A palavra de Deus que foi proferida por seu Filho no sermão da montanha e chega hoje aos nossos ouvidos. Acalma-nos, conforta, e alegra-nos por nos dizer que estamos no caminho certo, o caminho da Casa do Pai. Este é o caminho da penitência, da oração, da meditação, da caridade, da dedicação pelas coisas de Deus, do nosso trabalho pela evangelização ou a serviços das pastorais.
A palavra de Deus hoje convida-nos a fazer parte do grupo dos santos da Igreja.
Ser santo é confiar plenamente na protecção de Deus. É ter a certeza de poder contar com o seu infinito poder, pois somos totalmente dependentes d'Ele.
Ser santo é escutar Deus a todo instante, em tudo que acontece, nas mínimas coisas do dia a dia.
Ser santo é ver Deus no sorriso de uma criança, na chuva que cai, no barulho das ondas, no vento que balança a folha da palmeira, no canto dos pássaros, no pôr do sol...
Ser santo é não se esquecer o irmão, e ajudá-lo nas suas necessidades.
Ser Santo é trabalhar diáriamente para construir um mundo melhor, mais fraterno, menos violento, mais justo, cheio de misericórdia, compreensão, tolerância, amor, perdão.
Ser Santo é levar ou tentar levar Deus aos irmãos, seja pela catequese, seja pelo exemplo.
Ser santo é reconhecer suas limitações, e procurar diariamente o perdão e a força de Deus, para conseguir a cada instante viver na presença desse Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Meditando para o dia de todos os Santos