Os Apóstolos ensinam-nos a Re-partir o pão e a rezar
Na semana passada, ficamos a saber que, depois de se tornarem cristãos, as pessoas passaram a fazer coisas, muito importantes, para se manterem no caminho de Jesus e continuarem a ser seus seguidores. Assim, eles nunca faltavam ao:
v Ensino dos Apóstolos
v Fracção do Pão
v Comunhão fraterna
v Oração
Esta semana ficamos a compreender a importância da Oração, que nos orienta para a Fracção do Pão
Responderam: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.» «Trazei-mos cá» - disse Ele. E, depois de ordenar à multidão que se sentasse na relva, tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao céu e pronunciou a bênção; partiu, depois, os pães e deu-os aos discípulos, e estes distribuíram-nos pela multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e, com o que sobejou, encheram doze cestos. Ora, os que comeram eram uns cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.” (MT 14, 16-21)
Jesus fez um milagre – a multiplicação dos pães. Do pouco que alguns tinham, Jesus deu graças, agradeceu ao Pai o alimento disponível e mandou que o repartissem por todos. Todos comeram e ainda sobrou…
Hoje, é através das mãos e da pessoa do sacerdote, que Jesus dá graças pelo pão, na Eucaristia. Eucaristia que quer dizer acção de Graças. Este pão, o Pão Eucarístico, é mais que um simples pão: é o corpo de Jesus.
Jesus que se dá na Eucaristia faz-nos o convite, de nos darmos aos outros como ele se dá.
Jesus antes de multiplicar os pães rezou dando graças pelo pão. E na missa o Sacerdote, em nome de Jesus, faz o mesmo. Toda a missa é oração.
Em toda a sua vida, antes de fazer alguma coisa Jesus rezava. Quem reza é capaz de fazer tudo muito melhor, com mais amor, amor que vem de Deus e nos torna mais fortes. Quem reza é capaz de viver em comunhão fraterna e de repartir o pão, a atenção, o carinho, o amor, como Jesus repartiu.
Jesus pede-nos para nunca deixarmos de rezar ensinando-nos a rezar todos os dias. Ele promete-nos que o Pai do Céu dá o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem.
Diz o Papa Francisco: "A oração familiar é fundamental na vida de uma família cristã. A oração leva-nos não somente em direcção a Deus, mas também uns em direcção aos outros. A oração fortifica a família."
Este livro de orações, irá passar uma semana em casa de cada um de nós. A oração que vão fazer em família, irá será rezada por nós todos aqui na catequese.
E, guardamos na memória e no coração:
“Na Eucaristia, Jesus parte o pão em que nos dá o seu Corpo, para nós repartirmos o nosso pão de cada dia, e ensina-nos a rezar todos os dias.”
Catequese do 4º Ano
Sem comentários:
Enviar um comentário