quarta-feira, 3 de abril de 2019


Catequese 8.º Ano


Há muitas situações na vida em que morrer leva à vida: quando se recomeça algo de novo, para superar um insucesso, quando se trocam maus hábitos por outros mais saudáveis, etc. 

Quantos sacrifícios não fazem os nossos pais por nós para que haja mais alegria, paz, harmonia em nossa casas. 

Os cortes e os sacrifícios que se fazem por amor dão sentido à vida humana e o exemplo mais grandioso é o de Jesus por isso merece toda a nossa atenção. 

À luz da Palavra, Mt 27, 35-50, Lc 23, 33-46, Jo 19, 17-30 concentramo-nos nas últimas palavras ditas por de Jesus antes de morrer para aprofundar o sentido das palavras de Jesus e os seus sentimentos. 

AMOR, PERDÃO, SALVAÇÃO, CONFIANÇA, CONSUMAÇÃO E ENTREGA são as palavras-chave que resumem aquele maior amor expresso na cruz. 

Jesus sofreu por amor mas não perdeu a esperança, manteve-se unido a Deus Pai em oração abandonando-se numa entrega total. 

Amou na entrega do seu Espírito. 

Amou no perdão que ofereceu. 



Amou na sede de fazer a vontade do Pai. 

Amou na entrega de tudo o que lhe restava, a sua mãe ao discípulo para que neles e entre eles o Seu amor fosse vivido. 


Diante deste amor não podemos ficar indiferentes. O amor de Jesus na cruz conquistou-nos e faz com que transformemos a nossa vida numa entrega a Deus e aos outros. 

A exemplo de Jesus e diante da confiança que Ele deposita em nós, como me entrego aos outros? Sou capaz de fazer algum sacrifício pelos outros? 

Deixamos de fazer algo de que gostamos para que outros encontrem a alegria e a paz? 

De que forma procuramos mantermo-nos unidos a Deus? 

Neste tempo de quaresma investimos mais na oração, pois em oração estamos em comunhão com Deus. Quando estamos em unidos ao Pai é mais fácil a entrega aos outros, por isso, na próxima a semana, domingo dia 14, vamos estar presentes na via sacra comunitária que se vai realizar na Igreja de Rio Tinto. 


Agora, um pouco mais conscientes da paixão de Jesus, unamo-nos a Ele em oração ao Pai. 


Boa semana 


Sem comentários:

Enviar um comentário