segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018


    Meditando para o 6º Domingo do Tempo Comum - Ano B

(…) estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo»

      Se antes o leproso havia transgredido a lei, agora é Jesus a fazê-lo: toca o impuro, tornando-se Ele mesmo “impuro” aos olhos da lei. 
      Aqui está a grande novidade que Jesus veio trazer: nenhuma lei está acima do irmão, nenhuma lei é de Deus se exclui o irmão da convivência com os seus e com o próprio Deus.   
      Esta é a lógica de Deus. Jesus não podia ficar indiferente a tão grande fé. Toca-lhe. O tacto é o sentido que revela maior proximidade com a pessoa. Tocar é o gesto fundamental de conhecimento recíproco. A fé é sermos tocados por Jesus. 
      E o que nos toca dentro, transforma decididamente a nossa existência, como a daquele leproso. 
      E Jesus diz: “quero”; o Senhor quer sempre; apenas espera que também nós queiramos. 
      Os milagres mostram que Deus quer dar-nos o que nem sequer esperamos: a nossa dignidade de filhos seus.





Obrigado, Senhor, quando me tocas, para me confortar. Obrigado, Senhor, quando me dizes: “Quero, fica limpo”, para começar tudo de novo.

Senhor, toca-me e transforma-me para que possa olhar para tantos outros, rejeitados, com o mesmo olhar compadecido com que me olhas.

                                             Capela da Ponte de Rio Tinto


Sem comentários:

Enviar um comentário