sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Catequese 4ºAno


“O Senhor é meu pastor”

Esta semana, prosseguimos no conhecimento do Antigo Testamento e falamos sobre os Livros Proféticos. Um profeta é, antes de mais, um grande amigo de Deus. “Feta” quer dizer “o que fala”; e “pró” significa “em vez de” ou “no lugar de” alguém. É uma pessoa que Deus chama e envia para falar aos homens em nome de Deus.
Samuel foi uma dessas pessoas, assim como Moisés, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel.

Os profetas foram chamados por Deus. E, para Deus, devemos ser “todos ouvidos”, isto é, ouvi-l’O com muita atenção. Por isso é que a Bíblia é tão importante para nós. E muito do que nela está escrito, ou foi dito por profetas ou foi escrito por pessoas que ouviram o que muitos profetas disseram, e depois escreveram.

Falamos então sobre o tempo do profeta Ezequiel. Naquele tempo, cerca de seis séculos antes de Jesus, a Palestina, onde viviam os judeus, foi assaltada e invadida por exércitos vindos da Babilónia. Depois de destruírem muitas terras, invadiram a cidade de Jerusalém e destruíram quase tudo, incluindo o templo, onde estava guardada a Arca da Aliança com os Dez Mandamentos, e o povo se reunia para rezar.
E o que é que aconteceu com o povo? As pessoas mais importantes, e muitas outras que não morreram então, foram levadas como prisioneiros para a Babilónia. Entre essas pessoas, foi um jovem chamado Ezequiel, que era um sacerdote do templo.
Deus, que tinha prometido a Moisés que estaria para sempre com o seu povo, tê-lo-ia agora abandonado no meio destas dificuldades? Vejamos a palavra do Senhor, através de Ezequiel, que chamou então para profeta:

“Assim fala o Senhor Deus: Eu próprio irei em busca das minhas ovelhas e hei-de encontrá-las. Como o pastor que vigia o rebanho, quando estiver no meio das ovelhas que andavam tresmalhadas, assim Eu cuidarei das minhas ovelhas, para as tirar de todos os sítios em que se desgarraram num dia de nevoeiro e de trevas.
Arrancá-las-ei de entre os povos e as reunirei dos vários países, para as reconduzir à sua própria terra (…). Hei-de procurar a ovelha que anda perdida e reconduzir a que anda tresmalhada. Tratarei a que estiver ferida, darei vigor à que anda enfraquecida e velarei pela gorda e vigorosa. Hei-de apascentar com justiça.”

- Ez 34, 11-16

Assim se manifesta o grande amor de Deus, nesta imagem do Pastor do seu povo. Fiel à sua aliança, Ele próprio iria reunir e conduzir o povo de Israel, como um Pastor bom e justo, sem deixar que nada lhes faltasse. Para os exilados, esta era uma mensagem de grande esperança: o Senhor não tinha esquecido o seu povo. E é com este extraordinário amor que Deus concretiza plenamente a sua promessa, em Seu filho Jesus Cristo.

Para guardar na memória e no coração:
Diz o Senhor:
“Eu sou o bom pastor:
conheço as minhas ovelhas
e as minhas ovelhas conhecem-me:
Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”.
- Jo 10, 14-15
Boa semana com Jesus, e até Sábado! 
Catequese do 4ºano



Sem comentários:

Enviar um comentário