sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019



Catequese 3.º Ano


Esta semana a nossa catequese foi diferente; estivemos reunidos com outros grupos de catequese da nossa comunidade para fazermos uma Catequese Litúrgica. 

Neste ano, em que vamos receber pela primeira vez Jesus na Hóstia Consagrada, era importante que percebêssemos melhor tudo que se passa na Festa para a qual Jesus nos convida todas as semanas: a Missa ou Eucaristia! Desde há muito tempo que sabemos, pela nossa vivência em cada Festa da Eucaristia, que não é preciso fazer-se grande desenho para que o coração entenda o que às vezes complicamos… Jesus falava tão simples, para o entendermos! Às vezes, nós é que complicamos. Por isso, neste encontro “descomplicamos”, e para que tal acontecesse fez-se uma apresentação dos gestos, dos rituais, de todos os acontecimentos tão bonitos e cheios do coração do nosso Deus, para que tudo o que se passa durante a festa da Eucaristia, seja ainda mais vivido, mais presente e mais em sintonia!



A Eucaristia é a grande festa onde, em comunidade, celebramos a nossa amizade com Jesus. Tudo o que nesta festa vivemos é importante pois não só ouvimos os seus ensinamentos como revivemos um grande momento da sua vida para a nossa salvação. É por isso importante percebermos o que estamos a ver, ouvir e principalmente o que estamos a sentir nesta celebração da nossa fé. 


Um ponto alto deste encontro foi quando fizemos a adoração a Jesus no Sacrário e Lhe rezamos, cantando baixinho “Obrigado Jesus porque és meu amigo/ Obrigado Jesus porque gostas de mim” 


A «adoração é reconhecer que Jesus é meu Senhor, que Jesus me mostra o caminho a seguir, me faz entender que só vivo bem se conheço a estrada indicada por Ele, somente se sigo a via que Ele me mostra. Portanto, adorar é dizer: "Jesus, eu sou Teu e sigo-te na minha vida, nunca gostaria de perder esta amizade, esta comunhão contigo". Poderia também dizer que a adoração, na sua essência, é um abraço com Jesus, no qual eu digo: "Eu sou Teu e peço-te que estejas também Tu sempre comigo".» 

(Palavras do Papa Francisco dirigidas às crianças na Praça de São Pedro, 15 de Outubro de 2005) 


Como síntese, para todos levarmos no coração, foi-nos dito: 

«A melhor catequese sobre a Eucaristia é a própria Eucaristia bem celebrada» 

(Bento XVI, Sac. Carit.64)


Sem comentários:

Enviar um comentário