terça-feira, 19 de junho de 2012



1º Ano de catequese
Festa de fim de ano
A nossa festa de fim de ano foi uma animação.
Começamos, pais meninos e catequistas, por fazer uma brincadeira em que fomos pondo várias partes do nosso corpo a dançar. 

Entre gargalhadas bem dispostas e à vontade de quem se sente entre amigos é vê-los a participar descontraídos, animados e… dançarinos!!!
Seguidamente, acolhidos e acomodados na nossa capela, passamos a um momento mais sereno onde uma apresentação em power point foi projectada. Esta apresentação foi motivo de recordação e de reflexão sobre tudo o que fizemos ao longo do ano catequético. Concluímos que construímos uma amizade, aprendemos, partilhamos, brincamos, rezamos e descobrimos um amigo que se foi revelando amoroso, presente e fiel em todos os momentos da nossa vida. Tudo o que vivemos ao longo deste ano foi graça do nosso amigo Jesus por isso não podemos fazer festa sem lhe dirigir o nosso pensamento, o nosso coração agradecido e as nossas palavras que se uniram em oração e numa só voz:

Bom dia Jesus!
Quero agradecer-Te este dia que preparaste para mim.
Quero agradecer-Te estes amigos que quiseste reunir hoje aqui e aqueles que não podem estar mas que fazem parte da minha família.
Quero agradecer-te tudo o que aprendemos ao longo deste ano de catequese.
ConTigo pude aprender
ConTigo pude crescer
ConTigo aprofundei a relação de amizade e fé que temos
ConTigo sei que posso contar…
Obrigado amigo Jesus.

E Jesus, presente no meio de nós, revelou-se através dos meninos, dos pais e dos catequistas que através das suas apresentações nos foram transmitindo mensagens de alegria, de partilha, de família, de amizade e de abençoados por nos sabermos de férias com Jesus.
O primeiro grupo de meninos a partilhar o seu trabalho trouxe-nos a alegria, aquela alegria de quem descobriu Jesus que mora dentro de si. Essa é uma alegria que ninguém nos pode tirar.
O segundo grupo trouxe-nos um presente. Esse presente não cabe numa caixa de presente e por isso ele saltou para fora e foi repartido por todos os presentes em forma de mensagens de Jesus para cada um.

O terceiro grupo revelou-nos que vão de férias. Levam na bagagem várias coisas mas a mais importante é Jesus, aquele amigo que, estejamos onde estivermos, também estará. Por isso Lhe podemos falar a todo o momento e a toda a hora, basta querermos.

Foi chegada a vez de os pais nos presentearem com a sua apresentação. Eles são peritos em contar histórias e por isso nos trouxeram uma que falava de uma família que podia muito bem ser a nossa. Disseram-nos que numa família todos são importantes desde o avô ao neto, todos merecem respeito, atenção, carinho e amor e que não devemos fazer aos outros aquilo que não queremos que nos façam a nós.

As catequistas apresentaram uma encenação narrada por fantoches e encenada pelas catequistas. Falamos da amizade pura e desinteressada capaz de fazer feliz o outro.


Mas os pais e meninos não quiseram ficar por aqui e, para surpresa das catequistas, preparam mensagens de agradecimento e reconhecimento que juntamente com um lindo cesto de flores ofereceram às catequistas. Este gesto foi motivo de emoção para nós catequistas pois sentimos “na pele” a amizade e o carinho construídos ao longo do ano.
Nesta partilha de canções, encenações e apresentações que embelezaram a nossa festa, pudemos sentir a presença actuante de Deus Pai que a todos tocou de uma forma ou de outra unindo-nos em verdadeira comunhão de quem tem por objectivo fazer caminho com Ele.

E foi a cantar “Sou de Cristo, sou feliz” que “marchamos” em direcção à mesa preparada pelos pais onde a partilha de petiscos se fez de bom agrado pois a barriguita já reclamava qualquer coisita!!!
Saciados, de alma e corpo, finalizamos a nossa festa com a oferta das catequistas a cada família:
lambarice para os meninos, é claro, e um pequeno álbum com fotografias dos
momentos mais marcantes do ano de catequese que hoje terminou.
 Ainda em clima de festa, ficam os nossos votos de boas férias com Jesus e o desejo de que para o ano estejamos todos tão empenhados e cheios do Espírito de Deus como o estivemos este ano.

As catequistas





Sem comentários:

Enviar um comentário