quinta-feira, 19 de abril de 2012

Catequese 1º ano

Encontro com Pais 
A Luz


Vamos celebrar a Festa da luz na nossa paróquia. Reflectir sobre a luz que vamos festejar é fundamental para uma celebração mais sentida e festiva. E foi isso que fizemos no passado dia 14 de Março. Juntamo-nos todos, pais e catequistas do primeiro ano de toda a paróquia, e aquecemos o interior daquela, que lá fora, teimava ser uma noite fria.






Era uma vez uma pequena estrela caída do céu, perdida num campo do planeta terra. Ficou aí a cintilar. Passou por ali um lobo mau. Avançou em direcção à estrela para a devorar, mas uma estrela não se pode comer. Então o lobo cobriu-a com terra. Apareceu depois uma pobre mulher, que andava a apanhar lenha para a fogueira. O lobo, espantado, foge. E a mulher aproxima-se suavemente. Com as suas mãos delicadas, tira a terra que cobre a estrela. Pouco a pouco, começa de novo a brilhar.
E a mulher disse para consigo:
- Vou levar esta estrela para casa; iluminará o meu marido quando ele regressar do trabalho.
E com as suas mãos em forma de concha, a mulher recolhe a pequena estrela e muito contente regressa a casa.
Ao chegar, coloca-a sobre uma mesa junto da porta. Quando o marido chegou, ficou espantado coma claridade com que era recebido ao abrir a porta e pergunta:
- O que esta coisa a brilhar assim?
A mulher conta-lhe tudo e o homem diz:
- Esta estrela vai ser para nós uma coisa preciosa. Guardemo-la só para nós!
Mas a mulher disse:
- Não guardemos a luz só para nós. Vamos colocar a estrela luminosa fora de casa para que ilumine a todos os que passam na rua.
E todas as vezes que o homem dizia:  “guardemo-la só para nós” a claridade diminuía. E todas as vezes que a mulher dizia “que ela ilumine também os outros la fora”, a estrela brilhava sempre mais.
O homem preparou então um lugar da parte de fora da janela e colocou aí a estrela cintilante. Desde então, a estrela passou a brilhar cada vez mais.


Esta história, com uma pequena encenação de luzes, foi o ponto de partida para uma partilha vivida em grupo. Duas questões foram lançadas aos pais “Identifica-se com alguma das personagens desta História, porquê?” e “O que é a estrela para si?”
Da “discussão” e da partilha nasce a luz. Vejamos o que nasceu da partilha destes pais.

1 - Identificamo-nos com a mulher mas temos alturas em que parecemos o homem.
A luz para nós é farol espiritual.
2 – Identificamo-nos com o casal pela partilha da luz.
 Para nós a estrela é um sentido, uma orientação, guia que nos faz ver com mais nitidez o caminho a percorrer. A estrela é luz… assim sendo deve ser partilhada por todos nós.
 
3 – Identificamo-nos com a senhora pela partilha, capacidade de persuasão, persistência e a forma como acredita.
A estrela é luz, orientação, felicidade e fé em Jesus Cristo.

4 – Identificamo-nos com a senhora pelo seu sentimento de partilha, para que todos pudessem sentir o mesmo.
A estrela tem para nós o sentido de Deus e tudo o que Ele e Jesus nos dão.
 5 – Pensamos que nos identificamos com a esposa e o marido porque, no fundo, no nosso dia a dia, todos temos comportamentos que demonstram egoísmo inicial (o marido) e outros em que somos solidários e temos espirito de partilha (esposa).
 A estrela é o sentido da vida, a esperança, o caminho, a luz, a fé… no fundo simboliza Jesus.
 
6 – Identificamo-nos com a mulher porque é um exemplo de partilha.
  A estrela significa a luz da nossa vida e de união.

7 – O grupo identifica-se mais com a mulher e a estrela porque simbolizam a partilha, o amor e o que desejaríamos ser. No entanto, referiu-se que podemo-nos identificar com qualquer uma das personagens pelas atitudes que adoptamos no dia a dia.
Para nós a estrela é luz, amor, partilha, amizade, esperança e sinceridade.

8- Identificamo-nos com a mulher porque ela quer partilhar a todos a luz da sua estrela.
 A estrela significa a luz do mundo que ilumina o nosso caminho…

E esta luz que ilumina o mundo, escutamos nós em Jo 8,12, é Jesus. Ele mesmo o disse: “ Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.



Partilha dos Pais da Paróquia de Rio Tinto



Sem comentários:

Enviar um comentário