos realizar. Mais do que avaliar a quantidade física, importa pensar o quanto crescemos enquanto discípulos de Jesus.


De forma resumida registamos as seguintes conclusões:


Qual o sentimento dominante nesta experiência de projeto?

Satisfação, alegria, presença, solidariedade, realização pessoal, entusiasmo, orgulho, partilha e conquista, desafio, união.


Cresci como pessoa e como discípulo de Jesus?


Sim: seguimos o Seu exemplo, tornamo-nos melhores pessoas, sentimo-nos úteis, alcançamos grandes feitos, aprendemos mais, mais atentos às necessidades dos outros, melhoramos a comunicação.


Em que aspetos concretos avalias o crescimento do grupo enquanto tal?


Aquilo que nos aproxima de Jesus, aproxima-nos uns dos outros; com Jesus, o que Jesus nos ensina, guiamos melhor o nosso corpo; ser cristão é ajudar o outro, crescemos pela partilha; crescemos a nível de maturidade, entreajuda, participação; quando estamos unidos chegamos mais longe, pensamos mais nas nossas ações


Como foi preparar uma atividade para outros?


Estar mais próximo de Jesus e sermos mais humanos; cada um a dar um pouco faz a diferença; contou-se com a ajuda uns dos outros.


Qual foi a experiência mais significativa que fizemos como equipa no projeto?


A felicidade dos outros com as nossas ações; ajudar os que não têm a mesma facilidade que nós; ajuda e partilha com os outros, percebemos melhor aquilo que temos; ajudar todos independentemente de quem seja; colocarmo-nos no lugar do outro.

 

Sem dúvida que o balanço foi positivo. Crescemos como discípulos de Jesus numa onda de luz que iluminou a vida de muitas pessoas. Em comunidade, com Jesus, conseguimos chegar mais longe!

 

 


 









segunda-feira, 7 de junho de 2021

Catequese 2º ano

 


“Amarás o Senhor Teu Deus” e “Amarás o Teu Próximo”

 

Na catequese desta semana, começamos por pedir às crianças que colocassem perguntas a Jesus sobre que vontades teria Jesus para eles...


Carolina: Qual a vontade de Jesus?


Francisco Duarte: O que é que eu preciso para ser melhor?


Miguel Sousa: O que eu irei de fazer para ser mais bem educado.


A pergunta que os discípulos fizeram foi “Mestre, que devo eu fazer para ser feliz?”


E Jesus respondeu, o primeiro mandamento da lei de Deus é “Amarás ao Senhor teu Deus, com todo o teu coração, toda a tua alma e com todo o teu pensamento”. E acrescentou ainda, o segundo mandamento é similar ao primeiro: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.


Assim, percebemos que o AMOR de Deus é o segredo da felicidade.


Boa semana!



quinta-feira, 3 de junho de 2021

 





Corpo de Deus: Papa convida a celebrar «luz que ilumina os caminhos da vida»

Francisco sublinha importância da fé na «presença real de Jesus»

“Encontrai na Eucaristia, mistério de amor e de glória, aquela fonte de graça e de luz que ilumina os caminhos da vida”

“Que o Corpo e o Sangue de Cristo sejam para cada um de vós presença e apoio no meio das dificuldades, sublime conforto no sofrimento de cada dia e penhor de eterna ressurreição”,



Ecclesia


quarta-feira, 2 de junho de 2021

 





Reza com o Papa