quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Catequese Adolescência






Na catequese desta semana iniciamos uma viagem pelo mundo e paramos em Roma, lugar onde aconteceu a 1ª JMJ em 1986 cujo lema foi “estai sempre dispostos a dar razão da vossa esperança”.
Olhando para as notícias do mundo que diariamente nos chegam pelos meios de comunicação, facilmente, vemos a ausência de esperança, a guerra, a fome, a violência, a poluição, a falta de condições humanas e sociais, enfim, situações que levam ao desespero de muita gente.

Pode parecer que estas situações estejam longe de nós mas, se pensarmos um pouco, rapidamente verificamos que, á nossa volta, no nosso dia a dia, também encontramos situações que podem levar ao desespero, o bullying, a intolerância, a violência física ou verbal nas famílias ou na escola, o abandono…


Foi este o exercício que os nossos jovens fizeram: olhar o mundo á nossa volta e descobrir sinais de esperança ou ausência dela.

Detetamos muitos sinais de esperança. Percebemos que o nosso olhar positivo pode ver para além das desgraças. Percebemos que, como cristãos, reconhecer a presença de Deus em todas as situações é fonte de esperança e nós próprios podemos fazer a diferença nos locais onde nos encontramos sendo tolerantes ou ajudando aqueles que de alguma forma se encontram em situação de desespero ou protegendo o ambiente.

Um dos muitos sinais de esperança que o Papa Francisco vê na juventude dos dias de hoje é “ jovens com um coração que tem a coragem de deixar a comodidade” por isso decidimos ir ao encontro de alguém, vizinhos, colegas, paroquia, ou até na própria família, levando mensagens de esperança sendo que, desta forma, estamos a alimentar a esperança.
 

Boa Semana😊






Sem comentários:

Enviar um comentário