segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Neste domingo que antecede o Natal,
a história de Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer no mundo: através de um “SIM” incondicional aos projectos de Deus. É preciso que através de nossos “Sins”, da nossa disponibilidade e entrega, Jesus possa vir ao mundo e oferecer às pessoas – de maneira especial aos pobres, humildes, infelizes, desesperançados – a salvação e a vida de Deus.

Precisamos de nos dar conta dos instrumentos que Deus usa para realizar seus planos.

Maria era uma jovem mulher de uma pequenina aldeia cheia de pessoas pagãs de onde “não podia vir nada de bom”. O texto nada fala que Maria teve uma preparação especial, que ela tinha conhecimentos teológicos, ou amigos poderosos nos círculos do poder. Apesar disso foi escolhida por Deus para desempenhar um papel importantíssimo na história de salvação de Deus com o seu povo.

Hoje, Deus diz-nos nesta jovem que o Advento do Seu Reino também se joga na simplicidade e na pequenez dos nossos próprios dias, sobretudo quando estamos dispostos a verdadeiros gestos de Generosidade, Proximidade e Denúncia Profética diante das inúmeras causas da pobreza de muitos dos nossos irmãos.
Meditando para o 4º Domingo do Advento

Sem comentários:

Enviar um comentário