quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Catequese 4º Ano


 “Feliz o homem que se compraz na lei do Senhor”


Na última catequese falamos dos livros que constituem a a quarta parte do Antigo Testamento: os Livros Sapienciais.
Os livros sapienciais remetem-nos para a palavra “sapiência” que quer dizer “sabedoria”.
Todos nós precisamos dela – da sabedoria. Não só da sabedoria que adquirimos na escola, mas também daquela que nos é transmitida pelos nossos pais, fruto da sua experiência de vida e dos valores éticos, morais e sociais que pautam a sua vida. 
Sem sabedoria não podemos viver, porque faríamos tantas asneiras, que nada nos poderia correr bem. Por isso é que aprendemos tantas coisas. E mais temos para aprender!
Quantas coisas já sabemos sobre a Palavra de Deus! E queremos saber mais e mais, porque quanto mais soubermos, mais felizes poderemos ser e mais felizes poderemos fazer os outros, porque as pessoas sábias sabem o que fazer para ajudar os outros a ter uma vida feliz.

Deste grupo dos livros sapienciais fazem parte os Salmos que, sendo um conjunto de orações, são também um espelho de vida e de moral, uma ajuda na escolha do caminho certo a seguir:

Falamos então sobre o tempo do profeta Ezequiel. Naquele tempo, cerca de seis séculos antes de Jesus, a Palestina, onde viviam os judeus, foi assaltada e invadida por exércitos vindos da Babilónia. Depois de destruírem muitas terras, invadiram a cidade de Jerusalém e destruíram quase tudo, incluindo o templo, onde estava guardada a Arca da Aliança com os Dez Mandamentos, e o povo se reunia para rezar. 
E o que é que aconteceu com o povo? As pessoas mais importantes, e muitas outras que não morreram então, foram levadas como prisioneiros para a Babilónia. Entre essas pessoas, foi um jovem chamado Ezequiel, que era um sacerdote do templo.
Deus, que tinha prometido a Moisés que estaria para sempre com o seu povo, tê-lo-ia agora abandonado no meio destas dificuldades? Vejamos a palavra do Senhor, através de Ezequiel, que chamou então para profeta: 

OS DOIS CAMINHOS
 1Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
nem toma parte na reunião dos libertinos;
 2antes põe o seu enlevo na lei do Senhor
e nela medita dia e noite.
 3É como a árvore plantada
à beira da água corrente:
dá fruto na estação própria
e a sua folhagem não murcha;
em tudo o que faz é bem sucedido.
 4Mas os ímpios não são assim!
São como a palha que o vento leva..”
                                                                 (Sl 1, 1-4)

O salmo fala de duas espécies de pessoas: os ímpios, que são as pessoas que não querem saber de Deus e se comportam contra a sua vontade; e os justos, as pessoas que procuram saber o que Deus quer de nós e depois fazer a sua vontade. Umas seguem por um caminho e as outras por outro.
Os ímpios, aqueles que não querem saber de Deus, são comparados á palha que não serve para nada, desaparece com o vento. Se seguirmos os caminhos de Deus, seremos como as árvores, de que se fala o versículo 3. São árvores que dão fruto e têm folhas sempre verdes.
E que frutos produzem os justos, aqueles que são amigos de Deus?
Frutos de amor, de bondade – o bem que, por exemplo, fazem e que tanta alegria, tanta felicidade traz a quem o faz e às pessoas a quem o fazem.
Mas, para produzir frutos desses, é preciso água. Essa água é a A lei do Senhor: isto é, o que o Senhor nos diz para fazermos.
Podemos encontrar essa Lei do Senhor sobretudo na Bíblia. Por isso é muito importante lê-la e meditar nela continuadamente.

Para guardar na memória e no coração:
“Feliz o homem que se compraz na Lei do Senhor e nela medita dia e noite. É como árvore plantada à beira das águas: dá fruto a seu tempo e a sua folhagem não murcha.” 

Boa semana com Jesus, e até Sábado! 
Catequese do 4ºano









“Não há terra mais bela do que o coração dos outros. Pensemos nisso: Não
há terra mais bela do que o coração dos outros. Não há território mais
belo a conquistar do que a paz restabelecida com um irmão.“

Palavras do Papa Francisco, numa recente audiência, e que nos podem
servir de guia, nesta Quaresma que já iniciámos… procurar a beleza de
restabelecer a paz.


ORAÇÃO DA MANHÃ
in “RR” - Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020








quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Catequese adolescência






Meditando o texto Bíblico de Mc 10, 17-22, percebemos que o homem rico do texto, apesar de cumpridor dos mandamentos, não teve coragem de se libertar dos bens materiais que tinha e por isso não conseguiu seguir Jesus livremente.
Relacionando esta mensagem com o encontro anterior, verificamos que muitas vezes temos dificuldade em nos libertarmos das nossas cargas supérfluas que nos impedem de fazer caminho no caminho de Jesus. 

Hoje, em duplas, fomos desafiados a fazer uma viagem através da Bíblia percorrendo as quatro últimas etapas do caminho português a Santiago.   
Descobrimos que os mandamentos são expressão de uma relação com Deus que nos ajuda a fazer caminho com Jesus que é o verdadeiro Caminho, Verdade e Vida.
E ficou bem expresso nesta partilha livre das orações pessoais:



  • Hoje descobri que Cristo é o nosso guia que nos leva sempre pelo caminho certo, o caminho da felicidade. Por isso, se O seguirmos seremos sempre felizes e protegidos.
  • Hoje descobri que Cristo é a vida, a alegria, o caminho, a verdade, o amor e a aventura mais bonita da nossa vida e existência.
  • Hoje descobri que Cristo é a Vida. Ele ensina-nos a sermos melhores pessoas, a encontrarmos a vida plena, o caminho da felicidade.
  • Hoje descobri que Cristo é tudo e que Ele nos ensina uma coisa nova todos os dias.
  • Hoje descobri que Cristo é a felicidade, a vida, a Palavra, o mensageiro fiel de Deus e a fonte do saber.

Grande viagem fizemos!!!

Até sábado

 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Catequese 1º ano





“Jesus é Amigo de Todas as Pessoas”


          Esta semana, vimos o quão importante é termos amigos, pessoas que gostam de nós e que partilham a vida connosco. Pois ninguém consegue viver sozinho.
Ao escutarmos Jesus, percebemos que Ele é amigo de todas as pessoas. Jesus não faz distinções entre idades, nacionalidades, géneros ou estados de saúde. Todos somos únicos, especiais e muito importantes.
Terminamos assim a nossa catequese agradecendo a Jesus por ser tão nosso amigo e pedindo-Lhe que nos ajude a ser como Ele – amigo de TODOS!


Boa semana!



domingo, 16 de fevereiro de 2020

Catequese 5º e 6º Ano


O DOMINGO DA PALAVRA




No dia 8 de Fevereiro de 2020 tivemos uma catequese "itinerante'" com 5 ateliers em 5 espaços: cripta, igreja, multiusos do centro social, sala da casa paroquial e sala de piano na igreja para descobrimos um pouco mais sobre a bíblia, não só para os catequizandos mas também para as famílias que tiveram disponibilidade para nos acompanhar.
Aqui estão algumas fotografias do nosso dia: 







sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Catequese 4ºAno


“O Senhor é meu pastor”

Esta semana, prosseguimos no conhecimento do Antigo Testamento e falamos sobre os Livros Proféticos. Um profeta é, antes de mais, um grande amigo de Deus. “Feta” quer dizer “o que fala”; e “pró” significa “em vez de” ou “no lugar de” alguém. É uma pessoa que Deus chama e envia para falar aos homens em nome de Deus.
Samuel foi uma dessas pessoas, assim como Moisés, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel.

Os profetas foram chamados por Deus. E, para Deus, devemos ser “todos ouvidos”, isto é, ouvi-l’O com muita atenção. Por isso é que a Bíblia é tão importante para nós. E muito do que nela está escrito, ou foi dito por profetas ou foi escrito por pessoas que ouviram o que muitos profetas disseram, e depois escreveram.

Falamos então sobre o tempo do profeta Ezequiel. Naquele tempo, cerca de seis séculos antes de Jesus, a Palestina, onde viviam os judeus, foi assaltada e invadida por exércitos vindos da Babilónia. Depois de destruírem muitas terras, invadiram a cidade de Jerusalém e destruíram quase tudo, incluindo o templo, onde estava guardada a Arca da Aliança com os Dez Mandamentos, e o povo se reunia para rezar.
E o que é que aconteceu com o povo? As pessoas mais importantes, e muitas outras que não morreram então, foram levadas como prisioneiros para a Babilónia. Entre essas pessoas, foi um jovem chamado Ezequiel, que era um sacerdote do templo.
Deus, que tinha prometido a Moisés que estaria para sempre com o seu povo, tê-lo-ia agora abandonado no meio destas dificuldades? Vejamos a palavra do Senhor, através de Ezequiel, que chamou então para profeta:

“Assim fala o Senhor Deus: Eu próprio irei em busca das minhas ovelhas e hei-de encontrá-las. Como o pastor que vigia o rebanho, quando estiver no meio das ovelhas que andavam tresmalhadas, assim Eu cuidarei das minhas ovelhas, para as tirar de todos os sítios em que se desgarraram num dia de nevoeiro e de trevas.
Arrancá-las-ei de entre os povos e as reunirei dos vários países, para as reconduzir à sua própria terra (…). Hei-de procurar a ovelha que anda perdida e reconduzir a que anda tresmalhada. Tratarei a que estiver ferida, darei vigor à que anda enfraquecida e velarei pela gorda e vigorosa. Hei-de apascentar com justiça.”

- Ez 34, 11-16

Assim se manifesta o grande amor de Deus, nesta imagem do Pastor do seu povo. Fiel à sua aliança, Ele próprio iria reunir e conduzir o povo de Israel, como um Pastor bom e justo, sem deixar que nada lhes faltasse. Para os exilados, esta era uma mensagem de grande esperança: o Senhor não tinha esquecido o seu povo. E é com este extraordinário amor que Deus concretiza plenamente a sua promessa, em Seu filho Jesus Cristo.

Para guardar na memória e no coração:
Diz o Senhor:
“Eu sou o bom pastor:
conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas conhecem-me:
Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”.
- Jo 10, 14-15
Boa semana com Jesus, e até Sábado! 
Catequese do 4ºano



Catequese adolescência





Esta semana iniciamos a 3ª etapa das JMJ rumo a Santiago de Compostela. 



Ouvimos um testemunho vivencial da experiência de alguém que esteve presente nesta jornada de Jovens, marcado pela alegria do encontro com o Papa João Paulo II e com muitos jovens que caminham na procura da verdade e do sentido da vida que é como quem diz, a Felicidade.
O tema desta Jornada foi “Eu sou o caminho a verdade e a vida.”
Escutamos, ao vivo, dois testemunhos de quem peregrinou até santiago de Compostela. Deu para perceber que para além do caminho físico, o caminho interior e espiritual foi o mais marcante, o mais intenso.
Percebemos que aquilo que julgávamos essencial para o dia a dia afinal era supérfluo, pois a amizade, a solidariedade, o espírito de grupo, a oração, o silêncio, a beleza da natureza, falam-nos muito mais de Deus do que uma bagagem cheia do materialismo que nos impede de caminhar em direção á verdadeira felicidade.
Este nosso grupo de catequese quer caminhar, somos peregrinos em busca do verdadeiro caminho que é Jesus por isso, juntos, rezamos assim









quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020




Ação de Graças


Hoje escutamos que devemos ser luz do mundo e sal da terra.
Queremos agradecer-Te, Jesus, por seres o nosso exemplo nesta missão. Que saibamos ser o sal que não se vê, mas dá sabor à vida. E que saibamos sempre seguir a Tua luz, iluminando também quem nos rodeia.
Amém.




1º ano


terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Catequese 1º ano




“Jesus Fala com o Seu Pai”





Na catequese desta semana, relembramos o modo tão especial e bonito que Jesus usa para falar com o Seu Pai – a Oração.
Vimos como Maria e José ficavam felizes por ver o amor de Jesus para com Deus e vimos também a forma especial como Deus nos ama, pois Ele também é nosso Pai. Como Pai, Deus, ama todos os seus filhos e filhas e só quer o bem destes, para que crescem e vivam no amor.
Terminamos a catequese com uma oração especial, agradecendo a Deus o nosso dia. É uma oração que podemos fazer todos os dias quando nos deitarmos.
Muito obrigado, Jesus,
pelo dia que passou.
Perdoa as minhas maldades:
Tu bem sabes como eu sou.
Uma noite descansada
eu te peço, ó bom Jesus!
Dá a todas as pessoas
teu amor e tua luz.


Boa semana!