quinta-feira, 9 de maio de 2013

Catequese 6º ano







O 6º ano de catequese da paróquia de Rio Tinto encontrou-se num retiro/preparação para a Profissão de Fé realizado no Centro Social nos dias 3 e 4 de Maio, com direito a acantonamento e muita comum-união.


E foi vê-los chegar de mochilas às costas, disponíveis para o que desse e viesse… trouxeram a alegria estampada no rosto e na bagagem a partilha, a amizade, o desejo do convivo, a expectativa e o querer caminhar mais um pouco neste caminho de Fé que teve inicio no dia do seu Baptismo.


Para além de aprofundarmos a Fé que vamos professar no dia 9 de Junho, quisemos ir ao encontro do Padre Vidinha, estar próximo, conhecer mais, estreitar o laço que no dia do nosso baptismo, também com ele, começamos a construir.

Tempo houve para tudo: convívio, alegria, temas doutrinais, reflexão, partilha, comida… dormir é que foi pouco, mas quem quer dormir quando a amizade está bem acordada e respira juventude?

Na noite de sexta, depois das boas vindas do Padre Vidinha aos pais e "jovens", abordamos em paralelo o tema “O Baptismo” com os "Jovens" e no salão ao lado a “Profissão de Fé” com os Pais.
Os "jovens", reunidos em grupo prepararam questões para colocarem ao Padre Vidinha relativamente ao Baptismo.
Os pais, num ambiente descontraído, partilharam com O Padre Vidinha questões tão profundas como “O que é para mim a fé”, “ A fé transforma a minha vida?” “O que vão fazer os nosso filhos na profissão de fé?
Por fim, em plenário aberto, os jovens colocaram as suas questões a que o Padre Vidinha foi respondendo aproveitando para reflectirmos esta Vida Nova em Deus que um dia os nossos pais pediram para nós, os Baptizados.

Com a oração da noite foi tempo de terminarmos, darmos os beijinhos de boa noite aos pais e deixá-los ir para recolhermos aos nossos sacos cama.

No dia seguinte… mais parecia o mesmo, diria eu:) … depois do pequeno almoço com o Padre Vidinha, fomos à capela, parar um momento e  falar com Deus. 
A brincadeira tinha acabado e os trabalhos iniciaram, desta vez com o tema doutrinal “Eucaristia”. 
Novo trabalho de grupo, nova reflexão, nova partilha e tudo, como não podia deixar de ser, em conjunto com o Padre Vidinha.

Chegou a hora do almoço e as mesas estavam postas pelos pais que vieram propositadamente preparar o "bem bom" de quem a barriguinha já dava horas. E que rica mesa! Quando preparada pelos pais tudo sabe tão bem!

A tarde prosseguiu com O tema “Profissão de fé” e, mais tarde, na Igreja de Santa Maria, a explicação dos aspectos práticos do dia da Festa da Profissão de Fé bem como o ensaio dos cânticos.



Terminamos com a Eucaristia, em comunidade de crentes que comungam uma mesma Fé: Jesus Cristo Vivo.



Este encontro certamente ficará na memória dos nossos "Jovens", por tudo o que ali vivemos. As suas conclusões convergiram na certeza de que, no dia 9 de Junho, vão expressar a Fé em Deus, em Cristo Ressuscitado e na Igreja a que pertencem. 
É hora de levantarmos o acantonamento e irmos, sem medo, mostrar ao mundo, um jeito diferente de ser: o jeito de Jesus, em quem acreditamos.
Os jovens têm sede do convívio do grupo e revelaram muito interesse em conhecer de perto o nosso Pároco. Este, não se fez de rogado, deixou-se incluir neste grupo de jovens revelando a juventude que o seu coração ainda é capaz de transbordar.


Um grande bem haja ao Padre Vidinha e aos nossos "Jovens"






1 comentário:

  1. maravilhoso. Uma maneira muito especial de nos encontrarmos com Deus. UM muito obrigada

    ResponderEliminar