quarta-feira, 28 de junho de 2017




Chegaram às férias da catequese!!!

Mas,meninos e meninas e respectivos pais,  não esqueçam, férias apenas da catequese, já imaginaram se Deus tirasse férias de nós?
Depois de um período longo de “trabalho” precisamos mesmo de descansar para renovar-nos e voltarmos com mais força para o ano.
Aproveitai, brincai, passeai, descansai conscientes de Jesus ao vosso lado… falai com Ele e as férias certamente terão o sabor de Deus…

Convosco o nosso blog também fica de férias aguardando notícias frescas
😍













terça-feira, 27 de junho de 2017




 A todos nós, Jesus diz: “não temais”.

O medo – de parecer antiquado, de ficar desenquadrado em relação aos outros, de ser ridicularizado, de ser morto – não pode impedir-nos de dar testemunho. A Palavra libertadora de Jesus não pode ser calada, escondida, escamoteada; mas tem de ser vivamente afirmada com palavras, com gestos, com atitudes provocatórias e questionantes. Viver uma fé “morninha” (instalada, cómoda, que não faz ondas, que não muda nada, que aceita passivamente valores, esquemas, dinâmicas e estruturas desumanizantes), não chega para nos integrar plenamente na comunidade de Jesus.
De resto, o valor supremo da nossa vida não está no reconhecimento público, mas está nessa vida definitiva que nos espera no final de um caminho gasto na entrega ao Pai e no serviço aos homens; e Jesus demonstrou-nos que só esse caminho produz essa vida de felicidade sem fim que os donos do mundo não conseguem roubar.
(…) Se nos entregarmos confiadamente nas mãos desse Deus, que é um pai que nos dá confiança e protecção e é uma mãe que nos dá amor e que nos pega ao colo quando temos dificuldade em caminhar, não teremos qualquer receio de enfrentar os homens.


Senhor, nós Te pedimos por todos os nossos irmãos e irmãs atingidos pela inquietude (e nós também). Que o teu Espírito nos fortaleça na confiança.


Meditando para o 12º Domingo do tempo comum do ano A - Dehonianos





sexta-feira, 23 de junho de 2017






Festa da Família





No dia 18 de Junho, Domingo passado, fizemos a nossa já habitual festa da família. Pelas 7.30h mais coisa menos coisa, lá partiram 3 camionetas de meninos e respetivas famílias da catequese da Ponte rumo a Fátima.





Apesar do calor que se fazia sentir lá estivemos a participar na Eucaristia celebrada pelo nosso Bispo do Porto, D. António. Não existe melhor forma de começarmos este dia: em comunhão com Jesus que nos une como família de fé. Agradecer a família e o caminho de fé que fizemos ao longo deste ano de catequese é nosso principal propósito e nada melhor do que o celebrarmos com Jesus.




Depois da Eucaristia reunimo-nos na capelinha das aparições agradecendo à mãe o colo e a Sua intercessão por todos nós, depositando a Seus pés as orações de cada família depositadas num envelope gigante.

Este é sempre um momento com uma forte carga emocional pois Maria faz parte da nossa vida tal mãe presente e atenta ás necessidades de cada filho.




Depois de alimentada a alma fomos alimentar o corpo num almoço partilhado saboroso e recheado de coisas boas na fresquinha mata do Verbo Divino.

Outro dos nossos propósitos é proporcionar ás famílias um momento de lazer divertido, lazer que falta muitas vezes pois o correr da vida o deixa para 2º plano.
Para os meninos este é um momento muito esperado. Brincar, sobretudo com os pais, é tudo o que mais querem…


Foi uma alegria, um ver “quem ganha” saudável, gargalhadas… não havia calor, não havia cansaço, havia… encontro de família e quando assim acontece todos ganhamos!



Terminamos o dia na capela da Ressurreição para agradecer o dia e pedir a Jesus e Sua Mãe que abençoe a nossa família, arquitetura divina, como cantamos a uma só voz.



No regresso a casa, para além das cantorias habituais, recolhemos das famílias o que lhes disse o dia passado… e oferecemos-lhes uma dezena para que continuem a agradecer, em família, rezando a Maria.





No parecer das famílias foi um dia bem passado em família, de convívio, diversão, oração, paz, agradecimento, amor, um dia inesquecível, a melhor forma de terminarmos a nossa catequese… em família!








quarta-feira, 21 de junho de 2017

catequese 6º ano






No passado dia 11 de Junho os meninos e meninas da paróquia de Rio Tinto celebraram a festa da profissão de Fé e, é claro que nós, os aprendizes de Jesus lá estivemos, felizes, lindos e cheios de fé.
Acendemos a vela do nosso batismo e renovamos solenemente as promessas desse dia diante dos nossos pais e padrinhos, dos nossos amigos e da comunidade.
Depois de um percurso de seis de catequese já fomos capazes de proclamar solenemente a fé em Jesus Cristo e o desejo de crescer e viver segundo essa fé.
Unidos pela fé e pelo batismo, confiamos na ajuda de Deus que nos ilumina a cada dia e nos orienta nos caminhos do mundo de modo a que sejamos capazes de colocar em prática o que Jesus nos tem vindo a ensinar ao longo destes anos de catequese.
Tempo houve para agradecermos a Deus este dia especial, de lhe dizermos que o amamos e o queremos seguir. Agradecemos-lhe também por nos teres concedido o dom da fé: vivida, celebrada, professada e rezada, de forma a podermos afirmar de coração: “CREIO EM JESUS CRISTO”
A Profissão de fé, não é o fim, mas um ponto de partida para uma nova etapa das nossas vidas que queremos continuar a viver unidos a Jesus e á comunidade.

E como culminar de despedida, num sentido de partilha constante como sinal de abundância, tal como Jesus nos ensinou, quisemos num gesto sincero de AMIZADE e GRATIDÃO, oferecer ao nosso pastor, o Padre Vidinha, uma recordação desta caminhada onde ele foi o timoneiro e o guia, levando-nos sempre ao louvor e presença de Jesus Cristo Ressuscitado.



Este é um dia para não esquecer
😊





terça-feira, 20 de junho de 2017





Deus nunca Se ausentou da história dos homens; Ele continua a construir a história da salvação e a insistir em levar o seu Povo ao encontro da verdadeira liberdade, da verdadeira felicidade, da vida definitiva.
Como é que Deus age hoje no mundo? A resposta que o Evangelho deste domingo dá é: através desses discípulos que aceitaram responder positivamente ao chamamento de Jesus e embarcaram na aventura do “Reino”. Eles continuam hoje no mundo a obra de Jesus e anunciam – com palavras e com gestos – esse mundo novo de felicidade sem fim que Deus quer oferecer aos homens.
Atenção: Jesus não chama apenas um grupo de “especialistas” para O seguir e para dar testemunho do “Reino”. Os “doze” representam a totalidade do Povo de Deus. É a totalidade do Povo de Deus (os “doze”) que é enviada, a fim de continuar a obra de Jesus no meio dos homens e anunciar-lhes o “Reino”. Tenho consciência de que isto me diz respeito e que eu pertenço à comunidade que Jesus envia em missão?


Nós Te damos graças pela bondade de Jesus, porque Ele cuidou das multidões humanas quando estavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Nós Te bendizemos pelos apóstolos que instituíste.
Mestre da seara, nós Te pedimos: envia operários para a tua seara. Torna-nos acolhedores do Reino dos Céus que está bem próximo.


Meditando para o 11º Domingo do tempo comum do ano A - Dehonianos


sexta-feira, 16 de junho de 2017

Catequese 7º e 8º ano







O ano está mesmo mesmo a acabar e não podia faltar uma catequese especial.
Por isso, reunimo-nos para escutar a mensagem de Jesus, uma mensagem que sem dúvida tentaremos pôr em prática nas férias – ide e fazei vós também. Durante este ano, Jesus deu-nos o exemplo de como se pode ter uma vida cheia e feliz. Agora, pede-nos que passemos das palavras aos actos.
Por fim, os nossos amigos do 7º ano juntaram-se a nós e fizemos um “duelo” entre os dois anos. Os adolescentes responderam aos “testes” do 1º e do 2º ano. O 7º ano ganhou mas para o ano há mais e nunca se sabe o que acontecerá… :p

Terminamos o ano com um lanchinho docinho para irmos aconchegados para as férias : )




O 7º e o 8º ano desejam-vos: Boas Férias! : )


Catequese 1º ano





Jesus está sempre connosco



Com o ano a terminar é tempo de avaliar. Avaliar o ano, os conhecimentos, o que correu bem e o que correu menos bem. Assim, primeiro começamos por perguntar o que gostaram mais e menos. As crianças gostaram de tudo mas os Pais foram mais faladores… analisaram o início do ano, comparando-o com o final, analisaram comportamentos e salientaram a posturam descontraída das catequeses (coisa que não acontecia no seu tempo).

Depois, foi altura de apurar o que ficou dos conhecimentos aprendidos ao longo do ano e os meninos e meninas do 1º ano tiveram um teste – “Quem quer ser Cristão”. Um teste onde não faltou nem a animação nem os conhecimentos.


Terminamos com um lanchinho, e votos de boas férias com Jesus sempre presente!



terça-feira, 13 de junho de 2017

Catequese 2º ano




Teste Final


O final do ano aproxima-se e, por isso, decidimos avaliar o que tinha ficado guardado na cabeça e no coração dos nossos pequenitos. Portanto, foi altura de teste! Um teste muito divertido e em que participaram tanto as crianças como os pais.

O resultado? Conhecimentos consolidados e tudo pronto para o próximo ano.
Boa semana




segunda-feira, 12 de junho de 2017






«Deus amou …»

É tudo uma questão de AMOR! Jesus faz-nos refletir, abrir os olhos, revelar-nos a justiça de Deus sobre as escolhas que o homem faz. É um Deus que ama e, por este motivo, só pode ser “fecundo”.
Para poder “viver” a realidade trinitária e, assim, fazer experiência do amor de Deus, é necessária a fé. É necessário acreditar que Deus é Pai e que na sua misericórdia se revela ao ser humano através da sua vida e do sacrifício do Filho unigénito por meio da vida do Espírito Santo. As três pessoas agem em sintonia para salvar o mundo, mas a salvação pede um coração dócil, que se deixe plasmar pela ação do Espírito.
A origem de tudo é o amor do Pai. A Trindade confirma que Deus em si mesmo não é solidão ou autossuficiência, mas relação e comunhão plena, da qual nos faz participantes. É o Filho enviado do Pai, a viver entre os homens e a ser Caminho da humanidade, que nos revela e possibilita o acesso a esta comunhão.

Pai de bondade, derrama sobre mim o teu Espírito.
Ilumina a minha mente
para saber discernir e estar atento aos sinais dos tempos, pronto a dar respostas de amor.



Meditando para a Solenidade da Santissima Trindade - ano A

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Catequese 2º ano




“Amarás o Senhor teu Deus e ao próximo como a ti mesmo”

Nesta catequese falamos perguntamos a Jesus o que devíamos nós fazer para sermos felizes. E a resposta? Fácil, encontramo-la na bíblia – “amar o Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu pensamento” e “Amar o teu próximo como a Ti mesmo”.
Jesus diz-nos para amar o próximo. E quem é o nosso próximo? São as pessoas que estão próximas de nós. Por exemplo, a nossa família, os nossos colegas da escola e da catequese, os nossos vizinhos… Devemos amar a todos, mesmo os que estão longe, que nós não conhecemos, pois assim estamos a agir tal como Jesus.

Terminamos assim a catequese a agradecer a Jesus pelo amor que coloca no nosso coração e a pedir-Lhe ajuda para sabermos amar o próximo como a nós mesmos.




quinta-feira, 8 de junho de 2017

catequese 6º ano





Prestes a chegar ao fim deste ano catequético, sábado passado foi tempo de revermos o ano e apontarmos o próximo começando por avaliarmos os aspectos positivos e os menos positivos deste ano.
Começamos por avaliarmos o retiro de preparação para a profissão de Fé. No dizer dos catequizandos foi bom o convívio com todos os meninos e meninas da paróquia, a aproximação ao Padre Vidinha, os momentos de oração na capelinha do centro social e a oportunidade de percebermos o quanto estão ligados os sacramentos do batismo e da Eucaristia com a profissão de fé que vamos celebrar já no próximo Domingo.
Depois "olhamos" o ano e, cada um por escrito e anónimamente, referiu o que gostou mais e menos no decorrer do mesmo.
Concluimos que o balanço foi bastante positivo mas ainda pode ser melhor se nos empenharmos mais a todos os niveis.
Salientou-se as catequeses de leitura orante muito do agrado de todos.
O ano que vem nos espera...🙂

Até Domingo, na festa da Profissão de Fé... a expectativa é grande!




Catequese 1º ano




“O Grupo dos Amigos de Jesus”



Esta semana, percebemos que já somos um grupo de amigos. Podemos não saber ainda bem os nomes de todos, mas certamente que já não nos cruzamos na rua sem falarmos uns com os outros. Mas percebemos uma coisa muito importante – nós não somos um grupo só de amigos, nós somos o Grupo dos Amigos de Jesus!
Que bom que é pertencer a este grupo! Mas somos os únicos? Não. Deste grupo fazem parte todas as pessoas de quem Jesus gosta. Por isso, TODOS fazem parte deste grupo, porque como já vimos, Jesus gosta de Todos.
Vimos ainda que havia um grupo de pessoas que eram os amigos mais chegados de Jesus – os Apóstolos. Os Apóstolos ensinavam coisas sobre Jesus (tal como nós fazemos na catequese); eles também viviam em união fraterna que é o mesmo que dizer que viviam muitos unidos como irmãos. Uma coisa que os Apóstolos faziam era a fracção do pão, ou seja, eles repartiam/partilhavam o alimento por todos e também falavam todos os dias com Jesus, através da oração. Ora, aos Apóstolos e às pessoas que como eles são amigos de Jesus dá-mos um nome especial – chamamos-lhes Cristãos.


Tanto aprendemos nesta semana… : )





quarta-feira, 7 de junho de 2017

Catequese 8º ano




Análise do Ano


Como o ano está prestes a terminar, na catequese desta semana fizemos uma análise do mesmo. Pensamos sobre o que correu bem e menos bem, sobre os aspectos que queremos melhor e sobre aqueles que são para manter. Reflectimos assim sobre o passado de olhos postos no futuro.


segunda-feira, 5 de junho de 2017






Com a força do Espírito


O Pentecostes é a festa do nascimento da Igreja. Nesta festa celebramos a presença constante de Jesus no meio da sua comunidade, orientando-a, animando-a com a força do Espírito.
Construídas à volta de Jesus, as comunidades são animadas pelo Espírito. O Espírito é esse sopro de vida que transforma o barro inerte numa imagem de Deus, que transforma o egoísmo em amor partilhado, que transforma o orgulho em serviço simples e humilde… É Ele que nos faz vencer os medos, superar as cobardias e fracassos, derrotar o cepticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a audácia profética, testemunhar o amor, sonhar com um mundo novo. É preciso ter consciência da presença contínua do Espírito em nós e nas nossas comunidades e estar atentos aos seus apelos, às suas indicações.
Identificar-se como cristão significa dar testemunho diante do mundo dos “sinais” que definem Jesus: a vida dada, o amor partilhado.


Vem, Espírito de Jesus.
Derrama a tua força sobre os nossos cansaços.
Enche-nos de fortaleza para trabalharmos na construção de uma nova humanidade.
Ajuda-nos a ser como Jesus, a seguir os seus passos, a realizar as suas acções salvadoras.



Meditando para a Solenidade de Pentecostes do ano A






sábado, 3 de junho de 2017



Palavras para quê?









quinta-feira, 1 de junho de 2017

Catequese 2º ano




“Entramos na Igreja”



Esta semana falamos sobre a Igreja.
Vimos que a primeira vez que muitos de nós entramos numa igreja foi no dia do nosso baptismo, foi no dia em que passamos a pertencer à família de Deus. Neste dia, Jesus chamou-nos e os nossos pais e padrinhos responderam por nós. Jesus também nos chamou à catequese. É aqui que aprendemos melhor o que Jesus nos quer mostrar e aprendemos a ser bons como Ele.
Percebemos também que a Igreja é mais que um edifício. Igreja é o grupo de pessoas que disseram “Sim” a Jesus e que fazem parte da sua família, são filhos e filhas de Deus.
Assim, terminamos a catequese dizendo o nosso “Sim” a Jesus com o cântico “Cristo Jesus, tu me chamaste/Eu te respondo estou aqui”. Pois nós estamos aqui por Jesus!


Boa semana! : )