quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Catequese 4º ano






"Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo"

Na semana passada reunimo-nos uns como os outros, e com Jesus, na Eucaristia para darmos graças pelo novo ano de catequese que iniciamos.
Neste sábado passado foi dia de iniciarmos os nossos encontros com Jesus na catequese. Foi tão bom estarmos de novo juntos! Depois de falarmos das férias e da semana que passou, partimos á descoberta de um tesouro, um tesouro precioso…
De pista em pista chegamos á nossa sala de catequese onde nos esperava o dito tesouro: a Bíblia. Este será o tesouro que iremos aprofundar, ao longo deste ano, descobrindo e aprendendo a manuseá-la com o objectivo de reconhecermos, nas palavras escritas, Jesus, que se torna presente e nos fala hoje.
Fomos aprendendo, ao longo de três anos, a reconhecer Jesus presente na catequese, na Eucaristia, na mãe amorosa, no pai atento, no amigo solidário… mas, às vezes, temos dificuldade em O ver junto de nós porque não o procuramos ver com os olhos do coração.
Tal como o fez com os discípulos que iam a caminho de Emaús, Jesus faz caminho connosco porque nos ama e por isso nos reúne na catequese, na Eucaristia para, através da sua Palavra e do pão do amor, nos dizer “Eu estou contigo”. É claro que, com Jesus, a nossa vida fica diferente para melhor, por isso ficamos tão felizes por estarmos de novo juntos, reunidos no amor de Cristo, porque é deste amor que precisamos para sermos felizes e fazer os outros felizes. 
 O desafio para este ano é muito bonito: descobrir o “calor” que a Palavra de Deus provoca no nosso coração para tornar “quentes” os nossos gestos… muitas dessas Palavras, que são únicas na verdade, estão no nosso catecismo por isso, solenemente, os pais o entregaram ao respectivo filho dizendo: “Que o Senhor, pela Sua Palavra, te conceda vida feliz”.

Terminamos a nossa catequese agradecendo a Jesus o tanto que nos tem ensinado na catequese e pedindo, ao Espírito Santo, que nos ajude a entender a Palavra de Deus Pai.

Levamos, como compromisso, participar na Eucaristia começando por acolher a comunidade com a oferta da mensagem:



Boa semana com Jesus :)






Sem comentários:

Enviar um comentário