quinta-feira, 16 de maio de 2019


Catequese 8.º Ano



No sábado passado, todos os jovens do 8º ano da paróquia de Rio Tinto reuniram-se para celebrar a festa da Vida. Começamos por nos reunirmos em catequese para aprofundarmos o que se trata quando falamos “celebrar a vida”. 

Em dinâmicas de grupo, verificamos que festa e vida estão relacionadas. 




Faz parte da vida a festa. Muitas vezes, e de várias formas, festejamos acontecimentos importantes da nossa vida. Fazer festa implica motivo, pessoas, alegria, partilha, música, diálogo, abraços, enfim uma série de valores que consideramos essenciais na nossa vida. 


Mas para nós, cristãos, “Vida”, vai muito para lá do respirar a rotina do dia a dia. A Vida que hoje celebramos é a Vida de Jesus em nós, Vida que Ele entregou na cruz e que recebemos no Pão Eucarístico que Ele nos entrega na Eucaristia. 

Por isso, aproveitamos esta catequese para aprofundarmos um pouco os ritos, os sinais, os diálogos, e todo o sentido da Eucaristia enquanto momento supremo da entrega de Jesus, que louvamos, agradecendo com fé e confiança. 

A Eucaristia não é uma Festa qualquer, é a maior de todas as Festas porque nela celebramos a grande notícia da Páscoa: Jesus está vivo! 

Na festa da Eucaristia estreitamos laços em comunidade, comunicamos com a alegria da comunhão que faz da nossa uma vida verdadeira. Vida que passa, muitas vezes pela cruz mas que, na comunhão que estabelecemos com Deus e nos leva á comunhão com os outros, suscita vida nova. 


No dizer do Papa Francisco, “A Eucaristia nos torna fortes para dar frutos de boas obras para viver como cristãos”. 

“Cada vez que nós comungamos, mais nos assemelhamos a Jesus, mais nos transformamos em Jesus.” 



Boa Semana😊




Sem comentários:

Enviar um comentário