O Corpo de Deus
O dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira. Esta data celebra-se na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes.
Corpo de Deus provém do latim " Corpus Christis "
Trata-se de uma celebração católica, que tem como objectivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Vejamos então o seu significado: No ano de 1263, um sacerdote de nome Pedro, originário de Praga, iniciou uma peregrinação a Roma como forma de revigorar a sua Fé.
Ao aproximar-se de Bolsena, decidiu entrar na cidade para se poder prostrar diante do túmulo de Santa Cristina, da qual era muito devoto, tendo resolvido ali celebrar a Eucaristia.
Sucede que, durante a Missa, ele pediu insistentemente a intercessão da Santa a fim de conseguir aquela mesma fortaleza na fé, que a fez enfrentar o martírio.
E, sem mais, no momento da Consagração, enquanto segurava a hóstia nas suas mãos, e pronunciava as palavras rituais: "Isto é o meu Corpo...", a hóstia adquiriu uma tonalidade avermelhada e começou a gotejar sangue.
Todos os presentes puderam contemplar o milagre, e de imediato começaram a chorar e a pedir misericória, ao mesmo tempo que sentia uma presença e diziam entre si: " Ele está presente".
No dia 11 de Agosto de 1264 através da bula Transiturus de Hoc Mundo instituiu-se a Festa de Corpus Christis.
Cinquenta anos mais tarde, o Papa Clemente V, tornou obrigatória a celebração da Festa da Eucaristia.
E, em meados do século XVI, o Concilio de Trento, oficializou as procissões eucarísticas, como acção de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública de fé na presença real de Cristo na Hóstia Sagrada.
Sem comentários:
Enviar um comentário