quarta-feira, 7 de março de 2012

Catequese 1º ano


Os pais e meninos do 1º ano de catequese estão em plena caminhada interior de um avançar na fé e no amor em direcção à festa Pascal. O pequeno gesto de desligar o ecrã da televisão na hora da refeição foi o jejum vivido, ao longo da semana que passou, como sinal de fé e de quem procura sair do comodismo instalado e oferece um pouco mais da sua atenção a quem nos é tão próximo e querido como é a família. Os frutos deste jejum começam desde logo a criar forma assim como o grão de trigo lançado à terra começa a “espreitar”….
A partilha de testemunhos destas famílias é a prova desta realidade:
·        Nesta quaresma tentamos fazer algumas coisas diferentes. A televisão foi desligada mas também a ligamos. O convívio entre nós é sempre possível à mesa e não só, pois falamos de todas as coisas boas ou más. Somos uma família comunicativa mesmo fora da Quaresma, somos uma família unida.

·        Desligando a televisão aprendemos que temos que estar mais com a família e conversarmos mais sobre o que é o nosso dia-a-dia.

·        Viver este compromisso foi bom. Na nossa casa já o fazemos muitas vezes. Damos sempre atenção ao que dizemos uns aos outros.

·        Vivemos momentos de partilha e de emoção.

·        Viver este compromisso foi muito importante e gratificante para a nossa família. Aproveitamos o momento da refeição para dialogar sobre o nosso dia e partilhar todos os momentos importantes. Ao concretizar este compromisso, o momento da refeição foi, de facto, um momento de partilha, interesse e bem estar.

·        Para nós, família, que passamos a maior parte do dia fora de casa e nos encontramos à noite, é positivo a maneira de tentar não ligar a televisão quando estamos a jantar, pois podemos falar mais um bocado do que se passou durante o dia de cada um de nós e compartilhar com todos.

·        Com a televisão apagada consegue-se mais concentração na família e nas conversas que temos. Até que a televisão não ensina nada… só se ouve e vê tragédias!



Sem comentários:

Enviar um comentário