Catequese 7º / 8º Ano
No sábado passado fizemos uma viagem ao mundo das religiões.
Vimos quais as semelhanças e as diferenças fundamentais entre as religiões que existem.
Há uma coisa igual em todas: a fé no Transcendente. Todas procuram a vida para além dos limites humanos. A diferença principal está na definição desse transcendente. Neste campo, há duas grandes categorias de religiões:
As religiões monoteístas, chamadas assim porque têm em comum a fé num só Deus;
São três, por ordem cronológica da sua formação:
· O Judaísmo;
· O Cristianismo (que compreende diversas igrejas ou confissões: a Igreja Católica Romana, as Igrejas Orientais Católicas, as Igrejas surgidas das reformas protestantes ou evangélicas e a Igreja Ortodoxa);
· O Islamismo.
As religiões não monoteístas, as politeístas, entre as quais se destacam: hinduísmo e o budismo.
Nós, que acreditamos em Jesus, estamos numa condição privilegiada. E não O podemos esconder a ninguém. Antes: temos de o anunciar. Quem experimenta o amor de Jesus, não pode deixar de falar dele àqueles que não o conhecem, nomeadamente aos seguidores de outras religiões.
O diálogo inter-religioso está inserido na mensagem cristã: faz parte do amor de Deus em Jesus Cristo. Promovê-lo é, além disso, uma tarefa urgente no mundo de hoje. Diante das crescentes tensões que existem entre os grupos étnicos, é urgente que a liberdade religiosa seja promovida e que o diálogo entre as religiões possa desenvolver-se, para o bem comum de toda a família humana.
Boa semana 😊
Sem comentários:
Enviar um comentário