segunda-feira, 1 de agosto de 2011






O Evangelho deste 18º Domingo do Tempo Comum (segundo Mt 14, 13-21) aponta-nos para a Eucaristia. Jesus, utilizando os verbos eucarísticos, realiza a multiplicação dos pães, como indica o versículo 19: “... ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos.” Estas palavras e acções de Jesus são repetidas a cada celebração eucarística. Como Cristãos acreditamos firmemente na acção de Jesus, que tem compaixão do povo faminto e realiza milagres em favor desse povo. Ele é o bom Pastor que cuida de suas ovelhas, conforme o salmo 23: “prepara uma mesa farta”. Ele tem compaixão e transforma a vida do povo através da multiplicação dos pães, ou seja, com apenas 5 pães e 2 peixes Jesus sacia a fome de uma multidão.
Entretanto, a acção de Jesus  dá-se a partir do que é apresentado à partilha, ou seja, nesse caso 5 pães e 2 peixes. Ele age em cima do que é entregue a Ele com confiança. Isso  mostra-nos que precisamos entregar a nossa vida nas mãos de Deus para que Ele possa agir em nós. Precisamos agir, como cristãos não podemos ficar parados diante da necessidade do povo. Jesus convida-nos à acção: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”. Precisamos servir os nossos irmãos e irmãs a exemplo de Cristo. Levando a todos a Palavra de Deus, indicando a Eucaristia e o caminho da santidade. É imitando a vida de Cristo que alcançaremos a santidade. Precisamos agir como discípulos missionários: Crer na Eucaristia, Viver a entrega a Deus e Esperar o banquete celeste.
Se confiarmos em Deus e procurarmos viver segundo Jesus Cristo, então, participaremos do banquete celeste que sacia plenamente. Nada mais nos separará do amor de Cristo, como nos diz Paulo na segunda leitura (cf Rm 8, 35.37-39). O amor de Deus por nós é imenso é maior do que a nossa própria vida.

 Busquemos esse banquete celeste, vivendo a exemplo de Cristo como discípulos missionários, alimentados pela Eucaristia.



18º Domingo do Tempo Comum ano A


Sem comentários:

Enviar um comentário