sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Catequese 4º ano



“Eis o Cordeiro de Deus, fazei tudo o que Ele vos disser”

Começamos o tempo do Advento. A palavra advento significa “vinda”, “chegada”. Advento, é então um tempo de preparação para a vinda de Jesus, no seu nascimento.
Como gostamos tanto de Jesus, temos de nos preparar para a sua vinda. Não chegam as casas enfeitadas e os presentes que iremos oferecer e receber. Para nós, o maior presente é Jesus. É Ele que devemos receber muito bem. Ao longo de cada semana, vamos acender uma vela da nossa Coroa de Advento, símbolo da nossa caminhada e da luz de Jesus que se acende em nós em cada gesto de mudança.


Há uma pessoa que nos chama a atenção para a vinda de Jesus: João Batista. Ele era primo de Jesus e muito dedicado a Deus, batizava as pessoas, e apregoava a vinda de Alguém mais importante que ele.
Foi ele que disse, quando Jesus passava: “Eis o Cordeiro de Deus”.
E os discípulos deixaram João e seguiram Jesus. Queriam conhecer melhor Jesus, que até Lhe perguntaram onde morava, e Jesus fez-lhes um convite: “Vinde ver”. Eles foram ver onde morava Jesus e ficaram com Ele.

Também a Mãe de Jesus, Maria, todos os anos nos faz reflectir na sua entrega a Deus, para que Jesus pudesse nascer no meio da humanidade. Ela, que Jesus doou a todos, como a Mãe da Humanidade.

Toda a vida de Jesus, foi um grande gesto de amor, sendo o seu maior gesto a Sua entrega na cruz, para a nossa salvação.

Quem tem um amor tão grande por nós, só nos pode querer bem, só nos quer ver felizes. Por isso é que Maria disse:

“Fazei tudo o que Ele vos disser”

Ao dizermos que queremos ser como Jesus, assumimos que vamos deixar que Jesus faça parte da nossa vida, acolhendo-O no nosso coração.
É isso que precisamos de fazer em cada Natal que vivemos: dar importância a Jesus, mais que aos presentes. Dar importância às pessoas, mais que aos bens materiais. É o que João Batista e Maria hoje nos querem dizer.

No Natal, celebramos o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, que veio ter connosco para nos dar a conhecer o amor de Deus Pai. Na Páscoa, celebramos a morte e ressurreição de Jesus, o Cordeiro de Deus, que deu a vida para nos libertar do mal e para sermos felizes. 
Para melhor te preparares para acolher o Menino Jesus, no Natal, reflecte nos seguintes pontos:


 Palavra de Deus na minha vida

 
Entramos no tempo de Advento. Jesus pede-nos para fazer uma paragem. Será para:
·         Irmos fazer compras?
·         Irmos brincar com os amigos?
·         Preparar o nosso coração para O receber?




Com um desenho ou por palavras tuas, regista aquilo a que te comprometes para preparar o nascimento de Jesus.



 

Jesus é o Cordeiro Pascal, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.
Reflete em família, de que forma o nascimento de Jesus está relacionado com a Páscoa.





Para guardar na memória e no coração
Jesus, quero acolher-Te no meu coração, seguir-Te e fazer o que Tu disseres. Tu tens palavras de vida eterna.



Boa semana com Jesus, e até Sábado! J



Sem comentários:

Enviar um comentário