Catequese 3.º Ano
Esta semana, na catequese relembramos o Natal.
Já sabemos todos que Jesus nasceu no Natal e que temos que nos preparar, durante o advento, para a sua chegada.
Sabemos que podemos fazer do Natal um acontecimento extraordinário, se prepararmos o nosso coração para receber Jesus! Jesus que vem sempre ao nosso encontro.
O mundo inteiro celebra o Natal, as ruas ficam enfeitadas, as nossas casas também...Mas será que sabemos o significado daquelas coisas com que enfeitamos a nossa casa?
Foi isso mesmo que descobrimos:
Sou o símbolo da vida, símbolo de Jesus. Ele mesmo vai dizer quando for grande: “eu sou a videira e vocês são os ramos”. “Eu sou a Vida!”
Venho de longe para iluminar a manjedoura, o bercinho do Menino Jesus. A minha missão também é de guiar os Reis Magos e todas as pessoas que se querem encontrar com Ele.
Nós, as fitas, queremos mesmo uma grande festa para o Menino Deus. Simbolizamos todos os caminhos do mundo que devem, neste dia, direcionar-se para cá. Queremos que todas as pessoas se encontrem com o Menino Jesus.
Simbolizamos os frutos desta árvore. As bolas simbolizam os bons frutos na vida das pessoas: o amor, a paz, a fraternidade, o perdão, a gratidão, a esperança, a alegria...
Um anjo disse a Maria que ela seria a Mãe do menino Jesus. Outro anjo, quando ele nasceu, apareceu aos pastores e deu-lhes a linda notícia: “Nasceu hoje na cidade de Belém um Menino, o Salvador”. Os anjos simbolizam a comunicação de Deus.
Eu sou o bercinho de Jesus. Não havia lugar para Ele nas casas, por isso ele foi colocado numa manjedoura onde os animais comiam.
Estas palavras são o programa de vida de Jesus, que deve ser também o nosso. Foram ditas pelo coro de anjos aos pastores que logo vieram visitar o Menino Jesus. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra às pessoas de boa vontade”. O tal reino de paz e de amor que Jesus nos tem vindo a falar.
Os pastores visitaram o Menino e trouxeram-lhe presentes: leite quentinho, frutas, lã para o aquecer... Hoje, também trazemos o que podemos partilhar com os meninos que mais precisam, pois sabemos que é nas pessoas que Jesus está.
Esta luz simboliza Jesus, luz do mundo. Ele ilumina o nosso caminho mostrando a rota a ser seguida, sempre na prática do bem e da verdade. Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e o nosso empenho de viver n’Ele, na sua luz; e assim, ser também com Ele, e como Ele, a luz do mundo
Os Magos foram guiados por uma estrela, para encontrarem Jesus.
Eles ficaram muito felizes por verem Jesus, adoraram-no e deram-lhe presentes
Também nós viemos para nos encontrarmos com Jesus.
Que presentes Lhe trouxemos?
Depois de refletirmos sobre que presentes trouxemos para o menino, dirigimos a nossa oração ao menino Jesus:
Jesus, queremos-Te oferecer tudo o que fizemos de bom. Também o que fizemos de menos bom, para que nos ajudes a fazer melhor.