quarta-feira, 6 de abril de 2022

Catequese 6º ano

 



A ÚLTIMA CEIA DE JESUS COM OS DISCÍPULOS

 

No início deste nosso encontro, começamos por lembrar as vezes que estivemos juntos com o único propósito de conviver e de partilhar a refeição. Estes momentos serviram para nos conhecermos melhor e para criar laços de amizade. A pandemia veio impossibilitar que esses encontros continuassem, mas estamos ansiosos por voltar a viver esses momentos. 

 

No dia a dia, as pessoas nem sempre tem tempo para estar juntas: os pais saem cedo para trabalhar, as crianças passam o dia na escola. O melhor momento para estarem juntos é a hora da refeição. Sem ter a televisão ligada, o tempo que passamos à mesa pode ser aproveitado para conversarmos e nos conhecermos melhor. O convívio à volta da mesa aprofunda os nossos laços familiares, fortalece o amor por aqueles de quem gostamos.

 

As refeições podem ser momentos muito bonitos de encontro das famílias e dos amigos. Podem ser momentos que nos ajudam a descobrir os outros e a sermos mais felizes… Mais do que servirem para nos alimentar, as refeições tornaram-se um espaço de encontro da família, de reunião dos amigos, a oportunidade para se experimentar momentos de felicidade.

 

Para Jesus as refeições eram momentos muito bonitos de alegria, de convívio, de amizade, de fraternidade, pois as refeições tomadas em conjunto podiam ajudar as pessoas a perceber como viver o “Reino”. por isso,  Jesus fazia uma coisa que não era habitual: Ele não se sentava só com os amigos, mas também com aqueles de quem ninguém gostava: as pessoas marginalizadas, ou que eram consideradas pecadoras.

 

Porque é que Jesus fazia isto? Para mostrar que Deus não punha ninguém de lado, que gostava de todos mesmo daqueles que por vezes faziam coisas erradas. Assim, Jesus mostrava que n “Reino” todas as pessoas tinham lugar, todos pertenciam à família dos filhos amados de Deus.

 

Jesus gostava tanto destes momentos de convívio à mesa que, quando chegou o momento mais importante da sua vida, Ele quis fazer uma ceia de despedida com os seus amigos, que seria a Última Ceia que comeriam juntos.

 

Os amigos de Jesus ficaram tristes e preocupados. Eles sabiam que as autoridades tinham decidido matar Jesus e tinham medo. O que iria acontecer se Jesus fosse morto? Sem Jesus, eles sentir-se-iam com força e com coragem para continuar a construir o Reino de Deus, o grande sonho de Jesus?

 

Foi então que Jesus fez gestos e disse palavras que ninguém esperava:  Mt 26, 26-29

 

 

“Tomai, comei: isto é o meu corpo – Jesus queria dizer: enquanto andei convosco fiz tudo para ajudar as pessoas, reparti a minha vida com toda a gente, estive atento a todos os que precisavam de mim. É desta forma que deveis viver. Tomai esta vida que eu vivi e que vos deixo, colocai-a dentro do vosso coração e, todos os dias, fazei os mesmos gestos de amor e de ajuda aos outros que me vistes fazer.

 

 


Tomai e bebei, isto é o meu sangue, que será derramado por muitos – Jesus queria dizer: daqui a poucas horas, eu vou morrer na cruz. Vão-me matar e eu vou derramar todo o meu sangue porque quis mostrar a todas as pessoas como é que devem viver para construírem um mundo novo e serem felizes. Quis fazer as coisas desta forma porque vos amo muito … E vós, meus amigos, fazei com que este amor que eu sempre tive por todos esteja dentro de vós, esteja no vosso coração, e se transforme em gestos de amor para com as pessoas que vós ides encontrar na vossa vida.

 

Foi então que os amigos de Jesus perceberam que nunca ficariam sozinhos a construir o Reino de Deus, pois Jesus estaria sempre com eles. Sempre que se reunissem à volta da mesa e repetissem os gestos e as palavras de Jesus, Ele estaria ali, a falar com eles, a dar-lhes Vida, a mostrar-lhes o seu amor.

 

Nos dias de hoje, continuamos a repetir este gesto na Eucaristia. Quando vamos à missa, somos a família de Jesus, que se reúne com Ele à volta da mesa, para falar com Ele e para receber o pão e o vinho que nos trazem a Vida e o amor de Jesus. A Missa é o momento em que os amigos de Jesus se juntam para comer com Ele e sentimo-nos mais próximos de Jesus.

 

Sempre que celebramos a Eucaristia, somos uma grande família de irmãos que se juntam à mesa de Jesus para fazer uma grande festa. Por isso é tão bonito e importante participar na celebração da Eucaristia.

 

Quando vamos à Eucaristia e recebemos o Alimento de Jesus, levamos connosco a Vida que Jesus nos oferece, para levá-la às outras pessoas, através dos nossos gestos de bondade, de ajuda, de partilha, de amor.

 

“Obrigada Jesus por teres ficado connosco, para nos dar força e coragem para continuarmos a seguir o Teu caminho. Que a Teu alimento transforme a nosso coração para sermos melhores pessoas, construtores de um mundo novo.”

 

 

 

Boa semana com Jesus, e até Sábado! J





Sem comentários:

Enviar um comentário