quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Catequese 1º ano





“Festa de Natal”



  
O tema da nossa festa foi “Todos Aqui Nascemos”.
Cada grupo teve depois o seu tema mais específico para preparar e o nosso foi “Vigiar”. Encenamos um teatro onde mostramos a importância do amor pelo próximo e da atenção e cuidado pelos que nos rodeiam.
Terminamos a nossa atuação com uma música que retrata este tempo – “Vem que está a chegar o Natal…”


Boa semana e Feliz Natal!


quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Catequese adolescência





No Passado domingo aconteceu a nossa festa de Natal baseada no lema para a caminhada Diocesana “Todos aqui nascemos”.

Os adolescentes fizeram uma encenação cujo título era:


Ontem Maria e José caminhavam á procura de um lugar para ficar e encontraram um estábulo onde puderam pernoitar e dar lugar a Jesus que quis nascer na simplicidade e na humildade para todos.

Ainda hoje muitas mulheres, muitos casais procuram lugar para viver e criar os seus filhos. Muitos fogem da guerra, da fome, das ruas, das suas terras á procura de quem os acolha, de quem lhes dê guarida pois o frio, o medo, a angústia e o desespero são o tudo o que conhecem.


Que esperança poderá brotar no coração de quem vive na escuridão?

Ainda hoje, para muitos homens e mulheres, uma luz se levanta na noite da sua vida. Uma luz inesperada. Encontro que aquece. Esperança eterna que toma rosto humano. 

 






Ao olharmos o presépio de Belém, diante do menino Deus, ontem e hoje, percebemos que “Todos aqui nascemos” como irmãos, filhos de Deus.






Como filhos de Deus, cabe a cada um de nós revelar o Deus do amor, por isso,
 
Pais e Jovens, dissemos a todos que hoje temos de ser nós a dar o que temos… dito assim, desta maneira, vale a pena escutar com atenção!


Boa semana😘


terça-feira, 17 de dezembro de 2019




O Presépio na Cidade é muito mais do que montar as figuras do Presépio
numa rua ou numa praça. Em Lisboa, no Chiado, um grupo de católicos
procura repor o verdadeiro sentido do Natal, dando a conhecer Jesus a
todos quantos passam na rua. E há sempre uma lembrança para levarmos
connosco e uma oração para partilhar. O Presépio na Cidade, que este ano
celebra 20 anos de existência, é um verdadeiro testemunho do valor da
Vida e da Família em tempo de Advento. 



ORAÇÃO DA MANHÃ
in “RR” - Terça-feira, 17 de dezembro de 2019



sexta-feira, 13 de dezembro de 2019






Bom dia.

O desafio foi lançado há algumas semanas – os lojistas de uma pequena vila nos arredores de Lisboa, foram convidados a colocar um presépio nas montras das suas lojas. Agora é um gosto passear pelas
ruas e ver a padaria, com o seu presépio tradicional; a loja das tintas, que não tendo uma montra, optou por montar um grande presépio no centro da loja; o pequeno café que conseguiu pintar um serviço de loiça, em que cada peça, representa uma imagem do presépio; e há o oculista, a ourivesaria, a papelaria, o cabeleireiro… naquela pequena terra, a verdadeira celebração do Natal veio para as ruas…


Oração da Manhã
in "RR" - Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019




quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Catequese adolescência



Levantando um pouco o véu...

Levantando um pouco o véu daquilo que será a nossa participação na festa de Natal, podemos dizer que iniciamos os ensaios e a nossa mensagem vai refletir o tema das nossas catequeses: a Esperança. 
Temos de ser nós a fazer a diferença e a fazer o Natal de hoje acontecer onde não existe sinais de esperança. Para isso precisamos de renascer para fazer nascer…
Isto é aquilo que podemos desvendar neste momento o resto, veremos no próximo domingo dia 15! Vem e verás.
A julgar pela azáfama dos preparativos de todos os grupos, animação não vai faltar🎅


terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Catequese 1º ano





“Em preparativos…”


O Natal está a chegar e com ele a nossa Festa de Natal.
Assim, este sábado o momento de catequese foi passado a ensaiar para que tudo corra pelo melhor. Nós iremos dar o nosso melhor e esperamos por ti para te divertires connosco.
Temos encontro marcado dia 15 dezembro, pelas 16h30, no local do costume – a nossa Capela. Vamos celebrar juntos o nascimento de Jesus!
Boa semana!


sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Catequese 4º ano



“Eis o Cordeiro de Deus, fazei tudo o que Ele vos disser”

Começamos o tempo do Advento. A palavra advento significa “vinda”, “chegada”. Advento, é então um tempo de preparação para a vinda de Jesus, no seu nascimento.
Como gostamos tanto de Jesus, temos de nos preparar para a sua vinda. Não chegam as casas enfeitadas e os presentes que iremos oferecer e receber. Para nós, o maior presente é Jesus. É Ele que devemos receber muito bem. Ao longo de cada semana, vamos acender uma vela da nossa Coroa de Advento, símbolo da nossa caminhada e da luz de Jesus que se acende em nós em cada gesto de mudança.


Há uma pessoa que nos chama a atenção para a vinda de Jesus: João Batista. Ele era primo de Jesus e muito dedicado a Deus, batizava as pessoas, e apregoava a vinda de Alguém mais importante que ele.
Foi ele que disse, quando Jesus passava: “Eis o Cordeiro de Deus”.
E os discípulos deixaram João e seguiram Jesus. Queriam conhecer melhor Jesus, que até Lhe perguntaram onde morava, e Jesus fez-lhes um convite: “Vinde ver”. Eles foram ver onde morava Jesus e ficaram com Ele.

Também a Mãe de Jesus, Maria, todos os anos nos faz reflectir na sua entrega a Deus, para que Jesus pudesse nascer no meio da humanidade. Ela, que Jesus doou a todos, como a Mãe da Humanidade.

Toda a vida de Jesus, foi um grande gesto de amor, sendo o seu maior gesto a Sua entrega na cruz, para a nossa salvação.

Quem tem um amor tão grande por nós, só nos pode querer bem, só nos quer ver felizes. Por isso é que Maria disse:

“Fazei tudo o que Ele vos disser”

Ao dizermos que queremos ser como Jesus, assumimos que vamos deixar que Jesus faça parte da nossa vida, acolhendo-O no nosso coração.
É isso que precisamos de fazer em cada Natal que vivemos: dar importância a Jesus, mais que aos presentes. Dar importância às pessoas, mais que aos bens materiais. É o que João Batista e Maria hoje nos querem dizer.

No Natal, celebramos o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, que veio ter connosco para nos dar a conhecer o amor de Deus Pai. Na Páscoa, celebramos a morte e ressurreição de Jesus, o Cordeiro de Deus, que deu a vida para nos libertar do mal e para sermos felizes. 
Para melhor te preparares para acolher o Menino Jesus, no Natal, reflecte nos seguintes pontos:


 Palavra de Deus na minha vida

 
Entramos no tempo de Advento. Jesus pede-nos para fazer uma paragem. Será para:
·         Irmos fazer compras?
·         Irmos brincar com os amigos?
·         Preparar o nosso coração para O receber?




Com um desenho ou por palavras tuas, regista aquilo a que te comprometes para preparar o nascimento de Jesus.



 

Jesus é o Cordeiro Pascal, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.
Reflete em família, de que forma o nascimento de Jesus está relacionado com a Páscoa.





Para guardar na memória e no coração
Jesus, quero acolher-Te no meu coração, seguir-Te e fazer o que Tu disseres. Tu tens palavras de vida eterna.



Boa semana com Jesus, e até Sábado! J



quarta-feira, 4 de dezembro de 2019







É tempo de vigiar!
É tempo de renovar esperanças.
É tempo de preparação.
Arrumemos a nossa morada santa, pois o Filho de Deus está próximo.
Olhemos para o nosso coração e vejamos o que podemos melhorar. Não só hoje, mas sempre.
É tempo de vigiar! Estar atentos, a quem nos rodeia.
Vamos dizer “Bom dia” ao motorista do autocarro;
Vamos sorrir para a pessoa que passar por nós cabisbaixa;
Vamos estender a mão ao colega de trabalho com quem não nos damos tão bem;
Vamos vigiar o outro, tal como Deus faz connosco!


Ação de graças- 1º ano


catequese 1º ano






“Deus faz-nos crescer”



Esta semana percebemos como já estamos tão crescidos e como somos capazes de fazer coisas que antes não conseguíamos fazer sozinhos.
Vimos que não somos capazes de crescer sozinhos. Precisamos dos mais crescidos para com eles aprendermos sobre tudo o que há no mundo. E descobrimos que não crescemos só em Estatura. Crescemos também em Sabedoria e Graça.
Escutamos as palavras de Jesus e descobrimos que foi Deus quem deu o crescimento. É Deus, que nos faz crescer: Nós não O vemos, como nos vemos uns aos outros. Mas Deus é assim como o sol: está sempre no Céu com a sua luz e calor a dar vida à terra.
Terminamos a nossa catequese agradecendo a Deus por nos fazer crescer.

Boa semana!



terça-feira, 3 de dezembro de 2019





Bom dia.

Rezar. Rezar todos os dias. Ser fiel a esta decisão de ter um momento para Deus, no meio da agitação da vida. Ser uma prioridade, porque estamos conscientes de que a vida é mais do que tudo aquilo com que preenchemos os dias que passam tão depressa. A decisão de rezar, traz consigo uma descoberta pessoal, privada, quase íntima de encontro com Deus. Não é preciso muito tempo ou entrar numa Igreja. Pode ser assim, é verdade, mas às vezes basta um minuto no meio do trânsito. Uma palavra de gratidão, um pedido de ajuda…


in “RR” - Segunda-feira, 2019


domingo, 1 de dezembro de 2019

catequese Adolescência




Do filme “favores em cadeia” ficou-nos a coragem, a determinação e o acreditar que é possível e vale a pena investirmos num projeto em que a felicidade do outro é o foco. O bem provoca uma onda de bem que pode atingir o mundo inteiro.

Este é um projeto que não nos é estranho pois o nosso mestre Jesus tem vindo a falar-nos dele ao longo dos anos de catequese – o projeto de Deus- fazer com que o reino de Deus se concretize no hoje e no agora.
Por vezes caímos na rotina, andamos sonolentos, deixamos a vida correr e já nada nos afeta.

O Papa Francisco, no seu discurso em Lampedusa diz (e cabe em cada um de nós): (…) perdemos o sentido da responsabilidade fraterna; caímos na atitude hipócrita do sacerdote e do levita de que falava Jesus na parábola do Bom Samaritano: ao vermos o irmão quase morto na beira da estrada, talvez pensemos "coitado" e prosseguimos o nosso caminho, não é dever nosso; e isto basta para nos tranquilizarmos, para sentirmos a consciência em ordem.
A cultura do bem-estar, que nos leva a pensar em nós mesmos, torna-nos insensíveis aos gritos dos outros, faz-nos viver como se fôssemos bolas de sabão: estas são bonitas mas não são nada, são pura ilusão do fútil, do provisório. Esta cultura do bem-estar leva à indiferença a respeito dos outros; antes, leva à globalização da indiferença. Neste mundo da globalização, caímos na globalização da indiferença. Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa!


À luz da Parábola do Bom Samaritano Jesus convida-nos, hoje, a ir, a tornarmo-nos próximos de alguém e fazer o mesmo que samaritano fez: enchermo-nos de compaixão e curar as feridas daqueles que estão caídos.

“Vai e faz tu o mesmo”
Este é o grande desafio de Jesus. Sermos sinal de esperança junto daqueles que não vêm sinal dela, é motivo para pormo-nos a caminho e pensarmos um projeto de empreendorismo cristão do Grupo.
Trata-se de ver Onde o Reino de Deus ainda não acontece, a partir do olhar de Jesus.

Até janeiro vamos OBSERVAR a realidade na rua, na família, na escola, na comunidade e descobrir carências, sofrimento, situações problemáticas que possam ser acompanhadas ou solucionadas pelo grupo. Esta e uma forma de responder SIM ao projeto de Deus, de criar condições para que a luz de Deus possa entrar na vida das pessoas… trata-se de nos fazermos próximos dos irmãos como pede Jesus…

OBSERVAR é o nosso 1º passo mas não esqueçamos de nos mantermos unidos ao Mestre pois Ele é o Mestre do projeto, é ele que nos anima, nos inspira e nos orienta pelo Espírito.


Boa semana… e bem atentos👀



sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Catequese 5º/6º ano




Encontramos na Bíblia membros do Povo de Deus com quem, através da sua maneira de viver, podemos aprender a SER como pessoas que fazem parte do Povo de Deus.
Para isto reunimo-nos em grupos, procuramos personagens Bíblicas e apresentamos as respetivas histórias de vida.

Começamos por falar de Rute, uma mulher que teve a oportunidade de recomeçar a sua vida mas preferiu apoiar, com muito amor, e fazer companhia à mãe de seu falecido esposo. 

José filho de Jacob, conseguiu perdoar os seus irmãos e oferecer-lhes abrigo após uma imensa traição da parte deles. 

Ester, embora tivesse uma aparência frágil, conseguiu impor-se e salvar, várias vidas, da pena de morte. 

Sansão percebeu bem que Deus o tinha escolhido para libertar os seus irmãos que eram maltratados. Lutou toda a sua vida para devolver a liberdade ao Povo de Deus. 

Os 7 irmãos Macabeus e sua mãe viúva, diante da morte, mantiveram-se firmes e não negaram a sua fé. 

Estas pessoas, da nossa família- Povo de Deus- são exemplo para nós, pelas coisas boas que fizeram,  a quem devemos imitar.

Amar, perdoar, lutar pela justiça, e viver fiel a Deus são os grandes ensinamentos que acolhemos destas figuras Bíblicas.
É possível, com muita fé e força de vontade, viver como Povo de Deus do qual fazemos parte.



quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Catequese 4º ano






“A quem iremos, Senhor?”


Esta semana, relembramos o que Jesus e os apóstolos começaram por ensinar aos primeiros cristãos: a importância da comunhão fraterna, da fracção do pão, da oração. Assim, reflectimos sobre o sentido da amizade, da bondade, e da partilha, coisas que podemos expressar em pequenos gestos do dia-a-dia, e que nos colocam no caminho de Jesus. Também a oração nos aproxima muito de Jesus e uns dos outros, por isso a semana passada recebemos um livro de orações, para que em família, e na catequese, continuemos a alimentar a nossa fé.

Continuando este caminho juntos com Jesus, centramo-nos agora em reconhecer a força vivificante da Palavra de Deus nas nossas vidas.

Naquele tempo, muitos dos discípulos, ao ouvirem Jesus, disseram: ‘Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?’
Jesus, conhecendo interiormente que os discípulos murmuravam por causa disso,
perguntou-lhes: ‘Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do Homem subir para onde estava anteriormente? O espírito é que dá vida, a carne não serve de nada.
As palavras que eu vos disse são espírito e vida.’
(…) A partir de então, muitos dos discípulos afastaram-se e já não andavam com Ele. Jesus disse aos Doze: ‘Também vós quereis ir embora?’.
Respondeu-lhe Simão Pedro: ‘Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus’. - Jo 6, 60-69

Jesus, para subir ao Céu, de onde tinha descido, e para dar o seu Corpo no pão que nos oferece, tinha de dar a vida na cruz. Na dureza desse sacrifício manifesta o seu grande amor por nós. Ora bem: quem recebe este amor de Jesus, é impelido a imitar-lhe os gestos, a estar atento e disponível para o outro, ao jeito de Jesus, mesmo quando, por vezes, isso implica algum esforço pessoal.

As palavras de Jesus, os seus ensinamentos, são espírito e vida para quem O escuta e acolhe. Por isso nos reunimos, na catequese e na Eucaristia, para ouvir a Palavra de Jesus através da Bíblia e para rezar em conjunto.
Por isso queremos continuar a seguir os Seus passos, e a dar a nossa resposta de fé: ‘Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna’.

É tão belo o que a Palavra de Deus é capaz de fazer na vida de cada um de nós!
Terminamos a catequese agradecendo-lhe, rezando em conjunto a partir do nosso Livro de Orações.

Boa semana com Jesus, e até Sábado! J



terça-feira, 26 de novembro de 2019





“ O oposto de um «eu» isolado, fechado e até sufocado só pode ser um «nós» partilhado, celebrado e comunicado. ”


Da homilia do Papa na Missa em Tóquio



segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Catequese 1º ano






“Deus cria tudo para nós”



Na catequese desta semana vimos que Deus criou tudo para nós. Criou os animais, as plantas, o sol, a lua e as estrelas, o mar, a natureza. Todos os seres vivos da terra foram criados por Deus para nós. Isto porque Deus nos ama muito e quer ver-nos felizes.
Por isso, devemos cuidar de tudo com muito amor e respeito. Olhar por todos e cuidar do planeta como cuidamos de nós. Assim, a tarefa desta semana, e que é uma tarefa para a nossa vida toda, é fazer a reciclagem dos produtos que consumimos. Se cada um cuidar dos seus gestos, estaremos todos juntos a cuidar do planeta que Deus criou para nós.
Deste modo, terminamos a catequese agradecendo a Deus tudo o que Ele nos deu.
Boa semana! : )




quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Catequese 1º ano



“Visitamos a Casa de Deus”



A catequese desta semana foi muito especial, pois visitamos um lugar incrível – a Casa de Deus. À casa de Deus damos o nome de Igreja. Vimos que esta casa é diferente da nossa, mas que é um lugar onde nos sentimos bem e acolhidos, tal como em casa.
Quando vamos a casa de alguém, começamos por cumprimentar o dono da casa. Por isso, ao entrar na Igreja dissemos “olá” a Jesus e aprendemos a benzer-nos. Depois, reparamos que há objetos que não conhecemos. Então fomos conhecer e descobrir os seus significados.

·         Cruz: sinal dos amigos de Jesus
·         Sacrário: lugar onde Jesus está de um modo muito especial
·         Altar: “mesa” onde se celebra a missa
·         Cadeira: para o senhor padre
·         Ambão: “mesa” ou estante onde se fazem as leituras
·         Bancos: para as pessoas se sentarem
·        Pia (ou fonte) Batismal: onde se fazem os batizados

Conhecida a casa de Deus, faltava-nos algo muito importante – as palavras de Jesus. Nesse sentido, pegamos na Bíblia e ouvimos o que Ele nos tinha a dizer. Escutamos Jesus a pedir para que todas as pessoas levem as crianças à Igreja. Pois Jesus é muito amigo dos mais pequenos e gosta muito de todas as crianças. Por isso gosta de as ter junto dele.
Terminamos a nossa catequese junto do lugar mais importante da Igreja – o Sacrário. Bem juntinhos a Jesus, agradecemos-Lhe o seu amor por nós e o facto de ser o nosso melhor amigo.


Boa semana! : )




quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Rezar com o Papa








Com Jesus pela Manhã

Começo este dia agradecendo os lugares de descanso e oração que posso encontrar no meu dia a dia. 

"Chamando dez dos seus servos, deu-lhes dez minas e disse-lhes: «Negociai com elas até eu voltar»”.[Lc 19] 
Todas as responsabilidades, desafios e propostas da minha vida levam dentro uma pergunta de Deus: “diante disto, como Me respondes?” 
Peço-Te, Senhor, a graça de reconhecer a tua presença em todas as situações e a coragem para responder com ousadia às situações com que me deparo. Ofereço, com Maria, as obras deste meu dia pela reconciliação no Próximo Oriente, unido à intenção do Papa para este mês. Ave-Maria…



segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Catequese 4º Ano


Os Apóstolos ensinam-nos a Re-partir o pão e a rezar

Na semana passada, ficamos a saber que, depois de se tornarem cristãos, as pessoas passaram a fazer coisas, muito importantes, para se manterem no caminho de Jesus e continuarem a ser seus seguidores. Assim, eles nunca faltavam ao:
v Ensino dos Apóstolos
v Fracção do Pão
v Comunhão fraterna
v Oração
Esta semana ficamos a compreender a importância da Oração, que nos orienta para a Fracção do Pão

 Bem, naquele tempo, Jesus tinha-se afastado, num barco, para um lugar deserto, mas, as multidões que O seguiam, quando souberam onde Ele estava, foram ter com Ele. Queriam estar com Jesus, queriam que Eles os curasse, falasse com eles. Quando chegou a hora de comer, os discípulos começaram a ficar preocupados pois não tinham de comer para aquela gente toda e disseram a Jesus que o melhor seria Ele mandarem-nos embora comprar alimentos. Mas Jesus não era da mesma opinião:


 “Jesus disse-lhes: «Não é preciso que eles vão; dai-lhes vós mesmos de comer.»
 Responderam: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.» «Trazei-mos cá» - disse Ele. E, depois de ordenar à multidão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos discípulos, e estes distribuíram-nos pela multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e, com o que sobejou, encheram doze cestos. Ora, os que comeram eram uns cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.” (MT 14, 16-21)
Jesus fez um milagre – a multiplicação dos pães. Do pouco que alguns tinham, Jesus deu graças, agradeceu ao Pai o alimento disponível e mandou que o repartissem por todos. Todos comeram e ainda sobrou… 
Hoje, é através das mãos e da pessoa do sacerdote, que Jesus dá graças pelo pão, na Eucaristia. Eucaristia que quer dizer acção de Graças. Este pão, o Pão Eucarístico, é mais que um simples pão: é o corpo de Jesus. 
Jesus que se dá na Eucaristia faz-nos o convite, de nos darmos aos outros como ele se dá. 
Jesus antes de multiplicar os pães rezou dando graças pelo pão. E na missa o Sacerdote, em nome de Jesus, faz o mesmo. Toda a missa é oração.
Em toda a sua vida, antes de fazer alguma coisa Jesus rezava. Quem reza é capaz de fazer tudo muito melhor, com mais amor, amor que vem de Deus e nos torna mais fortes. Quem reza é capaz de viver em comunhão fraterna e de repartir o pão, a atenção, o carinho, o amor, como Jesus repartiu.
Jesus pede-nos para nunca deixarmos de rezar ensinando-nos a rezar todos os dias. Ele promete-nos que o Pai do Céu dá o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem.
Diz o Papa Francisco: "A oração familiar é fundamental na vida de uma família cristã. A oração leva-nos não somente em direcção a Deus, mas também uns em direcção aos outros. A oração fortifica a família."
Nestas páginas ficarão registadas as nossas orações. Serão um sinal do nosso amor a Deus Pai, a Jesus e ao Espírito Santo e, testemunho da nossa vivência em comunhão fraterna.
Este livro de orações, irá passar uma semana em casa de cada um de nós. A oração que vão fazer em família, irá será rezada por nós todos aqui na catequese.


E, guardamos na memória e no coração:
 “Na Eucaristia, Jesus parte o pão em que nos dá o seu Corpo, para nós repartirmos o nosso pão de cada dia, e ensina-nos a rezar todos os dias.”
Boa semana com Jesus e até sábado 

-->

Catequese do 4º Ano